A Xiaomi registou recentemente uma nova tecnologia que promete substituir o polígrafo.
A marca chinesa irá conseguir detetar mentiras através da análise dos olhos de uma pessoa.
Xiaomi recria o polígrafo e irá analisar olhos para detetar mentiras
A Xiaomi criou uma tecnologia, que agora patenteou, que poderá ser uma substituta dos polígrafos, oferecendo uma análise mais fiável e precisa.
Este novo sistema utiliza uma câmara teleobjetiva capaz de rodar e inclinar de forma a encontrar a pupila da pessoa a ser analisada. Além disso, necessita também de uma unidade de armazenamento.
Com esta tecnologia, a Xiaomi procura analisar o movimento dos olhos e da pupila, um dos principais sinais a analisar quando pretendemos identificar uma mentira.
Segundo alguns estudos, quando mentimos a pupila dilata entre 4 a 8% e a frequência de pestanejar aumenta 8 vezes.
É através da análise destes pequenos detalhes que este sistema promete identificar as mentiras, sendo este sistema mais completo e fiável que os tradicionais polígrafos inventados em 1938 por Leonarde Keeler.
Segundo a patente, este sistema poderá ser integrado em dispositivos móveis, ou seja, smartphones ou tablets, podendo esta tecnologia resultar numa funcionalidade de detetar mentiras no futuro.
Por agora fica apenas o registo da ideia, não se sabendo se a Xiaomi ou uma das suas sub-marcas irá aproveitar este sistema para o desenvolvimento de algum produto.