8 dicas para usar um smartphone Pixel para tirar fotos tipo passe

As fotos tipo passe continuam a ser uma realidade nos tempos digitais e o smartphone é o equipamento fotográfico mais fácil de utilizar para tirar uma foto.

Dois dos reis da fotografia mobile atual, um pouco por todo o mundo, são o Google Pixel 8 e o Pixel 8 Pro, dois smartphones que dão continuidade ao trabalho da Google em marcar a presença na fotografia mobile.

Michael Specht, fotógrafo profissional e Product Manager for the Pixel Camera, é um utilizador nato tanto de uma DSLR como de um smartphone Google, como tal, deixou 8 dicas de como recorrer ao equipamento que temos no bolso para conseguir uma excelente fotografia tipo passe ideal para entregar num novo emprego ou para o cartão de identificação.

Smartphone Google Pixel 8
Publicidade

1 – Escolher a roupa e a expressão adequada

O primeiro conselho prende-se no aspeto que queremos ter na fotografia. Michael Specht indica que o utilizador deve evitar usar acessórios volumosos, como óculos de sol ou auriculares, e que deve mostrar um sorriso ou uma expressão natural (franzir a testa, cerrar os olhos ou levantar as sobrancelhas provavelmente não seja a melhor opção).

1684511011953 jpeg pixel

“Use algo que reflita a sua própria personalidade” recomenda Michael Specht. “E do ponto de vista fotográfico, é ótimo ter algum contraste entre o utilizador e o cenário de fundo no qual vai fotografar. Considere usar roupas diferentes da cor de fundo para criar uma separação.”

2 – Encontrar o local indicado com luz natural

“Para simplificar, sugiro um fundo de cor sólida. Tradicionalmente, pode ser branco ou esbranquiçado, mas cores brilhantes e atraentes também podem resultar muito bem”

O local ideal deve ser um sítio simples e sem qualquer tipo de distração em redor da pessoa.

A iluminação deve ser sempre algo a ter em conta no momento de tirar a foto. “O local ideal para fotografias é perto de uma janela com bastante luz natural ou no exterior com alguma sombra”, diz Michael. “Certifique-se de que a luz não está a incidir diretamente no seu rosto. Procure por um local bem iluminado mas com luz natural indireta.”

Smartphone Google Pixel 8

Recorrendo a um smartphone Pixel, os utilizadores contam com a funcionalidade True Tone para ajudar nestes casos, uma vez que vai ajustar automaticamente o equilíbrio de branco e o brilho de forma a capturar com precisão uma ampla gama de tons de pele.

“A melhor hora do dia para tirar fotografias depende da sua localização específica. Explore o local ao longo do dia para determinar a que horas existe muita luz indireta”, recomenda Michael. “Desta forma, a luz será refletida no chão ou numa outra superfície e vai refletir em direção ao seu rosto, criando este belo efeito de iluminação difusa – e este é um dos pontos chave para uma boa foto.”

3 – Uma ajuda externa é sempre bem vinda

Apesar dos equipamentos Pixel serem muito capazes no ramo da fotografia, nem sempre o equipamento consegue fazer tudo sozinho.

“Se possível, encontre um voluntário para ajudar a tirar a foto”, diz Michael. “As câmaras frontal e traseira do Pixel são incrivelmente capazes, mas para obter a melhor qualidade possível utilize a câmara traseira do Pixel.”

google pixel 8 google pixel 8 pro

As câmaras traseiras do Pixel possuem sensores maiores que permitem a entrada de mais luz e podem tirar fotos de maior resolução – assim garantem que a foto final seja a mais nítida e clara possível.

4 – Uma selfie também pode servir

Se o utilizador preferir tirar a foto sozinho, esta também é uma opção bastante viável. Uma dica para quem utiliza um smartphone Pixel é procurar um sítio onde consiga equilibrar o smartphone, por exemplo um pilha de livros, e depois recorrer à funcionalidade dos Pixel de temporizador com a palma da mão.

Com esta funcionalidade dos Pixel o cronómetro pode ser acionado apenas com um simples levantar de mão.

Analise Google Pixel 8 Pro

Além disso, existe sempre a possibilidade de utilizar a aplicação Câmara Google num Pixel Watch que vai funcionar como obturador remoto.

Em alternativa, também é possível usar a câmara de selfie. Embora não seja tão poderosa quanto a câmara principal, consegue proporcionar, de uma forma rápida, ótimos resultados. “Se estiver a tirar a própria foto, tenha atenção ao posicionamento do braço de forma a que possa garantir a que não ocupa uma grande parte da moldura”, diz Michael.

5 – O enquadramento perfeito

Para tirar uma boa fotografia, o enquadramento é fundamental. Idealmente devemos fazer com que o rosto ocupe cerca de ⅓ da altura da foto e a parte superior do corpo outro terço.

Felizmente, o Pixel facilita o alinhamento da foto perfeita: basta abrir a aplicação Câmara, clicar no botão Definições de Foto no canto inferior esquerdo, tocar em “Mais definições” e deslizar o ecrã até a funcionalidade Tipo de Grelha para selecionar o tipo de grelha 3 x 3.

6 – Escolher o modo da câmara do Pixel

“Para fotos tipo passe, a minha recomendação é o modo Foto em vez do modo Retrato”, afirma Michael. “Como provavelmente irá fotografar com um cenário sólido, não irá tentar criar, neste caso, intencionalmente o efeito de desfoque.”

“Se tiver uma lente telefoto no Pixel – e espaço suficiente para enquadrar-se bem de longe – poderá usá-la para tirar uma foto, com uma distância focal mais tradicional para uma imagem de retrato e para criar menos escorço de seu rosto,” diz Michael.

Smartphone Google Pixel 8

Geralmente,o utilizador prefere usar a lente da câmara principal na maioria dos telefones Pixel. Mas para os dispositivos Pixel mais avançados, como o Pixel 6 Pro (a definição 4x na aplicação), o Pixel 7 Pro (a definição de lente 5x) ou o Pixel Fold (também 5x), também pode tentar usar a lente telefoto.

7 – Tirar a foto

Com todos os ajustes feitos, é o momento de tirar a foto em si.

“O que eu gosto de fazer é contratar um fotógrafo voluntário e escolher o local, colocar-me onde possa obter a melhor luz contra uma parede de cor sólida, tirar algumas fotos de teste e analisá-las rapidamente para fazer ajustes caso precise”, diz Michael.

Analise Google Pixel 8 Pro

O fotografo recomenda ainda que se tente tirar várias fotos diferentes, com sorrisos diversos ou com ângulos e câmaras diferentes presentes no smartphone.

8 – A edição, caso seja necessária

“A chave é experimentar”, explica Michael. Consoante o nível de à vontade de cada utilizador, as edições podem ir dos ajustes mais simples ao detalhe mais pequeno.

Os smartphones Pixel contam com algumas sugestões automáticas para os utilizadores menos experientes, recomendando uma vasta variedade de estilos e de edições.

Analise Google Pixel 8 Pro

Com o Google Fotos, editar fotografias é mais fácil do que nunca. Mesmo que não se trate de um fotógrafo experiente, o utilizador pode experimentar ajustar algumas definições e ver os respectivos efeitos até gostar do efeito final.

Como a edição do Fotos permite deixar a imagem original intacta, pode sempre voltar ao ponto inicial.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory