Análise Ninebot KickScooter F2 E – Uma das melhores trotinetes do segmento

Hoje em dia existem diversas formas de mobilidade que permitem deixar o carro em casa.

Além da tradicional bicicleta, é hoje cada vez mais frequente a escolha por uma trotinete elétrica que permite realizar pequenos percursos de forma rápida e simples.

Nas últimas semanas, tivemos oportunidade de testar a Ninebot KickScooter F2 E Powered by Segway, uma trotinete elétrica bastante completa e repleta de funcionalidades. Conheça a nossa análise e opinião.

analise Ninebot KickScooter F2 E
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Ninebot KickScooter F2 E Review – Uma companhia ideal para as pequenas viagens do dia a dia

A Ninebot KickScooter F2 E Powered by Segway é uma trotinete completa e preparada para os desafios do dia a dia.

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Com uma autonomia de 40 quilómetros potenciada por uma bateria de 367 Wh, integra um motor de 450W (800W em pico) de tração traseira que permite alcançar uma velocidade máxima de 25 km/h e subir inclinações até 18%.

Utiliza pneus autorregenerativos sem câmara de ar de 10 polegadas com camada de gelatina conjugados com um sistema de 2 travões – travões dianteiro de disco e traseiro eletrónico – e sistema de controlo de tração antiderrapante (TCS).

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Inclui luz na frente e na traseira, sistema de piscas nos puxadores e refletores E-MARK certificados na dianteira, laterais e traseira.

Conta também com uma aplicação para controlo remoto por Bluetooth e integração com a Apple Find My para localização da trotinete.

A Ninebot KickScooter F2 E Powered by Segway pode ser adquirida na loja oficial da marca por 499€.

Na caixa

  • Ninebot KickScooter F2 E Powered by Segway
  • Carregador
  • Manuais
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Design e qualidade de construção

A Ninebot KickScooter F2 E Powered by Segway é uma trotinete bastante robusta, sendo construída em aço de alta resistência.

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Apresenta pneus autorregenerativos sem câmara de ar de 10 polegadas com camada de gelatina enquanto toda a estrutura revela uma resistência à água IPX5 de forma a estar preparada para os vários desafios das nossas estradas e da meteorologia. No entanto, não é recomendado que seja utilizado à chuva.

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Para tornar a condução mais confortável e ergonómica, o guiador desta trotinete foi alargado para 570mm, permitindo uma maior estabilidade no controlo, além de adicionar espaço para a colocação de acessórios como o suporte de smartphone.

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Neste mesmo guiador encontramos, do lado direito, o punho com grip antiderrapante e o acelerador.

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Já do lado esquerdo, localiza-se o outro punho antiderrapante, a campainha de pressão, o seletor de piscas e o manípulo de travão.

No centro, foi inserido um ecrã LED com informações úteis da viagem e trotinete.

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Na frente do guiador está também inserida a Luz LED de 2.1W para iluminação noturna.

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Logo abaixo, na estrutura, encontramos uma pega que permite dobrar o guiador para melhor transporte e armazenamento.

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A finalizar a estrutura do guiador, e já junto à base, encontramos o conector para carregamento escondido atrás de uma borracha vedante.

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Na roda da frente foi inserido um travão de disco e, logo acima, um dos refletores E-Mark.

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Na traseira, encontramos o travão eletrónico e uma luz LED que serve tanto de sinalização/iluminação noturna como de indicação de travagem.

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Na base, foi incluída uma superfície antiderrapante, numa zona onde está bem integrada a bateria.

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Por baixo, está escondido um suporte que permite segurar a trotinete em pé.

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Em termos de dimensão, a Ninebot KickScooter F2 E Powered by Segway mede 1143.5 × 570 × 1214 mm desdobrada e 1143.5 × 570 × 484 mm dobrada, facilitando o transporte a arrumação. Já quanto ao peso, deve contar com 17.2 Kg.

Já o peso máximo que pode ser suportado por esta trotinete é de 120 Kg.

A primeira utilização

Ao tirar da caixa, a Ninebot KickScooter F2 E Powered by Segway vem praticamente montada, sendo apenas necessário fazer alguns ajustes.

Deve começar por desdobrar o suporte, seguido do guiador e fechar a alavanca de libertação rápida. Depois basta finalizar com o aperto dos 4 parafusos com a chave incluída.

Após tudo montado e encaixado, deve começar por ligar o carregador durante pelo menos 3 segundos para ativar a bateria, algo que é confirmado com um pequeno som.

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Antes de começar a andar, configure a aplicação Segway-Ninebot, disponível para Android e iOS, e conecte por bluetooth a Ninebot KickScooter F2 E. Este passo é obrigatório para retirar o limitador de 15 km/h que vem de origem.

Depois destes passos, está pronto a utilizar livremente a sua trotinete para realizar os seus passeios e trajetos.

Aplicação Segway-Ninebot

Para controlar e personalizar a experiência de utilização da Ninebot KickScooter F2 E, está disponível a aplicação Segway-Ninebot.

Esta começa por apresentar, no ecrã inicial, um resumo de estado desta trotinete ao indicar a percentagem de bateria atual e a autonomia restante, esta última dinâmica consoante o modo de condução selecionado.

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Logo abaixo, com um toque, é possível ligar e desligar remotamente a Ninebot KickScooter F2 E para garantir maior segurança.

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Ao lado, encontramos um botão para entrar no modo dashboard, um ecrã especialmente útil para quem usa suporte de smartphone e que permite apresentar e registar dados em tempo real da estatística da viagem.

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Abrindo as definições, existem diversas opções que pode personalizar:

  • Recuperação de energia – Escolha a intensidade com que pretende a regeneração da bateria. Quanto maior, mais velocidade irá perder quando larga o acelerador.
  • Walk Mode – Ativar a opção de modo de passeio a 5 km/h
  • Limite de carregamento – Permite definir uma percentagem máxima de carga para ajudar a aumentar o tempo de vida da bateria
  • Sistema de controlo de tração (TCS) – Ativar/desativar opção de TCS
  • Sistema métrico – Definir as unidades de medida do sistema
  • Definições do modo desportivo – Definir velocidade máxima e aceleração do modo desportivo.
  • Funcionalidades de bloqueio – Permite definir um código pin para bloquear a trotinete
  • Som do indicador de mudança de direção – Ativar ou desativar som dos piscas
  • Alerta de anormalidade – Ativar ou desativar alarme visual e sonoro em caso de vibração anormal

Por fim, é ainda possível aceder ao registo das viagens onde pode visualizar um gráfico com a curva de velocidade de toda a viagem, tempo decorrido, velocidade média e máxima e mapa interativo com percurso.

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Ecrã

A Ninebot KickScooter F2 E traz um ecrã LED posicionado no meio do guiador com informações relevantes para quem está ao guiador.

Além da velocidade em tempo real, mostra também a bateria remanescente, se o bluetooth está ligado, se as luzes estão acesas, indicador de pisca e qual o modo de condução que está ativo.

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Para trocar estas opções é utilizado o botão físico que se localiza por baixo do ecrã. Um clique ativa/desativa a iluminação enquanto o duplo clique permite passar entre modos de condução.

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Segurança acima de tudo

De forma a assegurar a segurança do utilizador, a Ninebot KickScooter F2 E integra diversas funcionalidades e elementos que asseguram uma viagem descansada e segura.

Para começar, na frente encontramos uma luz LED de 2.1W que permite uma boa iluminação da estrada durante a noite.

A luz é bastante forte e oferece uma boa visibilidade da estrada a cerca de 10/15 metros.

Atrás encontramos também uma luz LED que é partilhada tanto pela iluminação noturna, como pelo travão e pelo carregamento. Embora não seja tão forte como a luz frontal, serve o seu propósito de luz de presença para avisar os outros condutores da sua posição.

Caso ande à noite deve ter especial cuidado e usar colete com reflectores.

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Os piscas estão colocados no guiador e permitem sinalizar a mudança de direção com luz e som. Durante a noite a luz dos piscas é bastante brilhante e visível, embora seja um pouco mais atenuada durante o dia.

Numa posição natural de condução os braços acabam por retirar a visibilidade destes piscas fazendo com que os restantes condutores possam não se aperceber que estão ligados. Idealmente, deveriam ser colocados junto à luz do travão.

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Foram também incluídos refletores E-Mark certificados que ajudam a sinalizar a presença na estrada.

Para garantir a melhor travagem, integra um travão de disco dianteiro e um travão eletrónico na traseira que se conjugam com o sistema de controlo de tração antiderrapante (TCS) e o guiador mais largo para assegurar  uma maior estabilidade na estrada e maior tração em pistas de gravilha ou pisos escorregadios.

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Embora não tenha suspensão, os pneus autorregenerativos sem câmara de ar de 10 polegadas e 58 mm de largura com camada de gelatina fazem um bom trabalho a absorver as irregularidades do solo e tornam a viagem mais estável e suave do que aparenta.

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Também a bateria recebeu tecnologia adicional para manter toda a segurança na operação ao ser integrado o sistema Smart BMS que gere 7 mecanismos distintos de proteção:

  • Proteção contra curto-circuito
  • Proteção contra sobrecorrente
  • Dupla proteção contra sobrecarga
  • Dupla proteção contra sobredescarga
  • Proteção contra temperatura
  • Proteção contra hibernação automática em baixa tensão
  • Limite de carregamento personalizável

Para garantir que a sua Ninebot KickScooter F2 E está segura, pode também configurar um código PIN que é sempre pedido quando tenta ligar a sua trotinete elétrica.

Experiência de condução

A Ninebot KickScooter F2 E é uma trotinete elétrica simples de manobrar que oferece uma grande estabilidade e segurança no momento de condução.

Mesmo para quem nunca andou numa, não terá grande dificuldade de se adaptar a este equipamento.

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Basta colocar um pé em cima da base, dar balanço com o outro e esperar que a trotinete alcance os 3 km/h para pressionar o acelerador e seguir viagem.

Caso carregue no acelerador antes dos 3 km/h este não irá funcionar, mesmo que alcance posteriormente esta velocidade. Ou seja, só pode mesmo carregar no acelerador após ultrapassada esta velocidade.

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Depois, deve então colocar os dois pés em cima da base. Ao contrário das trotinetes antigas, que tinham travão sob a roda de trás, aqui é totalmente desaconselhado colocar um pé no guarda lamas sob risco de o partir.

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A condução está disponível em 5 modos distintos que pode alterar no ecrã:

  • Condução Walk – Velocidade máxima de 5 km/h
  • Condução ECO – Velocidade máxima de 15 km/h
  • Condução Padrão – Velocidade máxima de 20 km/h
  • Condução Desportiva – Velocidade máxima de 25 km/h

Embora os modos mais baixos sejam mais económicos e permitam aproximar da autonomia prometida de 40 quilómetros, a verdade é que é muito mais divertido de conduzir no modo desportivo.

Além de conseguirmos atingir a velocidade máxima permitida neste equipamento, a aceleração acaba por ser mais rápida e reativa.

Com um pico de potência de 800W, consegue subir inclinações até 18%. Nos testes que realizamos, embora com inclinações mais baixas, a Ninebot KickScooter F2 E foi sempre acompanhando, mesmo que por vezes reparássemos que não era possível alcançar a velocidade máxima dada a inclinação.

Caso o seu percurso obrigue a utilizar subidas de elevada inclinação deverá estar preparado para a ter de levar à mão.

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A travagem, embora muitas vezes desnecessária devido ao abrandamento gerado pela regeneração, mostrou-se bastante competente e reativa, conseguindo travar com sucesso num curto espaço mesmo com a via um pouco húmida. No entanto, o sistema de travagem acaba por fazer um pouco mais som que o esperado.

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Nas primeiras vezes que conduzimos a Ninebot KickScooter F2 E criou-nos alguma confusão olhar para trás para verificar o trânsito, surgindo quase a necessidade de um espelho retrovisor.

No entanto, com poucas viagens esta é uma prática que é rapidamente apanhada no dia a dia e que é essencial para a segurança nas manobras.

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No entanto, a tarefa complica quando queremos interagir com o ecrã durante a viagem, quer seja para mudar o modo de condução como para ligar as luzes.

Tendo em conta que temos de soltar uma das mãos, esta é uma tarefa de equilíbrio mais árdua que em muitos casos obriga a parar para fazer essa operação.

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Como não tem suspensão, era de prever que os buracos e desníveis se sentissem todos na estrada, mas a verdade é que os pneus oferecem uma boa estabilidade e acabam por substituir o uso de um amortecimento mais dedicado.

Ao passar por desníveis ou lombas o impacto é bem absorvido e não cria grande instabilidade na trotinete.

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Arrumação e Apple Find My

De forma a ser simples de transportar e arrumar inclui um sistema de dobragem que permite dobrar o guiador e encaixar a ponta da campainha no suporte que se encontra por cima da roda traseira.

Desta forma a trotinete fica com um tamanho mais compacto e a estrutura assume um formato de pega que ajuda no transporte.

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Para garantir que nunca perde a sua Ninebot KickScooter F2 E, caso tenha um iPhone, pode integrar a trotinete elétrica na Apple Find My para garantir que sabe sempre onde a deixou a última vez.

Autonomia, regeneração e carregamento

Em termos de autonomia, a marca promete os seguintes valores máximos para a Ninebot KickScooter F2 E:

  • Modo ECO (E) (max 15 km/h) – 40 quilómetros
  • Modo Padrão (D) (max 20 km/h) – 36 quilómetros
  • Modo Desportivo (S) (max 25 km/h) – 33 quilómetros

Assim que uma pessoa começa a andar no modo desportivo, é difícil voltar aos restantes com velocidade reduzida, além de existir um maior abuso por acelerações a fundo.

Nos testes que realizamos no modo desportivo, conseguimos alcançar uma autonomia entre 27 a 29 quilómetros.

Este valor passou para os 30 a 32 quilómetros em modo padrão e 33 a 35 quilómetros em modo ECO.

Embora ligeiramente abaixo da marca, são valores já bastante bons e que já permitem realizar uma boa viagem ou passeio.

Ao conduzir é possível utilizar a funcionalidade de regeneração que permite, em muitos casos, substituir o travão e recuperar alguma bateria.

Depois de ativar esta opção na app, sempre que largar o acelerador irá sentir o efeito da regeneração a abrandar a Ninebot KickScooter F2 E reduzindo assim a necessidade de usar o travão.

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Em termos de carregamento, este é sem dúvida um ponto negativo. O carregador que acompanha esta trotinete é de 70W e obriga a uma espera de 5 a 6 horas para ter este equipamento com a bateria completa a pronta a funcionar.

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Acessórios

Para complementar a experiência de utilização da Ninebot KickScooter F2 E, a marca dispõe de diversos acessórios oficiais.

Falamos, por exemplo, dos capacetes Ninebot para criança e adulto, do suporte para smartphone, do cadeado ou a mala rígida para inserir na estrutura.

Estão ainda disponíveis peças de reposição para reparação desta trotinete.

Quais as recomendações para uso da Segway-Ninebot e outras trotinetes em Portugal?

As regras e regulamentos para a condução de produtos Segway-Ninebot, como a diferem para cada país, contacte o seu revendedor / distribuidor local para obter informações sobre a situação actual no seu país.

Sugerimos as seguintes recomendações:

  • Sempre preste atenção ao ambiente circundante enquanto estiver dirigindo.
  • Usar capacete ou outra proteção não é obrigatório, mas é altamente recomendável.
  • No caso do primeiro uso, conclua o tutorial de treinamento disponível no aplicativo Segway-Ninebot, disponível na Apple e no Google Play Store.

Opinião da Ninebot KickScooter F2 E

A Ninebot KickScooter F2 E é uma trotinete bastante completa e simples de utilizar, sendo possivelmente uma das melhores do seu segmento.

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Com bastante foco na segurança do seu utilizador, procura equilibrar uma experiência dinâmica e desportiva da condução com diversas funcionalidades que melhoram o equilíbrio, estabilidade e condução desta trotinete.

A possibilidade de integrar a aplicação é um bom bónus e permite acompanhar e guardar um registo de cada viagem que fazemos.

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Como ponto menos positivo deixamos apenas a posição dos piscas, o tempo de carregamento e um ligeiro som mais alto que o travão faz ao travar.

A Ninebot KickScooter F2 E Powered by Segway pode ser adquirida na loja oficial da marca por 499€.

compra recomendada techbit

O Techbit agradece à Ninebot a cedência da Ninebot KickScooter F2 E para análise.

Ninebot KickScooter F2 E

499€
9.1

Qualidade de construção

9.0/10

Condução

9.5/10

App de companhia

9.0/10

Segurança

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Pros

  • Estabilidade e facilidade de condução
  • Tecnologias de segurança
  • App integrada

Contras

  • Piscas pouco visíveis durante o dia
  • Carregamento lento
  • Ligeiro barulho na travagem
Participe no passatempo:
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