Análise The Freestyle – o projetor mais completo e inteligente

A Samsung tem o seu lugar bem marcado nos diversos setor em que se encontra inserida. No entanto, com o The Freestyle, a empresa conseguiu surpreender com um projetor que oferece as mesmas capacidades que uma smart tv mas que pode ser transportado para todo o lado.

O The Freestyle permite ver televisão, assistir a qualquer conteúdo numa plataforma de streaming, preparar o ambiente da divisão ou ajudar a relaxar com uma música envolvente.

Estas características estão todas inseridas num pequeno equipamento, que tivemos em mãos para testar, e que pode ser transportado em praticamente qualquer mala.

Samsung The Freestyle
Publicidade

The Freestyle: o básico dos básicos

O The Freestyle é um projetor diferente dos restantes do mercado. Ao ser um projetor inteligente oferece muitas características distintas que, integradas no ecossistema da Samsung, podem tornar-se muito úteis.

Começando pelo básico, o projetor é pensado para ser fácil de transportar, pelo que em termos de dimensões contamos com 102.4 x 172.8 x 95.2 mm, um tamanho reduzido para que possa ser levado dentro de qualquer mochila ou apenas com uma mão. Pesa apenas 0.8 kg para facilitar o seu transporte.

Samsung The Freestyle

O The Freestyle conta com uma resolução Full HD (1920 x 1080) com a fonte de luz LED com uma vida útil estimada de 20000 horas. O projetor da Samsung consegue oferecer uma projeção que vai entre as 30 polegadas e as 100 polegadas.

O brilho máximo atingido é de 550 LED Lumen e a nível de ruído pode chegar aos 30 dB, algo que consideramos baixo para tudo o que oferece.

O The Freestyle conta com a capacidade de realizar um nivelamento digital automático para que a imagem seja ajustada em qualquer superfície independentemente da irregularidade da base onde o projetor está pousado.

Samsung The Freestyle

O projetor conta ainda com uma coluna de 5W capaz de dispersar o som em 360º para criar, num equipamento reduzido, uma envolvência bastante satisfatória.

O The Freestyle tem ainda ligação ao serviço SmartThings da Samsung, com a integração da assistente pessoal Bixby, do serviço TV Plus da empresa e pode ainda ser utilizado como segundo ecrã de um computador ou mesmo para ativar o modo DeX dos equipamentos Galaxy compatíveis.

No fundo, o The Freestyle consegue ser uma coluna, uma Smart TV e um ecrã, que pode ser levado de forma fácil para qualquer lugar.

Samsung The Freestyle

Na lateral encontramos apenas uma entrada USB-C para a alimentação do projetor, uma entrada micro HDMI e o botão para ligar ou desligar o microfone do equipamento.

Utilização diária

Durante o nosso período de testes, tivemos a oportunidade de testar o The Freestyle nas suas diversas funções. Como televisão, ficámos surpreendidos, pois tratando-se de um projetor esperávamos algumas cores mais esbatidas, o que não aconteceu de forma muito visível.

Em ambientes completamente escuros, o projetor conseguiu oferecer uma experiência imersiva e com uma boa qualidade de imagem, mesmo quando projetava numa parede com alguma rugosidade. A calibração inteligente que é possível realizar através da aplicação SmartThings é recomendada para que seja feito um ajuste de cores à projeção.

Samsung The Freestyle

O The Freestyle consegue realizar o ajusta da imagem de forma automática, portanto mesmo que fique colocado ligeiramente desnivelado ou mais na lateral, o projetor consegue endireitar a imagem de forma automática. Além disso, também a focagem é feita de forma gradual e automática até chegar ao ponto perfeito.

Ambas as opções podem ser modificadas manualmente caso exista algum erro na leitura do projetor, mas durante os testes, isso apenas se verificou uma única vez, tendo sido necessário realizar um ajuste manual ligeiro para endireitar o ângulo de projeção.

Controlos do The Freestyle

O projetor pode ser controlado de diferentes formas. Através do comando que vem de origem com ele, através da aplicação SmartThings ou através dos botões sensíveis ao toque na parte frontal do equipamento.

De todas, os botões do The Freestyle foram os menos utilizados durante o período de testes. Apenas foram utilizados uma ou outra vez para ligar e desligar o equipamento, sendo tudo o resto controlado pelas duas outras alternativas.

Samsung The Freestyle

Apesar de tudo, o comando que vem de origem continua a ser o método preferido para controlar estes equipamentos. Tratando-se de um comando pequeno, leve e com bateria interna que pode ser carregado via USB-C, mostrou-se bastante prático e simples de utilizar, por ser praticamente igual aos comandos das televisões Samsung.

A aplicação poderá ser uma alternativa mais esporádica ou se quisermos ceder rápidamente a diferentes definições ou modos de utilização.

App SmartThings

Os equipamentos Samsung compatíveis podem sempre ser conectados e controlados através da aplicação SmartThings e, sendo inteligente, o The Freestyle não seria exceção à regra.

Samsung The Freestyle

Aqui temos acesso, como já referido, aos comandos básicos para controlar o projetor e a teclas de acesso rápido aos diferentes modos de utilização ou às definições.

Samsung The Freestyle

Da mesma forma que a app também permite realizar a calibração de cores para ajustar a projeção para níveis mais precisos. Além disso podemos aceder diretamente a todos os serviços de streaming instalados no aparelho e até mesmo projetar o ecrã do smartphone para o The Freestyle, sendo esta funcionalidade compatível, também, com os equipamentos iOS através do Airplay 2.

Samsung The Freestyle

Para a aplicação funcionar basta que o projetor esteja associado à sua conta Samsung e ambos os aparelhos estejam ligados à mesma rede Wi-Fi.

Modos de utilização

O The Freestyle oferece diferentes formas de ser utilizado. Podendo ir das 30 polegadas às 100 polegadas esta pode ser uma boa solução para ver TV, trabalhar como monitor ou mesmo jogar, uma vez que existe o modo de jogo integrado no aparelho.

IMG 2245 The Freestyle

É ainda possível recorrer ao projetor para criar um ambiente diferente na divisão com o Ambient Mode, que permite transformar o equipamento num ecrã de estilo de vida personalizável. Aqui podemos escolher entre diferentes imagens de decoração ou mesmo alusivas a algum tema em questão para tornar todo o ambiente em conformidade.

Além disso, a tampa transparente que vem com o The Freestyle permite que este disperse a luz e crie então uma iluminação calma e relaxante com diferentes padrões de luz.

No modo tradicional este aparelho comporta-se, no fundo, como uma Smart TV, contando com o mesmo sistema operativo Tizen que encontramos nas televisões da Samsung e permitindo assistir via streaming, por exemplo, através do serviço Samsung TV Plus.

Além disso, como permite a ligação de outros equipamentos podemos utilizar o The Freestyle como um segundo ecrã para o computador, sem recorrer a fios, ou como monitor para ativar o modo DeX dos equipamentos Galaxy compatíveis.

Vale a pena?

Não existe forma fácil e direta de responder a esta questão. O The Freestyle oferece muitas funcionalidades num formato bastante portátil, no entanto, não oferece a possibilidade de ser excecional em nenhuma das funções que realiza.

Claro que oferece uma boa experiência para ver filmes e séries num tamanho maior, mas nunca será melhor que uma televisão, até porque para ser portátil tem de deixar algumas características de fora.

Pode ser um monitor de computador, mas com algumas limitações a nível da iluminação da área e mesmo da latência criada por ser uma ligação sem fios.

Oferece um som envolvente, mas são apenas 5W de potência, o que não vai preencher o espaço de forma tão completa como outros equipamentos.

Samsung The Freestyle

No fundo, o The Freestyle tem de ser utilizado de forma inteligente. Este é um equipamento que é pensado para levar o entretenimento para qualquer lugar e nisso a Samsung acertou em cheio. A facilidade de pegar no projetor com uma só mão e levar para qualquer sítio está lá, e como não precisa de muitas condições para ser instalado, qualquer sítio serve de base que depois ele ajusta a imagem.

O The Freestyle é ainda compatível com alguns powerbank com entradas USB-PD e 50W/20V ou superiores, o que pode oferecer ainda mais portabilidade ao equipamento que deixa, assim, de precisar de uma tomada elétrica para funcionar.

Samsung The Freestyle

De forma geral, a experiência com um projetor em pleno 2023 foi bastante agradável, mais até do que estávamos a contar. No entanto, este é um produto para um público especifico. Consideramos o The Freestyle ideal para quem anda constantemente de um lado para o outro e necessita de estar sempre conectado em diversos meios, sem dispensar algum entretenimento nas horas vagas.

Samsung The Freestyle

Com a flexibilidade de poder rodar em 180º e de se adaptar a diferentes superfícies de forma automática, é uma solução simples e prática de se instalar em qualquer ponto.

O The Freestyle pode ser adquirido por um PVPR de 949.99€.

Agradecemos à Samsung por nos terem enviado o equipamento para testes.

The Freestyle

949.99€
8.5

Design

9.0/10

Funcionalidades

10.0/10

Preço

7.0/10

Experiência de utilização

9.0/10

Som

7.5/10

Pros

  • Compacto e fácil de transportar
  • Ajuste automático da projeção e do foco
  • Diversas utilizações

Contras

  • Preço elevado
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory