Depois de 4 versões para developers e de 3 versões Beta, a Google apresentou ontem, de forma inesperada, a versão final do Android 11.
Com o nome de código “Red Velvet cake”, esta nova versão chega com muitas novidades e está já disponível para os Google Pixel e para alguns equipamentos de marcas como a OnePlus ou a Xiaomi.
Android 11 já foi apresentado oficialmente pela Google
Depois de várias versões de testes para aprimorar esta nova versão, a Google lançou finalmente a versão final do Android 11 de forma inesperada.
Com esta nova versão, a Google introduz no seu sistema mais ferramentas e opções de privacidade e uma maior gestão de dispositivos conectados.
Principais novidades do Android 11
- Notificações melhoradas – A barra de notificações foi reformulada e tem agora três secções: Conversas, notificações e silenciadas.
- Historial de notificações – Para que nunca mais elimine de forma acidental uma notificação, agora tem acesso a um historial que lhe irá permitir consultar as notificações que já recebeu anteriormente.
- Prioridade de conversações – Todas as mensagens são agora agrupadas numa secção de conversações onde poderá definir as prioridades para que nunca perca uma mensagem importante.
- Bolhas de chat – As bolhas de chat já não são exclusivas do Messenger, podendo agora ser utilizada nas restantes aplicações de mensagens.
- Gravação de ecrã – Foi finalmente acrescentado de forma nativa a gravação de ecrã, podendo ser escolhido o som do microfone ou o som do equipamento.
- Domótica – Foi adicionado uma nova área no menu de desligar onde poderá controlar a domótica da sua casa.
- Nova área de controlo de multimédia – Agora foi adicionado à barra de ajustes rápidos um widget para controlar a reprodução de música.
- Android Auto sem fios – Nos carros que suportem, o Android Auto sem fios estará disponível para qualquer smartphone que tenha esta nova versão de Android
- Permissões de utilização única – Para que possa gerir melhor as permissões que fornece às aplicações, foi agora adicionada uma opção de utilização única
- Reset automático de permissões – Quando deixamos de usar uma aplicação durante algum tempo, é feito um reset automático às permissões da app
- Mais módulos para atualizar pela Play Store – De forma a facilitar e acelerar as atualizações de segurança, foram adicionados mais módulos do sistema para serem atualizados diretamente da loja de aplicações.
- Android Enterprise – Com esta versão chega uma maior privacidade dos utilizadores nos smartphones das empresas, impedindo a equipa de TI de aceder à atividade do telefone ou monitorizar os dados.
Que smartphones são já compatíveis?
Este ano, nem só os Pixel terão disponível esta versão de Android desde o primeiro dia.
Outras marcas prepararam-se também para oferecer aos seus utilizadores a nova versão no lançamento, estando assim disponível o Android 11 nos seguintes modelos:
- Pixel 2, Pixel 3, Pixel 3A, Pixel 4;
- OnePlus 8 e 8 Pro
- Xiaomi Mi 10, Mi 10 Pro e POCO F2 Pro
- OPPO Find X2, OPPO Find X2 Pro, OPPO Reno3 4G, OPPO Reno3 Pro 4G
- Realme X50 Pro
[su_button url=”https://bit.ly/techbitfacebook” target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: thumbs-o-up”]Siga o Techbit no Facebook[/su_button]