Surgiram, recentemente, informações sobre um leak de dados pessoais de alguns utilizadores do ChatGPT.
Depois deste incidente, as autoridades italianas decidiram impor restrições a esta ferramenta e levantaram uma investigação à OpenAI.
ChatGPT com restrições no mercado italiano
Recentemente, foram publicadas online alguns leaks referentes a conversas de utilizadores do ChatGPT e informações dos seus métodos de pagamento.
Esta fuga de informações levantou imensas questões sobre a política de privacidade da ferramenta e deixou as autoridades em alerta.
Tendo em conta que foram quebradas diversas regras do RGPD, as autoridades italianas decidiram aplicar algumas restrições ao ChatGPT enquanto investigam este assunto e a empresa responsável pela ferramenta, a OpenAI.
Como base desta investigação, as autoridades referem que existe uma falta de informação aos utilizadores e a falta de uma base legal que justifique a captação e armazenamento dos dados.
Além disso, referiu ainda que não existe uma validação da idade do utilizador, expondo assim menores a respostas inadequadas para seu estágio de desenvolvimento e autoconsciência.
Por agora, estas limitações foram apenas impostas em Itália, mas existe possibilidade das autoridades de outros países se juntarem neste movimento.