Dar tablets às crianças é uma boa ideia?

Vale a pena dar um tablet às crianças? Esta é uma das dúvidas mais frequentes que os pais enfrentam diariamente.

À medida que as gerações crescem rodeadas de tecnologia, nunca é fácil escolher o momento ideal para os telemóveis ou tablets começarem a fazer parte das suas vidas.

A verdade é que não podemos limitar o uso da tecnologia nas crianças, sendo por isso uma boa ideia dar-lhes um tablet, mas desde que seja usada de forma consciente e apropriada.

crianças tech tablets criança smartphone telemóvel
Publicidade

Quando dar um tablet às crianças?

Não há realmente consenso sobre a idade mais apropriada para introduzir as crianças no uso de dispositivos eletrónicos, o que é certo é que a Associação Americana de Pediatria não recomenda o seu uso antes dos dois anos de idade.

Por outro lado, a utilização de tablets em idade precoce anda de mãos dadas com os diferentes planos educacionais atualmente em vigor, uma vez que tendem a incluir disciplinas como a informática, além dos cadernos e notas estarem a ser substituídos por estes equipamentos.

À luz disto, gostaríamos de destacar algumas considerações importantes antes de dar um tablet a uma criança.

Local de utilização

É muito diferente para as crianças utilizarem tablets na escola ou todo o dia em casa, uma vez que em casa a utilização será para lazer, diversão, jogos ou desenhos animados.

No entanto, muitos pais acabam por os usar como babysitters, ou seja, utilizam os tablets para distrair os seus filhos enquanto fazem outras tarefas, o que acaba por resultar muitas vezes num uso excessivo do equipamento pela criança.

crianças tech tablet criança smartphone telemóvel

Utilização responsável

Os tablets podem ser facilmente utilizados pelas crianças para reforçar os conhecimentos da sala de aula ou para executar tarefas específicas relacionadas. No entanto, podem ser também pontos de divertimento e distração.

É importante estabelecer horários e gerar um limite de utilização, para que possam tirar partido deles de forma responsável, e ao mesmo tempo encorajar outras atividades não relacionadas com os ecrãs, para, em última análise, evitar que cresçam com uma dependência da tecnologia.

Alternar o uso do tablet com outras atividades para as crianças se divertirem – como a leitura, jogos de tabuleiro, puzzles e outras situações recreativas em que as crianças podem partilhar com a família – é sempre a melhor opção.

huawei matepad 10.4

Aprendizagem e entretenimento

Não é recomendado negar às crianças o uso de tablets, pois representa facilmente um mundo de aprendizagem através do qual todas as crianças podem explorar o mundo e aprender muitas coisas que permitem um melhor desenvolvimento intelectual. A ideia é que a utilização destes dispositivos deve ser completamente responsável e benéfica, ou seja, não apenas descarregar jogos e ver desenhos animados.

Com tudo isto em mente, o tablet Huawei matepad 10.4 é uma das melhores opções para dar às crianças, com a sua estrutura elegante, macia e confortável nas mãos, assim como a elevada eficiência de processamento que permite um excelente desempenho que servirá tanto para o lazer como para os estudos, excedendo sempre as suas expectativas.

É o companheiro perfeito para a vida quotidiana, escolar ou em casa. Tem uma duração de bateria muito boa, o que assegura o seu desempenho ao longo do dia, perfeito para os mais pequenos em casa não terem de se preocupar em carregar frequentemente.

Sabendo tudo isto, deve ter em mente que dar um tablet a uma criança é da responsabilidade do adulto, portanto, depende deles se a sua utilização é benéfica ou não.

Recomendamos sempre que oriente as crianças no processo, e que só dê este tipo de tecnologia a crianças com mais de 4 anos de idade.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade