Depois do USB-C União Europeia quer regulamentar ciclo das baterias

A União Europeia tem aplicado bastantes esforços a regulamentar as empresas e o mercado tecnológico.

Depois de obrigar as marcas a uniformizar cabos e a integrar USB-C em todos os equipamentos a partir de 2024, quer agora aplicar também novas regras ao ciclo das baterias.

iphone 11 bateria
Publicidade

União Europeia vai impor regras ao ciclo de vida das baterias

Depois de obrigar a uniformização do conector para carregamento e transferência de dados para dispositivos móveis, numa tentativa de reduzir a quantidade de cabos e carregadores no mercado, a União Europeia virou-se agora para um novo alvo, as baterias.

Se até há pouco tempo muitos equipamentos ainda usavam pilhas, hoje temos uma crescente utilização deste componente para todo o tipo de produtos, desde smartphones, relógios, brinquedos ou mesmo o armazenamento de energia em casa e carros elétricos.

Face a esta utilização cada vez mais alargada, a União Europeia irá agora dedicar-se a regulamentar o ciclo de vida das baterias de forma a assegurar a sua correta produção, gestão e reciclagem.

bateria EV carro eletrico

Segundo os objetivos propostos para estes trabalhos, pretende-se que todas as baterias vendidas na União Europeia sejam removíveis e possíveis de ser substituídas, além de se pretender dar mais informação aos consumidores através de QR Codes que incluam dados de capacidade, desempenho, durabilidade e composição química.

Será ainda imposto que os fabricantes crie uma política de diligência de forma a ter um procedimento de atuação em caso de riscos sociais ou ambientais, além de impor um mínimo de materiais reciclados na produção de novas unidades deste componente: 16% de cobalto, 85% de chumbo, 6% de lítio e 6% de níquel.

dji mini 3 pro bateria

Esta nova regulamentação deverá abranger todas as baterias portáteis, SLI (usada na ignição e iluminação dos veículos), LMT de transportes leves (usada em trotinetes e bicicletas elétricas), EV (usadas em carros elétricos) e baterias industriais.

A criação destas regras irá apresentar-se como um desafio para muitos fabricantes que hoje utilizam baterias soldadas para reduzir a dimensão e espessura dos seus equipamentos e que poderão necessitar de repensar agora o design dos seus equipamentos.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory