Depois do USB-C União Europeia quer regulamentar ciclo das baterias

A União Europeia tem aplicado bastantes esforços a regulamentar as empresas e o mercado tecnológico.

Depois de obrigar as marcas a uniformizar cabos e a integrar USB-C em todos os equipamentos a partir de 2024, quer agora aplicar também novas regras ao ciclo das baterias.

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União Europeia vai impor regras ao ciclo de vida das baterias

Depois de obrigar a uniformização do conector para carregamento e transferência de dados para dispositivos móveis, numa tentativa de reduzir a quantidade de cabos e carregadores no mercado, a União Europeia virou-se agora para um novo alvo, as baterias.

Se até há pouco tempo muitos equipamentos ainda usavam pilhas, hoje temos uma crescente utilização deste componente para todo o tipo de produtos, desde smartphones, relógios, brinquedos ou mesmo o armazenamento de energia em casa e carros elétricos.

Face a esta utilização cada vez mais alargada, a União Europeia irá agora dedicar-se a regulamentar o ciclo de vida das baterias de forma a assegurar a sua correta produção, gestão e reciclagem.

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Segundo os objetivos propostos para estes trabalhos, pretende-se que todas as baterias vendidas na União Europeia sejam removíveis e possíveis de ser substituídas, além de se pretender dar mais informação aos consumidores através de QR Codes que incluam dados de capacidade, desempenho, durabilidade e composição química.

Será ainda imposto que os fabricantes crie uma política de diligência de forma a ter um procedimento de atuação em caso de riscos sociais ou ambientais, além de impor um mínimo de materiais reciclados na produção de novas unidades deste componente: 16% de cobalto, 85% de chumbo, 6% de lítio e 6% de níquel.

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Esta nova regulamentação deverá abranger todas as baterias portáteis, SLI (usada na ignição e iluminação dos veículos), LMT de transportes leves (usada em trotinetes e bicicletas elétricas), EV (usadas em carros elétricos) e baterias industriais.

A criação destas regras irá apresentar-se como um desafio para muitos fabricantes que hoje utilizam baterias soldadas para reduzir a dimensão e espessura dos seus equipamentos e que poderão necessitar de repensar agora o design dos seus equipamentos.

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