USB-C passa a ser obrigatório na União Europeia e obriga Apple a abandonar o Lightning

Depois de vários anos de debate sobre a obrigatoriedade de uso do USB-C em todos os smartphones, incluindo o iPhone, chegou-se agora finalmente a uma decisão.

O Parlamento Europeu aprovou esta medida e vários tipos de equipamentos serão agora obrigados a usar este conector.

cable cabos usb-c micro usb lightning
Publicidade

USB-C passa a ser standard nos equipamentos móveis na União Europeia

Desde 2014 que se iniciou uma discussão na União Europeia para tentar uniformizar o tipo de conectores utilizados nos smartphones, procurando reduzir os 30 carregadores distintos registados a 3 principais.

Depois de vários debates sobre este assunto e de uma forte oposição da Apple, foi hoje anunciado um acordo, aprovado pelo Parlamento Europeu, para a obrigação de utilização do USB-C em todos os smartphones e outros dispositivos móveis.

Segundo a informação publicada, todos os smartphones, tablets, e-readers, câmaras digitais ou portáteis serão obrigados a adotar este standard já a partir de 2024.

Depois de ratificado pelo Parlamento e Concelho Europeu, processo que se espera que seja finalizado no outono, esta medida irá entrar num período de 2 anos de adaptação para posterior entrada em vigor. No caso dos portáteis, este prazo será de 40 meses.

Esta medida procura assim reduzir o desperdício eletrónico e deverá contemplar também a obrigatoriedade de retirada dos carregadores da caixa.

carregador usb-c usb

Apple terá de substituir conector Lightning pelo USB-C

Durante todo o processo, a Apple sempre se destacou como uma das principais opositoras deste processo.

Tendo em conta que os iPhone e os iPads utilizam um conector próprio, o lightning, isto significaria que teriam de alterar o desenvolvimento futuro dos seus equipamentos para passar a integrar este componente.

iphone atualizar apple

Com o avanço desta medida, a Apple será mesmo obrigada a adaptar-se a esta nova realidade, passando a utilizar o mesmo conector que os outros fabricantes. Neste momento fala-se que os iPhone poderão a integrar esta tecnologia já em 2023.

Além dos iPhone e dos iPad, também os computadores serão obrigados a seguir estas regras, levando a que a marca americana abandone o MagSafe ou adote os dois métodos de carregamento.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade