Com a criação dos sistemas virtuais, os nossos smartphones ficaram mais inteligentes e preparados para ajudar os seus utilizadores.
No entanto, com o aumento da utilidade cresce também a desconfiança face à quantidade de dados que são captados através dos microfones dos smartphones.
Acha que o seu smartphone o pode estar sempre a ouvir? Saiba como testar se está a ser espiado pelo seu equipamento.
Estará o seu smartphone a ouvi-lo?
Com o lançamento da Siri em 2011, abriu-se um mundo de oportunidades para que os smartphones se pudessem tornar mais inteligentes e úteis para os seus utilizadores.
Após Amazon, Google e outras marcas se juntarem à Apple, os nossos smartphones passaram a gravar constantemente as nossas conversas de forma a estarem prontos a responder caso o comando de ativação seja dito.
Embora esta seja uma funcionalidade bastante útil, tem também levantado várias questões sobre a privacidade dos utilizadores.
O caso das gravações não autorizadas da Siri
Para melhorar a qualidade do seu serviço, a Apple (tal como as restantes marcas) recolhe pequenas partes de conversas dos utilizadores dos seus equipamentos que são posteriormente analisados para treinar a sua assistente pessoal.
Em 2019, surgiram relatos de que a Siri poderia ligar-se e gravar áudio de momentos privados do utilizador como conversas com amigos/familiares ou médicos, negócios ou mesmo sexo, sendo enviado para os servidores da Apple para serem analisados.
Na altura a Apple reconheceu o problema, pediu desculpa e prometeu mudar a sua política de forma a não permitir que estas gravações fossem realizadas.
Pode o seu smartphone estar a ouvi-lo?
Embora os áudios possam não ser guardados, a verdade é que o seu smartphone está sempre a ouvi-lo enquanto aguarda que diga a palavra-chave definida para ativar o assistente virtual.
Depois de ativo, o assistente virtual funcionará como um motor de pesquisa e irá armazenar a interação para permitir apresentar publicidade segmentada.
No entanto, certamente já lhe aconteceu falar de um assunto perto do smartphone e pouco depois estar a receber publicidade relacionada com um tema que nunca pesquisou.
Embora não seja possível provar que essa publicidade segmentada esteja relacionada com a conversa que teve, poderá haver sempre essa possibilidade.
Ao aceitar os termos da assistente virtual, está a dar permissão às empresas responsáveis a gravação das suas conversas o que poderá ser explorado de múltiplas formas.
Como testar se o seu smartphone o está a espiar
Não existe uma aplicação ou forma de saber de forma clara e simples se está a ser espiado pelo seu smartphone. No entanto, existem formas de perceber se isto está realmente a acontecer.
Para isso, deve seguir estes passos partilhados pela NordVPN:
- Escolha um tópico diferente do habitual – Escolha um tema de que nunca costuma falar e que esteja fora da sua zona de conforto que não haja possibilidade de estar ligado ao seu perfil.
- Não pesquise sobre este tema nos seus equipamentos – Como queremos saber se as publicidades são fruto da gravação áudio, não pesquise pelo tópico que irá utilizar neste teste nem sobre temas similares.
- Pense em palavras-chave que possam ativar o assistente – Pense em termos chave para falar que possam estar a ser identificados pelo assistente. Tem como exemplo “Férias no Algarve”, “hotéis em Lisboa”.
- Fale sobre o tópico escolhido com outras pessoas junto ao smartphone durante alguns minutos. Poderá repetir este passo durante alguns dias.
- Verifique se lhe aparecem publicidades sobre o tema falado nas Redes Sociais
Embora os resultados não sejam totalmente claros, muitos utilizadores relatam que passaram a ver publicidade nas redes socais de temas que só foram falados em conversa.