Saiba como verificar se o seu smartphone o está a espiar

Com a criação dos sistemas virtuais, os nossos smartphones ficaram mais inteligentes e preparados para ajudar os seus utilizadores.

No entanto, com o aumento da utilidade cresce também a desconfiança face à quantidade de dados que são captados através dos microfones dos smartphones.

Acha que o seu smartphone o pode estar sempre a ouvir? Saiba como testar se está a ser espiado pelo seu equipamento.

Wiko instagram viagens smartphone
Publicidade

Estará o seu smartphone a ouvi-lo?

Com o lançamento da Siri em 2011, abriu-se um mundo de oportunidades para que os smartphones se pudessem tornar mais inteligentes e úteis para os seus utilizadores.

Após Amazon, Google e outras marcas se juntarem à Apple, os nossos smartphones passaram a gravar constantemente as nossas conversas de forma a estarem prontos a responder caso o comando de ativação seja dito.

Embora esta seja uma funcionalidade bastante útil, tem também levantado várias questões sobre a privacidade dos utilizadores.

Apple Siri

O caso das gravações não autorizadas da Siri

Para melhorar a qualidade do seu serviço, a Apple (tal como as restantes marcas) recolhe pequenas partes de conversas dos utilizadores dos seus equipamentos que são posteriormente analisados para treinar a sua assistente pessoal.

Em 2019, surgiram relatos de que a Siri poderia ligar-se e gravar áudio de momentos privados do utilizador como conversas com amigos/familiares ou médicos, negócios ou mesmo sexo, sendo enviado para os servidores da Apple para serem analisados.

Na altura a Apple reconheceu o problema, pediu desculpa e prometeu mudar a sua política de forma a não permitir que estas gravações fossem realizadas.

google assistant nest IoT

Pode o seu smartphone estar a ouvi-lo?

Embora os áudios possam não ser guardados, a verdade é que o seu smartphone está sempre a ouvi-lo enquanto aguarda que diga a palavra-chave definida para ativar o assistente virtual.

Depois de ativo, o assistente virtual funcionará como um motor de pesquisa e irá armazenar a interação para permitir apresentar publicidade segmentada.

No entanto, certamente já lhe aconteceu falar de um assunto perto do smartphone e pouco depois estar a receber publicidade relacionada com um tema que nunca pesquisou.

Embora não seja possível provar que essa publicidade segmentada esteja relacionada com a conversa que teve, poderá haver sempre essa possibilidade.

Ao aceitar os termos da assistente virtual, está a dar permissão às empresas responsáveis a gravação das suas conversas o que poderá ser explorado de múltiplas formas.

pessoas smartphone

Como testar se o seu smartphone o está a espiar

Não existe uma aplicação ou forma de saber de forma clara e simples se está a ser espiado pelo seu smartphone. No entanto, existem formas de perceber se isto está realmente a acontecer.

Para isso, deve seguir estes passos partilhados pela NordVPN:

  • Escolha um tópico diferente do habitual – Escolha um tema de que nunca costuma falar e que esteja fora da sua zona de conforto que não haja possibilidade de estar ligado ao seu perfil.
  • Não pesquise sobre este tema nos seus equipamentos – Como queremos saber se as publicidades são fruto da gravação áudio, não pesquise pelo tópico que irá utilizar neste teste nem sobre temas similares.
  • Pense em palavras-chave que possam ativar o assistente – Pense em termos chave para falar que possam estar a ser identificados pelo assistente. Tem como exemplo “Férias no Algarve”, “hotéis em Lisboa”.
  • Fale sobre o tópico escolhido com outras pessoas junto ao smartphone durante alguns minutos. Poderá repetir este passo durante alguns dias.
  • Verifique se lhe aparecem publicidades sobre o tema falado nas Redes Sociais

Embora os resultados não sejam totalmente claros, muitos utilizadores relatam que passaram a ver publicidade nas redes socais de temas que só foram falados em conversa.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory