Fertagus vai permitir viajar apenas com um cartão de pagamento contactless

O projeto entre a Fertagus, a Finaro e a Mastercard vai possibilitar a todos os utilizadores da empresa de transportes viajarem de forma mais simples recorrendo apenas a um cartão de pagamento contactless para validar as viagens.

Desta forma, ao viajar na Fertagus, o utilizador deixa de precisar de adquirir um titulo de viagem especifico, passando apenas o cartão contactless para pagar e validar a viagem.

fertagus comboio
Publicidade

Projeto com a Fertagus é pioneiro em Lisboa

O projeto em causa é pioneiro na região de Lisboa e foi anunciado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

O funcionamento de todo o sistema é bastante simples: os utilizadores da Fertagus recorrem a um cartão de pagamento contactless para poderem viajar nos comboios sem a necessidade de terem de comprar bilhetes nas bilheteiras ou máquina automáticas.

O projeto é mais uma das atividades no âmbito da parceria entre a Mastercard e o Grupo Barraqueiro, que tem como principal objetivo dar resposta aos desafios da transformação digital no setor da mobilidade urbana em Portugal. Outro dos principais parceiros é a Finaro, um banco global que desenvolve soluções tecnológicas para pagamentos. A experiência internacional e capacidade interna de certificação e entrega de soluções levaram a Finaro a desempenhar um papel-chave enquanto “enabler” bancário do projeto, permitindo criar uma solução completa e com camadas de complexidade reduzidas – tanto para a Fertagus como os utilizadores finais.

fertagus comboio

“A adoção de soluções tecnológicas que permitem simplificar o pagamento de títulos de transporte público representa um passo de gigante, quer para os utilizadores, quer para os operadores, como já ficou demonstrado pelas implementações feitas noutras cidades e em que a Mastercard também esteve envolvida. Portugal ainda tem um caminho longo a percorrer, mas estamos apostados em conseguir que esta parceria com o Grupo Barraqueiro e a Finaro possa impulsionar a necessária transição digital que os transportes públicos precisam ao nível das soluções de pagamento.”

Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal

Entre os restantes parceiros contam-se a Axians, empresa do Grupo Vinci, e a Ubirider, uma start-up portuguesa. A conjugação dos esforços de todos possibilitou a entrega do projeto em tempo recorde na indústria.

O projeto teve início este mês de setembro e a implementação em toda a rede Fertagus está prevista para novembro, servindo assim os mais de 90 mil passageiros que recorrem diariamente aos serviços prestados pela empesa de transportes.

fertagus comboio

“Soluções inovadoras como esta permitem aos utilizadores de transportes públicos uma maior facilidade de utilização dos sistemas e um ganho efetivo na qualidade do serviço prestado. A Fertagus tem sido pioneira em Portugal em vários projetos inovadores, como é o caso da utilização do telemóvel para viajar e agora os cartões bancários contacless. Queremos que seja fácil para todos utilizar o comboio, mesmo que seja a primeira vez neste transporte, e os cartões bancários contacless permitem essa facilidade – para não mencionar o ganho ambiental que se regista com a poupança de bilhetes em papel.”

Clara Esquível, administradora da Fertagus

Com esta solução implementada deixa de existir a necessidade de adquirir um título de transporte específico com antecedência, bastando dirigir-se aos validadores das estações com o cartão de pagamento contactless.

Este novo sistema torna a utilização mais confortável para os passageiros, que deixam de ter filas para comprarem bilhetes, assim como os operadores conseguem ganhar em eficiência e qualidade de operação, algo já verificado em Londres, onde o operador local obteve uma redução de custos na ordem dos 35%, superior a 100 milhões de euros.

DQ000308 1024x402 jpg fertagus

“A solução end-to-end que desenvolvemos cobre todas as necessidades dos operadores envolvidos na jornada dos passageiros e simplifica o sistema de pagamento nos transportes. Estamos muito orgulhosos por contribuir para trazer esta inovação à região de Lisboa em parceria com a Fertagus e a Mastercard, porque acreditamos na inovação e no progresso tecnológico como meios para melhorar a vida de todas as pessoas.”

David Jofre Tejada, VP Sales & Business Development – Iberia da Finaro

Desde o lançamento desta solução, em setembro de 2014, a Transportes de Londres (autocarros, metro e comboios) registou 3 vezes mais viagens, nas quais foram utilizados 19 milhões de cartões de pagamento contactless de mais 100 países diferentes.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory