Análise HP OMEN 16-c0002np: o “sweet spot” para os gamers

A área do gaming tem muita para oferecer e, no meio de tanta escolha, o HP OMEN 16-c0002np encontra-se ali pelo meio como aquilo que podemos chamar de “sweet spot”, ou o equilíbrio perfeito, para a maioria dos gamers que não procuram o computador mais capaz da atualidades mas também não se querem preocupar com possíveis problemas de performance.

O HP OMEN 16-c0002np não pretende ocupar o lugar dos topo de gama, mas poderá ser o portátil ideal para quem goste de uns bons jogos mais puxados e precisa também de realizar algum trabalho em frente ao computador.

HP OMEN 16-c0002np
Publicidade

Um pouco sobre o HP OMEN 16-c0002np

Começando as apresentações do portátil, estamos perante um equipamento gaming que consegue oferecer uma imagem cuidada e elegante (mesmo dentro dos tamanhos maiores que os computadores desta categoria acabam por ter).

No interior encontramos um processador AMD Ryzen 7 5800H 3.2 GHz (Turbo: 4.4GHz), acompanhado de uma memória RAM de 16GB e um armazenamento SSD de 512GB. A placa gráfica é também da AMD, tratando-se de uma Radeon RX 6600M de 8GB.

HP OMEN 16-c0002np

Tratando-se de um computador gaming, o HP OMEN 16-c0002np não é propriamente leve para se transportar, pesando 2.36KG. Não é dos mais pesados no mercado, mas para transportar às costas por várias horas não é confortável, apesar de ser possível.

Como o nome indica, o HP OMEN 16-c0002np conta com um ecrã bastante generoso para que haja espaço para tudo o que seja necessários. Estamos a falar de 16.1 polegadas de ecrã IPS com uma resolução FHD (1920×1080), uma taxa de atualização de 144Hz e um tempo de resposta de 7ms e um brilho máximo de 300nits.

O computador da HP conta ainda com a parceria da empresa com a Bang & Olufsen para oferecer um som rico e cuidado que se espalha agradavelmente por todo o espaço envolvente sem qualquer distorção, como já fomos habituados pelas duas empresas.

HP OMEN 16-c0002np

Em termos de autonomia são anunciadas mais de 10h numa única carga sem problemas, no entanto, tendo em conta as capacidades do computador e as definições que utilizamos estes valores podem variar.

Performance bem conseguida

Afim de testarmos um pouco as capacidades do HP OMEN 16-c0002np, recorremos ao Final Fantasy XIV, um jogo suficientemente pesado para podermos ver como se iria comportar o portátil.

O portátil portou-se, como seria de esperar, muito bem para o jogo em questão. As definições estavam todas colocadas no máximo e não tivemos qualquer problema durante o desenrolar da história.

HP OMEN 16-c0002np

O HP OMEN 16-c0002np respondeu sempre bem, sem nenhum tipo de bloqueio ou arrastamento e sem gerar muito calor. Claro que a ventoinha disparou, e foi bastante notável que havia disparado, pois não se trata de algo extremamente silencioso.

De forma geral a experiência em jogo correu bem e foi possível disfrutar de algumas horas de lazer sem preocupações.

No lado mais profissional do quotidiano, também aproveitámos a potência extra que tivemos em mão para fazer algumas coisas de edição de imagem e brincar um pouco com a edição de vídeo. Duas tarefas que decorreram sem quaisquer problemas

HP OMEN 16-c0002np

Quando comparado a outros computadores mais direcionados ao trabalho e com um aspeto mais agradável, o HP OMEN 16-c0002np acabou por manter tudo a correr sem qualquer demora a abrir menus ou com a exportação e conseguiu deixar o computador a uma boa temperatura evitando assim que este ficasse demasiado quente e pudesse começar a ficar lento como acontece com outros modelos mais compactos.

Laterais muito bem equipadas

As laterais do HP OMEN 16-c0002np encontram-se repletas de todas as portas necessárias para qualquer tipo de utilização que queira dar ao computador. Neste aspeto a HP não falhou.

HP OMEN 16-c0002np

Na lateral esquerda encontramos a entrada para o carregador, uma porta RJ-45 para podermos ligar o cabo de Internet diretamente afim de conseguir melhores velocidades, seguida de uma porta USB-A, uma porta CA (conector Smart Pin), uma porta HDMI e ainda uma porta USB-C.

Um pouco mais abaixo encontramos a entrada Jack 3.5 para fones e microfone e ainda um leitor de cartões SD.

HP OMEN 16-c0002np

Passando ao lado direito, aqui com menos entradas, contamos com duas portas USB-A e um dos respiradores do HP OMEN 16-c0002np. As colunas encontram-se por baixo do equipamento que, devido às suas dimensões e peso, não vai estar muitas vezes ao colo de ninguém, portanto não vão ser facilmente cobertas.

OMEN Gaming Hub

A aplicação OMEN Gaming Hub é responsável por controlar e monitorizar tudo no computador. Aqui podemos ver o estado atual do HP OMEN 16-c0002np, desde a temperatura ao modo de desempenho do computador.

É também nesta aplicação que vamos poder escolher o padrão de iluminação do teclado, que conta com retro-iluminação RGB como seria de esperar num computador desta categoria. O HP OMEN 16-c0002np tem uma tecla dedicada para abrir diretamente a aplicação com um simples toque.

HP Game Center

O controlo térmico é também gerido dentro da aplicação, podendo escolher se quer deixar no automático ou aumentar e diminuir o desempenho da ventoinha do computador, para que possa ser ajustado à utilização que vai dar ao computador.

Fazer alterações dentro da aplicação em termos de controlo de desempenho do HP OMEN 16-c0002np podem realmente fazer a diferença na forma como o computador se vai comportar, então, se alguma vez a ideia for puxar pelo computador ao máximo poderá ser uma boa ideia passar primeiro pelo Gaming Hub e ajustar tudo.

Som e autonomia

A Autonomia do HP OMEN 16-c0002np, como referimos anteriormente, é algo que acaba por estar dependente de muitas variantes e do tipo de utilização que damos ao computador.

No entanto, durante os nossos testes, não conseguimos alcançar as mais de 10h anunciadas. Talvez o brilho estivesse mais elevado que o suposto ou se calhar estávamos com mais processos a correr que os dos testes de autonomia, mas num dia de trabalho normal conseguimos aproximar-nos das 9h de autonomia sem grandes problemas.

HP OMEN 16-c0002np

Quando a jogar sem estar ligado à corrente, é possível e não tivemos quaisquer problemas com essa questão. O computador continuou a comportar-se muito bem e sem problemas em correr tudo de forma suave e rápida, mas claro que a bateria começou a descarregar um pouco mais depressa que o normal.

No campo do som o HP OMEN 16-c0002np não desiludiu. A parceria com a Bang & Olufsen resulta muito bem para a empresa que consegue oferecer dos melhores sons nos computadores portáteis do mercado (pelo menos é o que achamos). O som saí bastante preciso, sem distorções e com bons graves, propagando-se sempre de forma uniforme.

Em resumo…

Pegando em todos os pontos, o HP OMEN 16-c0002np mostrou-se bastante capaz dentro da sua gama. É um computador bastante completo, com um design elegante e que oferece um equilíbrio para quem procura um computador gaming que também possa ser utilizado para trabalhos mais pesados.

O portátil consegue aguentar jogos mais pesados e programas mais exigentes sem aquecer em demasia e sem começar a perder capacidades. A ventoinha faz algum barulho, mas nada que não se consiga ignorar ao fim de uns segundos.

HP OMEN 16-c0002np

O facto de o HP OMEN 16-c0002np vir equipado com uma grande variedade de ligações transmite alguma segurança de que o que quer que seja necessário ligar ao equipamento vai ser compatível sem que exista a necessidade de recorrer a acessórios externos.

A bateria é boa o suficiente para o equipamento em questão e mostrou-se capaz de aguentar um dia inteiro de trabalho, apesar de não termos conseguido atingir a autonomia anunciada pela marca. A possibilidade de controlar diversas funções através do OMEN Gaming Hub facilita a gestão de todo o computador.

HP OMEN 16-c0002np

O HP OMEN 16-c0002np trata-se então do “sweet spot” para aqueles que procuram um computador elegante, com uma boa performance para jogos e trabalho e ao mesmo tempo com um material robusto e com um equilíbrio muito bem conseguido entre o mundo gaming e o mundo mais tradicional.

O HP OMEN 16-c0002np poderá ser adquirido por um PVP de 1499€.

HP OMEN 16-c0002np

1499€
8.9

Qualidade de construção

9.5/10

Performance

9.0/10

Autonomia

7.5/10

Design

9.0/10

Som

9.5/10

Pros

  • Diversas ligações incorporadas no equipamento
  • Som
  • Facilmente utilizado para lazer e para trabalho

Contras

  • Autonomia abaixo do que é anunciado

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory