Mastercard vai começar a remover bandas magnéticas em 2024

A banda magnética presente em quase todos os cartões de crédito e débito tem os seus dias contados, pelo menos para a Mastercard. A empresa planeia começar a fornecer cartões sem banda magnética a partir de 2024.

Os planos da empresa são os de, em 2033, ter conseguido eliminar definitivamente esta tecnologia de todos os seus cartões.

Mastercard cartao credito debido
Publicidade

Transição da Mastercard começa em 2024 na Europa

A transição dos cartões atuais para os cartões Mastercard sem banda magnética vai ter inicio em 2024, onde os cartões emitidos nesse ano já não vão trazer a banda.

Isto, na Europa, pois nos EUA como a tecnologia ainda é muito utilizada, ao contrário do chip que é mais comum na Europa, a Mastercard apenas vai começar a retirar as bandas magnéticas dos seus cartões em 2027.

Mastercard cartao credito debido

A ideia é manter apenas as alternativas mais recentes e mais seguras e eliminar a tecnologia que foi implementada nos anos 60.

Em 2029 os planos da empresa são os de já não criar nenhum cartão com banda magnética, eliminando por completo qualquer cartão que ainda tenha essa funcionalidade por volta de 2033.

Atualmente 86% dos pagamentos com cartão são feitos através do chip do cartão a nível global, significando isto que a banda magnética tem sido cada vez menos utilizada. A implementação da tecnologia contactless aliada aos pagamentos móveis que recorrem aos dados biométricos para autorizar os pagamentos tem vindo a fazer com que a banda magnética caiam em desuso.

Mastercard cartao credito debido

Já nos EUA os pagamentos com chip representaram apenas 73% das transações realizadas, revelando que os americanos continuam a recorrer mais à banda magnética que o resto dos mercados mundiais onde a Mastercard atua.

No último ano, a nível mundial, 45% dos pagamentos foram realizados através da tecnologia contacless, que teve um aumento em grande escala devido à pandemia Covid-19.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade