NCAP vai obrigar a que carros tenham mais botões físicos para alcançar as 5 estrelas

A NCAP quer aumentar a segurança dos veículos e, para isso, irá implementar mudanças na sua avaliação.

A partir de 2026, para que um automóvel atinja a pontuação de 5 estrelas tem de garantir um mínimo de botões físicos para funções essenciais.

tesla carro
Publicidade

NCAP exige mais botões físicos para avaliar com 5 estrelas

Nos últimos anos, os automóveis têm recebido ecrãs táteis cada vez maiores onde estão centradas todas as funcionalidades do automóvel.

Segundo os fabricantes, esta é uma forma fácil e intuitiva de controlar estas funcionalidades, opinião que não é partilhada pelo Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos (NCAP).

xiaomi su7 interior hyperos

Esta instituição, que realiza provas de choque e segurança na Europa, considera que a utilização exclusiva de ecrãs táteis representam um perigo para o condutor.

Dessa forma, anunciou agora que, a partir de 2026, para que um carro alcance as 5 estrelas na avaliação de segurança e choque deve incorporar um mínimo de botões físicos que permitam controlar funções básicas como os 4 piscas, a buzina, os limpa-vidros, as chamadas de emergência, entre outros.

Embora esta não seja uma medida obrigatória para os fabricantes, será algo que deverão adaptar caso pretendam atribuir aos seus carros a pontuação máxima neste teste.

Para marcas como a Tesla, esta será uma medida que irá obrigar a uma grande reformulação do seu conceito caso queiram cumprir com os requisitos para as 5 estrelas no Euro NCAP.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X