SEO: veja as técnicas para alcançar o topo

Já ouviu falar no termo SEO? O termo representa Search Engine Optimization, que em português significa otimização para motores de pesquisa. De modo prático, as técnicas de SEO são aplicadas em sites e blogs na internet para melhorar a experiência online.

Com isso, o intuito da prática é melhorar o posicionamento dessas páginas no ranking do Google, que é a principal ferramenta de pesquisa a nível mundial. 

Para que isso seja possível, o SEO lida com o posicionamento orgânico de uma página, ou seja, não requer investimento financeiro da empresa e, ao mesmo tempo, contribui para aumentar o tráfego e a autoridade da marca. 

Neste artigo, irá compreender de forma aprofundada quais técnicas de SEO que existem e como elas podem ser aplicadas pela sua empresa para obter melhores resultados na web.

Seo pesquisa
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Quais técnicas de SEO você precisa conhecer?

Provavelmente, já fez pesquisas utilizando a ferramenta de pesquisa do Google, seja para saber como fazer pedidos de licenciamento online, consultar o preço de um produto ou a distância para um local onde deseja ir.

A realidade é que milhões de pesquisas na internet ocorrem diariamente e, geralmente, os primeiros links costumam chamar mais a atenção dos clientes.

Dessa forma, existe uma disputa entre as empresas para ter a melhor posição do ranking, estando na primeira página e, principalmente, nas primeiras posições de uma pesquisa. 

Para que isso ocorra, as técnicas de SEO são aplicadas e elas possuem como base as ações de inbound marketing, que representam técnicas de atração do público-alvo. 

Diante disso, neste artigo, você conhecerá quais técnicas de SEO podem ser aplicadas em sua empresa.  

1. Identifique as palavras-chaves

O primeiro passo quando falamos sobre as técnicas de SEO é a escolha e verificação de quais palavras-chaves serão utilizadas numa campanha.

Basicamente, as palavras-chaves são termos utilizados pelos potenciais clientes no momento de realizar uma pesquisa. Por conta disso, devem fazer parte da composição do texto e das páginas.

Por exemplo, o cliente pesquisa sobre o uso de sacolas personalizadas para loja e o Google irá identificar os conteúdos que tratam sobre o tema para exibir os mais adequados para o cliente.

Com isso, a identificação de palavras-chaves é importante porque consegue demonstrar temas e assuntos que fazem parte do interesse do público e possibilita que a pesquisa identifique mais adequadamente as páginas que abordam determinado tema.

Ou seja, antes de elaborar qualquer tipo de conteúdo, vale a pena compreender quais termos fazem parte do interesse dos seus clientes e que fazem sentido para as ações da sua marca.

Inclusive, existem alguns softwares que ajudam no processo de identificar as palavras-chaves e temas mais adequados ao seu cliente. Falaremos sobre isso no decorrer do artigo! 

google lupa

2. Desenvolva conteúdos que sejam relevantes para o público

Assim como acontece com as palavras-chave, é fundamental desenvolver materiais direcionados aos interesses da audiência.

Nesse contexto, o inbound marketing, que é a base para o SEO, trabalha com a atração dos clientes a partir da criação de conteúdos de valor e relevantes para o seu público-alvo.

Imagine que no ambiente digital, o potencial cliente tem à disposição vários textos e conteúdos sobre a automatização industrial, mas deseja um material que realmente satisfaça sua necessidade. Assim, o que faz com que o internauta leia um texto e não o outro?

A relevância do conteúdo é uma das respostas que motivam o público a clicar num assunto e não em outro, bem como a construção de uma meta descrição honesta e atrativa.

Outra técnica para que o conteúdo seja relevante é investir no marketing de conteúdo e uma construção mais atrativa, utilizando o storytelling ou ações de copy.

Geralmente, a produção de qualidade no marketing de conteúdo engloba desenvolver materiais mais completos e que utilizam técnicas de ranqueamento, como ser bem elaborado, com subtítulos, fotos, dentre outros elementos complementares. 

Além disso, existem formas do Google identificar se um conteúdo é mais relevante que o outro. Algumas dessas formas são:

  • Tempo que o utilizador fica numa página;
  • Originalidade do conteúdo;
  • Uso de palavras-chaves;
  • Tempo de carregamento da página.

Dessa forma, não basta apenas desenvolver um conteúdo mais extenso, se ele não fizer sentido para o seu público, com as palavras-chave usadas e seu nicho de atuação. 

Vale ressalvar que para o desenvolvimento de um bom conteúdo, deve incluir outros conteúdos além de texto. 

O ambiente online permite a criatividade, por meio do desenvolvimento de outros formatos de materiais, como é o caso de e-books, vídeos, infográficos, etc. 

SEO dados

3. Invista em softwares voltados à prática do SEO

Existem alguns softwares que são importantes para sua empresa e que contribuem com a localização das palavras-chaves, assim como o desenvolvimento de conteúdo.

Uma dessas plataformas é a Semrush, que contribui para que a empresa consiga localizar as palavras-chaves que são mais relevantes e que irão gerar mais tráfego para o seu blog. 

Outra ferramenta muito importante, que representa a inserção tecnológica na sua empresa, é o uso do Google Ads.

Essa ferramenta permite localizar as palavras-chaves que foram mais acedidas na ferramenta do Google, assim como contribui para identificar o tráfego de cada uma delas. 

Por fim, precisamos destacar também a importância do software keywords everywhere, que traz um volume de palavras que são importantes para a empresa conforme o segmento de atuação e as pesquisas feitas na web.

Essa análise e exposição de dados contribui para o desenvolvimento de conteúdo e estratégias mais qualificadas, assim como para a tomada de decisão e planejamento de ações por parte da equipe de marketing. 

4. Conheça as técnicas de SEO on-page

Outra técnica que merece destaque diz respeito às ações de SEO on-page, que considera os termos-chave e criação de conteúdo, mas que vai muito além dessas técnicas.

Basicamente, essa estratégia refere-se a todas as otimizações que serão realizadas na página, seja ela de escritorio virtual ou um blog sobre culinária.

Existem vários elementos que podem atuar na composição de um site, como é o caso da própria palavra-chave, o título da sua página, o endereço ou URL, assim como a meta description

Especialmente sobre a meta description, referimo-nos a um tipo de texto que é inserido dentro de uma página, mostrando ao cliente o que seu texto ou sua página abordará quando exibido na página de resultados.

Ou seja, podemos afirmar que a meta description também pode ser utilizada como uma estratégia para atrair o cliente e destacar a página, ampliando o tráfego.

O uso de imagens, sobretudo, com a inserção de legendas adequadas e alt text com a palavra-chave também pode ser utilizada como uma estratégia do SEO on page.

Tendo em conta a inserção de uma imagem leve e de qualidade, o SEO pode ser ainda mais otimizado, visto que o carregamento ágil também afeta o interesse do cliente e a interpretação do Google. 

seo backlinks

5. Aposte no uso de guest posts 

Por fim, falaremos do uso de guest posts como uma técnica de SEO para o seu negócio, como de oficina automotiva.

Os guest posts são ações de SEO off page e consistem em textos publicados em outros sites, pertecentes a empresas parceiras.

A sua importância para o SEO ocorre porque esse material possui um link que direciona para sua página. Esse caminho também pode ser contrário, em casos de parceria. 

Em ambos os casos a autoridade dos domínios e o redirecionamento de tráfego destacam-se como principais benefícios da estratégia.

A partir do momento que um cliente entra em num site, clica noutro link e é direcionado para uma página, o Google interpreta esse indicador como relevância. 

Diante disso, a recomendação é que sua empresa procure cada vez mais por parceiros, com o objetivo de fazer com que seu conteúdo ou links possam ser reproduzidos em outros sites. 

Lembre-se que o link precisa ser otimizado e simplificado, sendo curto e direto, contendo a palavra-chave.

seo

Benefícios do investimento em SEO

Agora que você já conhece como as técnicas de SEO podem ser implementadas na sua empresa de consultoria tributária, ou qualquer que seja seu setor de atuação, vale a pena falarmos os motivos pelos quais você deve investir nessa estratégia.

De modo geral, é possível ressaltar os seguintes benefícios do SEO:

  • Torna a experiência do utilizador mais agradável;
  • Aumenta a credibilidade da marca;
  • Reforça a autoridade da empresa;
  • Faz com que o cliente reconheça o negócio facilmente;
  • Aumenta os lucros da empresa;
  • Melhora o tráfego no site;
  • Traz um diferencial diante da concorrência;
  • Promove o aumento no número de clientes. 

Ou seja, as técnicas de SEO são voltadas para uma melhora do desempenho empresarial no ambiente online. Isso garante que sua empresa tenha uma melhora no posicionamento, assim como um diferencial competitivo no mercado. 

Além disso, essa técnica faz com que mais pessoas conheçam seu negócio, e isso é fundamental para ter sucesso, promovendo o alcance a mais clientes que passam a conhecer e se interessar pela marca, seja seguindo sua página nas redes sociais.

O SEO consegue melhorar a experiência do utilizador da sua empresa no contato com a sua marca, assim como permite um carregamento mais rápido do site, adaptando-se a diferentes ecrãs, conforme as configurações realizadas.

Google Android smartphones

Com a melhora no ranqueamento, a sua empresa terá ainda mais visibilidade e relevância em um mercado que é cada vez mais competitivo. 

Dessa forma, não deixe a sua empresa de fora dessa inovação e passe a investir em técnicas de SEO por meio da contratação de profissionais de marketing que sejam especializados nesse segmento, promovendo mais oportunidades de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection diretamente para o Techbit.

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