A Apple tem estado a trabalhar, nos últimos anos no seu motor de pesquisa, o Pegasus, que está já presente no Spotlight e na Siri.
Agora, a marca americana poderá optar por substituir o Google nos seus dispositivos.
Irá a Apple substituir o motor de pesquisa Google pelo Pegasus nos seus equipamentos?
A Apple tem estabelecido um contrato milionário com a Google para que os iPhone, iPad, Macbook e outros equipamentos integram o Google como motor de pesquisa.
Embora este negócio renda uns bons milhares de milhões, a marca da maça poderá estar a ponderar a substituição deste motor de pesquisa por um desenvolvido por si.
Não é segredo que a Apple está a trabalhar, há vários anos, no seu próprio motor de pesquisa, o Pegasus, que está já hoje integrado na Siri e no Spotlight.
A compra da LaserLike, em 2019, ajudou a acelerar este desenvolvimento que está hoje sob a alçada de John Giannandrea, responsável pelo departamento de aprendizagem automática e inteligência artificial.
Além das capacidades profundas de pesquisa do Pegasus, tudo indica que poderá também integrar tecnologia generativa e um chatbot para acompanhar as tendências dos seus concorrentes.
Embora não seja uma decisão fácil para a Apple, caso decida substituir o Google pelo Pegasus, poderá resultar numa quebra bastante grande para a Google, uma vez que perde acesso imediato a um grande número de equipamentos.