Quais os profissionais mais procurados para trabalhar na Darkweb?

Ao contrário do que muitos possam pensar, os profissionais mais procurados na Darkweb não são apenas os programadores, mas também os attackers e os designers.

Estas são as três profissões com maior procura na Darkweb segundo avança a equipa da Digital Footprint Intelligence da Kaspersky após analisar cerca de 227 mil anúncios de emprego entre 2020 e 2022 na Darkweb.

homem emprego trabalho fato
Publicidade

Darkweb com diversas ofertas de emprego para os profissionais

A Darkweb é sempre um espaço com muito para ser dito e muito para especular. Ninguém sabe ao certo até onde se consegue navegar nem toda a informação disponível pela Internet fora.

No entanto, os peritos da Kaspersky analisaram uma vasta lista de anúncios de emprego e chegaram à conclusão que a oferta é bastante vasta pela Darkweb fora. Os programadores são, sem dúvida alguma, os mais procurados, mas não são os únicos.

kaur kristjan CpPF4W5PB1c unsplash Darkweb

Com base na Digital Footprint Intelligence, os requisitos de emprego incluíam a criação de páginas de malware e phishing, comprometer a infra-estrutura empresarial, hacking de aplicações web e móveis, e outras responsabilidades. Os níveis médios de remuneração oferecidos aos profissionais de TI variavam entre $1,300 e $4,000 por mês.

image 6 Darkweb
Dinâmica de publicação mensal de anúncios que procuram e oferecem empregos em fóruns de emprego online entre 2020 e 2022.

46% dos anúncios foram publicados em 2020, com um pico de atividade em Março – possivelmente devido a uma queda de rendimento relacionada com a pandemia experimentada por parte da população.

ransomware hackers darknet darkweb kaspersky malware data

Os peritos da Kaspersky analisaram postos de trabalho em TI e selecionaram mais de 160 dos que citaram explicitamente um salário, embora os empregadores da web negra tipicamente declarem valores salariais aproximados. Os níveis médios de remuneração oferecidos aos profissionais de TI variavam entre $1.300 e $4.000 mensais. O salário médio mais elevado de $4.000 podia ser encontrado em anúncios para engenheiros reversíveis.

media salarios darkweb

Programadores, attackers e designers são os mais procurados na Darkweb

Os criadores eram os especialistas mais procurados na Darkweb, com esta especialidade a representar 61% de todos os anúncios.

Dentro desta especialidade, os programadores web, que criam vários produtos web como páginas de phishing, foram os mais procurados, representando 60% destes anúncios. Também foram valorizados os programadores de malware. Esta descrição de trabalho pode incluir o desenvolvimento de Trojans, ransomware, ladrões, backdoors, botnets, e outros tipos de malware, juntamente com a criação e modificação de ferramentas de ataque.

image 7 Darkweb

Os attackers (especialistas em TI que realizam ataques a redes, aplicações web e dispositivos móveis) foram os segundos empregos mais populares entre os empregadores na Darkweb, representando 16% do total de anúncios.

A aproximação mais próxima a uma profissão legítima deste trabalho é a de testador de penetração. A maioria dos empregos dos atacantes na Darkweb estavam associados a ações que comprometeriam a infraestrutura empresarial. Os objetivos destas ações são a infeção por resgate, roubo de dados, ou roubo de dinheiro diretamente das contas.

Dark Web Kaspersky

Alguns grupos de cibercriminosos que contratam atacantes concentraram-se na venda de acesso a sistemas comprometidos a outros cibercriminosos, ou hacking de aplicações web e móveis.

Os designers eram o terceiro maior número de profissionais em procura, com 10% dos anúncios. O seu objetivo normalmente é fazer um produto malware, como uma página ou carta de phishing que seria difícil de distinguir do verdadeiro.

image 8 Darkweb

Os empregadores da Darkweb também procuram administradores de TI, engenheiros reversíveis, analistas, testadores e outros trabalhos de TI menos comuns – vários tipos de engenheiros e arquitetos, especialistas de apoio, escritores técnicos, moderadores de fóruns, e mesmo executivos e gestores de projetos.

“A headhunting de TI é um dos numerosos tópicos que é constantemente discutido na Darknet. Atualmente, seguir o interesse dos cibercriminosos e a análise contínua das suas atividades é vital para as empresas que querem responder proativamente aos ciberataques e manter a sua segurança de informação ao mais alto nível. Quanto mais souber sobre o seu adversário – melhor estará preparado”

Polina Bochkareva, Security Services Analyst da Kaspersky
Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X