Quantos dados móveis gastam os portugueses com as redes sociais?

As redes sociais são das aplicações que mais gastam o plafond de dados num smartphone.

Descubra quantos dados móveis gasta cada vez que acede às redes sociais e como pode continuar a usar estas apps de forma eficiente.

redes sociais 4 dados móveis
Publicidade

Quantas horas passam os portugueses nas redes sociais?

Amanhã celebra-se o Dia Mundial das Redes Sociais, e embora muitos se questionem sobre o impacto que estas plataformas podem ter na nossa saúde mental e na forma como nos relacionamos, a verdade é que a maioria dos portugueses já não vive sem elas.

Pelo menos é o que diz o estudo “Digital Consumer Survey Portugal 2021” publicado pela consultora Nielsen e Dynata, que indica que os portugueses passam em média 13 horas semanais nas redes sociais, num total de 72 horas que se encontram conectados.

O estudo indica ainda que a preferência geral dos utilizadores tende a ser pelo Facebook (média de 4,2 horas de utilização), seguida pelo Instagram (3,3h semanais) e em terceiro lugar, pelo Tik Tok (2,3h por semana).

redes sociais

No entanto, e apesar de nem todos os portugueses passarem o mesmo tempo a navegar por estas plataformas, a verdade é que o seu uso excessivo é muitas das vezes o responsável pelo qual os dados móveis não tendem a chegar até ao final do mês.

E foi por esse motivo que a Selectra decidiu partilhar connosco algumas dicas de qual é a forma mais eficiente de utilizar estas apps.

redes sociais planeamento marketing

Dicas para gastar menos dados móveis

Tendo em conta as 13 horas semanais de acesso às redes sociais e a quantidade média de megabytes (MB) necessários para fazer decorrer essas aplicações, um utilizador gasta cerca de 1,19 gigabytes (GB) por semana, ou seja 5,10 GB de dados móveis mensais só em redes sociais.

No entanto, este número é bastante variável uma vez que depende da aplicação e da forma como a utilizamos. Isto é, ao navegar só pelo Facebook durante 5min, tende a gastar aproximadamente, 2MB de internet, enquanto que ao carregar 20 imagens no Instagram já gasta cerca de 8MB.

youtube snapchat facebook redes sociais

Ou seja, é difícil estimar um número exato, no entanto a verdade é que se acabamos por nos “distrair” nestas apps, rapidamente excedemos o plafond de dados móveis que temos contratado.

Porém, segundo a Selectra, é possível fazer um uso mais eficiente das mesmas, através de pequenos truques como estes:

Instale as versões Lite das aplicações

O Facebook, Instagram e Whatsapp são algumas das apps que têm versões Lite que, para além de ocuparem menos espaço de armazenamento, utilizam bastante menos dados. E embora algumas das definições possam não ser exatamente idênticas, na prática continua a desempenhar as funções principais utilizando muito menos MB de internet.

smartphone redes sociais facebook instagram snapchat

Ative a opção de poupança de dados

Sabia que pode alterar as definições destas plataformas para que utilizem menos dados? E é muito fácil! No caso do Instagram, por exemplo, basta abrir o ícone das ‘Definições’ no seu perfil, selecionar a opção ‘Conta’ e em seguida ativar a poupança de dados na categoria ‘Utilização de dados móveis”.

Desative as atualizações e downloads automáticos

A maioria das aplicações tem ativada a opção de atualização automática, o que significa que sempre que é necessário instalar uma nova versão, o seu dispositivo está configurado para que isso seja feito sem ser necessária a sua autorização. Assim, e para evitar gastar dados móveis, deve desativar esta opção nas configurações do seu telemóvel, bem como os downloads automáticos dos ficheiros do Whatsapp, que estão ativados desde o momento em que instala a aplicação.

smartphone captacao dados localizacao governo americano anomaly six llc (1)

Ajuste a resolução dos vídeos

Quer continuar a ver os vídeos que recebe nas redes sociais? Não se preocupe porque existem maneiras de fazê-lo que são mais eficientes e utilizam muito menos dados. Para isso basta ajustar a resolução com que eles estão a ser transmitidos e escolher uma qualidade inferior à que tem agora.

Escolha um tarifário adequado às suas necessidades

 Este é talvez o conselho de ouro e que mais diferença irá trazer à sua vida! Isto é, se já sabe que costuma ultrapassar a quantidade de dados móveis que tem contratada, o melhor será mesmo optar por uma tarifa com dados móveis ilimitados como estas indicadas pela Selectra:

Dados móveis ilimitados

No entanto, e apesar de estas continuarem a ser uma boa alternativa para quem não gosta de ficar longe das redes sociais por muito tempo, existem também operadoras como a WTF, MOCHE e YORN que têm pacotes onde o acesso a algumas destas apps é gratuito, ou seja, não gasta mais dados móveis pela sua utilização.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory