Ransomware: dicas e soluções da Check Point para prevenir ataques nas empresa

A Check Point é um dos nomes de referência no que diz respeito à cibersegurança, com muitas soluções no mercado e relatórios sobre o estado do ransomware por todo o mundo.

O ransomware é um tipo de ataque que continua a crescer e que pode provocar danos numa empresa em diversos níveis.

A Check Point conta assim com diversas ferramentas e conselhos que podem ajudar as empresas a manter-se mais seguras e protegidas contra eventuais ataques de ransomware que podem ocorrer sem que ninguém se aperceba até que seja tarde de mais.

check point
Publicidade

71% das organizações foram vítimas de ataques de ransomware

Segundo a Check Point Software, líder mundial de soluções de cibersegurança, o ransomware não é apenas uma intrusão de baixo risco nos sistemas das empresas, é um predador que tem dados vitais como reféns e exige um resgate pela sua libertação.

A empresa avança ainda alguns números preocupantes que apontam um total de 71% das organizações a terem sido afetadas por um ataque de ransomware, levando a um prejuízo médio financeiro de 4,35 milhões de dólares por cada violação.

Os especialistas avançam ainda que, de facto, as empresas têm-se esforçado para fortalecer as suas muralhas digitais, de forma a conseguirem estar mais protegidas deste tipo de ataques. Mas, por vezes, o problema não é a falta de preparação e sim o desconhecimento do que estamos a tentar combater.

empresa trabalho computador ciberseguranca hacker

Os problemas provocados por um ataque de ransomware vão muito além dos prejuízos financeiros que estes podem provocar, aliás, este é apenas o ponto inicial. Um ataque em grande escala pode levar à paragem de todas as operações de uma empresa, compromete a confiança do cliente e cria danos na reputação da companhia a longo prazo.

Enfrentar este tipo de problemas exige mais que medidas reativas. Os especialistas explicam que é necessário implementar uma estratégia de defesa proativa e em camadas, incluindo a implementação de tecnologia avançada e cultivando uma cultura consciente da cibersegurança de forma a impedir e neutralizar táticas de ransomware.

Soluções de defesa contra ransomware da Check Point

No campo de batalha digital contra o ransomware, a Check Point surge como uma vanguarda, oferecendo uma gama de soluções concebidas para proteger todos os cantos de uma organização.

Imagine um sistema de segurança concebido para antecipar, adaptar e aniquilar as ameaças de ransomware. No centro da estratégia da Check Point está um mecanismo de defesa complexo, que é adaptado para fortalecer os endpoints, dispositivos móveis, e-mails e perímetros de rede.

apple computador portatil ciberseguranca hacker ransomware malware

A primeira linha de defesa está no endpoint. O Harmony Endpoint da Check Point implementa proteção em tempo de execução, mantendo-se atento contra-ataques de ransomware mesmo em modo offline. O seu Behavioral Guard foi concebido para detetar, bloquear e remediar eficazmente qualquer atividade de ransomware. No caso de uma anomalia, o Harmony Endpoint identifica e neutraliza rapidamente a ameaça, garantindo a integridade do sistema e evitando possíveis danos.

Em seguida, existe a fronteira móvel, uma área cada vez mais explorada pelos cibercriminosos. O Harmony Mobile atua como um escudo, bloqueando downloads maliciosos e verificando ameaças ocultas em aplicativos móveis. É uma solução abrangente, capaz de garantir que a força de trabalho móvel permaneça um bastião de produtividade, não uma vulnerabilidade.

Na questão da proteção da comunicação digital, ou seja, e-mails e programas de comunicação, o Harmony Email & Collaboration usa sandboxing avançado para capturar e neutralizar emails “infetados” de ransomware antes que eles cheguem a uma caixa de entrada.

ciberseguranca hacker ransomware vpn smartphone

Esta barreira estende-se a aplicações de produtividade como o Teams, o SharePoint e o OneDrive, assegurando que o ransomware não consegue penetrar na organização, independentemente do meio que seja utilizado para o fazer.

Enquanto isso, os Quantum Security Gateways atuam como uma defesa abrangente contra ciberameaças externas. Estes gateways não se limitam a medidas reativas; utilizam proactivamente IA avançada para identificar e travar ameaças de dia zero e tentativas de phishing.

Práticas recomendadas para prevenir um possível ataque de ransomware

Como em todos os casos, combater o ransomware não pode ser resumido apenas à implementação de ferramentas eficazes, é necessário que existam hábitos corretos entre o pessoal da empresa.

Os especialistas esclarecem que a prevenção no mundo cibernético passa por uma mistura de vigilância, educação e previsão estratégica.

Nesse sentido, a Check Point recomenda que as empresas instruam os funcionários com algumas noções básicas de cibersegurança. Entre essas noções básicas, devem estar inseridos alguns ponto chave como: reconhecimento de phishing e segurança de palavras-passe.

data breach seguranca informatica hacker surfshark ransomware dados roubo malware phishing dados

Manter a equipa a par do cenário atual da cibersegurança e quais foram os últimos desenvolvimentos nesta área, ajuda a que todos compreendam melhor os riscos a que podem estar expostos.

Além disso, as empresas devem garantir que têm sempre várias cópias de segurança encriptadas e que estas são feitas de forma rotineira. Estas cópias de segurança devem conter os dados mais relevantes e imprescindíveis ao bom funcionamento da empresa e devem ser testadas regularmente para garantir a fiabilidade e o restauro eficaz em caso de necessidade.

Algo tão simples como manter todos os programas e sistemas atualizados é uma das formas relevantes de manter a empresa segura. As atualizações contam sempre com correções de bugs e com melhorias de sistema que se tornam relevantes quando falamos de ataques de ransomware.

As empresas devem ainda recorrer a programas antivírus e antimalware sofisticados, como o conjunto da Check Point, para garantir uma vigilância e deteção contínuas e em tempo real de potenciais ameaças.

kaspersky data breach malware ransomware ciberseguranca ciberameaças

À medida que o ransomware evolui para formas mais sofisticadas, proteger uma organização não é apenas uma necessidade, é uma responsabilidade. O whitepaper da Check Point oferece um mergulho profundo em estratégias e soluções avançadas para proteger a rede das empresas, endpoints, browsers móveis e web, e-mail e ferramentas de colaboração. É um recurso inestimável para CISOs e equipas de segurança empenhadas em manter-se à frente das ciberameaças.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory