Já lhe aconteceu falar sobre algum tema e, logo de seguida, aparecer-lhe uma publicidade relacionada?
Foram agora descobertos documentos sobre um software responsável por esta tarefa no Facebook, Amazon e Google.
Descobertos detalhes do software usado para apresentar publicidade com base nas conversas dos utilizadores
Certamente já lhe aconteceu ver uma publicidade logo depois de ter falado com um amigo ou familiar sobre esse tema.
Este é um comportamento que é detetado tanto nas redes sociais como no Google, e que embora não totalmente admitido, já existem várias provas da sua veracidade.
Mais recentemente surgiu agora uma informação do 404 Media que descobriu documentos sobre um software, chamada “Escuta ativa”, que utiliza a inteligência artificial para “captar dados de intenção em tempo real ao escutar as conversas.”
Desenvolvido pela empresa Cox Media Group (CMG), esta plataforma está desenhada para captar dados de voz nos dispositivos móveis para os comparar com os dados de comportamento do utilizador para otimizar a apresentação de anúncios aos utilizadores.
Segundo os documentos descobertos, este software é utilizado pelo Facebook, Amazon e Google, embora a Google tenha removido esta referência pouco depois da publicação deste artigo.
Embora a legalidade desta captação seja um pouco duvidosa, a empresa que criou este software defende-se indicando que a permissão é dada com a aceitação dos termos por parte dos utilizadores quando instalam ou usam as apps pela primeira vez.
Participe no sorteio: