A Huawei tem enfrentado, nos últimos meses, bastantes obstáculos na sua atividade colocados pelo governo americano.
No entanto, mesmo com estes imprevistos, a marca chinesa tem conseguido evoluir e crescer e tornou-se mesmo a marca com maiores vendas de smartphones durante dois meses contínuos.
A juntar a este feito, agora a TrendForce aponta que poderá ser a marca chinesa que registará um maior número de vendas de equipamentos 5G em 2020.
Huawei poderá dominar vendas de smartphones 5G seguida pela Apple
Segundo os dados da TrendForce, o mercado dos equipamentos do 5G começa já a representar uma fatia interessante. Com uma previsão de venda total em 2020 de 1.24 mil milhões de smartphones, é expectável que 235 milhões sejam equipamentos 5G, o que resulta numa taxa de penetração de 18,9%.
Com o 5G em desenvolvimento muito rápido na China, devido ao grande investimento do governo chinês para proliferação desta tecnologia pelo país, a adoção tem sido mais rápida e as marcas começaram a lançar smartphones com este tipo de conectividade mais cedo.
Por esse motivo, as marcas chinesas detinham no primeiro trimestre de 2020 cerca de 75% do mercado global e prevê-se que, no final do ano, coloquem 4 fabricantes no top 6.
Ao que tudo indica, a liderança no fabrico de equipamentos 5G, no final de 2020, irá pertencer à Huawei, com uma quota de 31%, o que equivale a cerca de 75 milhões de unidades.
Segundo a mesma previsão, a Apple irá seguir de muito perto, com 70 milhões de unidades produzidas e 30% de quota, enquanto a Samsung irá encerrar o pódio com 29 milhões de unidades produzidas e uma quota de 12%.
No restante ranking, encontramos a Vivo em quarto, com 9% (21 milhões), a OPPO em quinto, com 8% (20 milhões) e, por último, a Xiaomi com também 8% (19 milhões).
Depois de alguma quebra no mercado internacional, o excelente desempenho da Huawei na China tem permitido à marca continuar a crescer neste segmento.