A iRobot é atualmente uma das marcas mais conceituadas no mercado dos robots de aspiração.
Seguindo grande parte da sua concorrência, a marca deixou de criar robots exclusivos para aspiração e lavagem e passou a integrar tudo num único robot.
No entanto, esta integração vai além do proposto pelas outras marcas e integrou uma mopa na estrutura do robot e que se monta sozinha através de um sistema mecanizado.
Nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de testar as novas funcionalidades propostas pelo iRobot Roomba Combo J7, um robot que junta a aspiração da casa a um sistema de mopa retrátil que ajuda a manter o chão sempre limpo.
Fique a conhecer a nossa análise e opinião deste inovador robot aspirador.
iRobot Roomba Combo J7 Review – Aspiração e Mopa integrados num único robot aspirador
O mercado está hoje inundado de diferentes robots aspiradores, com diversas tecnologias e capacidades, que prometem manter a casa aspirada e limpa.
De entre as várias marcas, a iRobot é uma das que mais se destaca pela qualidade dos seus equipamentos e pela evolução tecnológica que tem introduzido no mercado.
Depois de analisamos aqui o iRobot Roomba i3 e o iRobot Roomba i7+, tivemos nas últimas semanas um novo robot aspirador desta marca.
No seu último lançamento, onde apresentou o iRobot Roomba Combo J7, a marca respondeu às várias soluções 2 em 1 no mercado ao introduzir o primeiro robot a nível mundial a incluir uma mopa retrátil na sua estrutura.
Com esta nova funcionalidade, em vez de ser necessário coloca e retirar a mopa sempre que pretenda usá-la, esta está sempre instalada no robot sendo ativa automaticamente sempre que definir que pretende lavar o chão.
Com cerca de 34 centímetros de diâmetro e 3.3 Kg, este robot promete uma limpeza cuidada do chão da sua casa.
Embora não seja indicada a potência de sucção, a marca indica que oferece um valor 10x acima do Roomba série 600 e que identifica com maior precisão obstáculos e perigos através do sistema PrecisionVision navigation e a tecnologia Dirt Detect.
A confiança é de tal ordem que a marca assumiu o compromisso para Clientes com Animais que garante a substituição gratuita do robot, durante o primeiro ano, caso este tenha um encontro infeliz com algum dejeto do seu animal de estimação.
É ainda bastante eficiente em todo o tipo de pisos, assim como na limpeza de tapetes e carpetes, e apresenta uma bateria de 2210 mAh que promete aspirar uma grande área com uma única carga.
Para tornar o iRobot Roomba Combo J7 mais completo, traz incorporado o sistema operativo iRobot OS que integra diversas opções de personalização da limpeza, assim como inteligência artificial na identificação de obstáculos e objetos.
Para controlar o robot, pode utilizar a aplicação iRobot Home que está disponível nas lojas de aplicações do Android e iOS.
Permite ainda ser controlado por voz através da integração com o assistente da Google ou Alexa, permitindo um controlo total sem necessidade de pegar no smartphone ou tocar no aspirador.
O iRobot Roomba Combo J7 está já disponível na loja oficial da marca ou nos revendedores oficiais a partir de 699€.
Aspeto e funcionalidades
O iRobot Roomba Combo J7 é um verdadeiro robot aspirador 2 em 1, sendo o primeiro a nível mundial a integrar uma mopa retrátil sempre presente na estrutura desta equipamento.
No topo deste aspirador encontramos um botão para iniciar/parar a aspiração.
Além disso, encontramos ainda a zona onde a mopa é armazenada quando não está a ser utilizada, estando presa em dois pequenos braços de alumínio que ajudam a movê-la para baixo deste equipamento quando é iniciada a lavagem do chão.
Na frente, está destacada uma câmara com luz LED que permite guiar e detetar objetos e, na lateral, um sensor de acompanhamento e deteção de parede.
Por baixo, encontramos duas escovas de borracha multisuperfície que funcionam em direções opostas e uma escova rotativa. Encontramos ainda o reservatório de lixo e um reservatório de água com 210 ml.
Este aspirador conta ainda com 6 sensores de desnível para evitar quedas e sensores acústicos para detetar o eco de forma a diferenciar piso duro e carpetes.
Em analise tivemos a versão sem base de descarga de lixo, estando assim incluída uma base pequena e discreta para acoplar o iRobot Roomba Combo J7, tendo a base um código QR de dimensões generosas para que o robot consiga identificar a sua base.
Aplicação iRobot Home e configuração inicial
Para configurar e controlar o iRobot Roomba Combo J7, a marca disponibiliza a aplicação iRobot Home para Android e iOS que permite conectar com o robot e personalizar e acompanhar as tarefas de limpeza deste robot.
Na primeira utilização, deve começar por criar a conta e depois iniciar a configuração para associar o robot. Para isso deve escolher o seu modelo e inserir os dados de acesso da sua rede WiFi (deve ligar à rede 2.4 GHz).
Depois do iRobot Roomba Combo J7 aprender o mapa de sua casa, poderá editar o mapa para definir cada uma das divisões, podendo posteriormente agendar ou mandar aspirar as divisões que pretende. Aqui pode definir se quer 1 ou 2 passagens ou se quer aspirar ou aspirar e lavar, assim como definir a quantidade de água a utilizar.
Poderá ainda consultar o estado dos consumíveis e, nas configurações, personalizar várias opções do robot – Preferências de limpeza, bloqueio para crianças, luzes de estado ou as definições de linguagem e Wi-Fi.
Esta aplicação tanto funciona se o seu smartphone estiver ligado à sua rede WiFi ou em qualquer localização através dos dados móveis.
Configurar iRobot Roomba Combo J7 no Google Home
Para realizar esta conexão, necessita de utilizar a aplicação Google Home e fazer a configuração através dessa aplicação da Google. Para isso, basta seguir os passos seguintes:
- Instalar e abrir o Google Home
- Caso ainda não o tenha feito, crie a sua casa
- Carregue, no canto superior esquerdo, no +
- Escolha a opção Configurar dispositivo
- Selecione Funciona com o Google
- Na lista, procure iRobot Smart Home e carregue em Link
- Ao abrir a aplicação iRobot, carregue em Concordar e associar
Funcionamento e Limpeza
Na primeira utilização, o iRobot Roomba Combo J7 irá navegar por toda a casa de forma a mapear todas as divisões e ficar a conhecer todos os espaços que tem a limpar.
Para criar o mapa inteligente é apenas necessário realizar uma ou duas passagens, sendo possível posteriormente de personalizar o mapa, criar as diferentes divisões e rotulá-las.
A partir do momento que está tudo configurado basta aceder à aplicação, escolher se quer só aspirar ou aspirar e lavar e selecionar se quer limpar a casa toda ou determinadas zonas.
Pode também mandar aspirar a casa toda no botão físico do iRobot Roomba Combo J7 ou através de comandos de voz no Google Assistant ou na Amazon Alexa.
A navegação funciona de forma eficaz, mas ,tal como outros modelos da marca, tem tendência a bater nos rodapés em vez de parar antes de lhes bater mostrando que ainda faltam algumas melhorias no reconhecimento de espaço envolvente.
No entanto, com obstáculos como as pernas do estendal ou cabos, o iRobot Roomba Combo J7 conseguiu evitar e contornar bem, assim como o reconhecimento de desníveis.
Funcionamento da mopa
A grande novidade neste robot é a integração de uma mopa retrátil na sua estrutura.
Esta fica armazenada na parte superior do robot e, sempre que for necessária, um sistema mecanizado de dois pequenos braços de alumínio movem este acessório para debaixo do robot.
Desta forma deixa de ser necessário estar sempre a colocar e retirar a mopa quando pretendemos limpar o chão, sendo a mopa acionada sempre que se pretende lavar o chão.
Para evitar molhar desnecessariamente os tapetes, este robot reconhece-os automaticamente e recolhe a mopa na limpeza destas zonas. Esta tecnologia é bem mais prática que o sistema de elevação visto na concorrência, uma vez que evita totalmente o contacto entre o pano molhado e o tapete.
Este sistema torna-se bastante prático, uma vez toda a limpeza é realmente automatizada, quer seja para aspirar ou lavar o chão. Não requer preparação prévia e um toque num botão permite realizar as duas operações.
Se o sistema mecânico funciona bem, a operação em si não fica também atrás. O iRobot Roomba Combo J7 consegue fazer uma boa lavagem do chão, passando em toda a casa sem grandes pontos mortos.
Além de passar a mopa humedecida com água, é ainda possível adicionar um produto de limpeza que vem incluído com o robot e que permite tornar a lavagem do chão mais completa.
Para se adaptar aos vários tipos de chão, pode definir um dos 3 níveis de água na mopa de forma a humedecer mais ou menos o chão. No nosso caso, temos praticamente em toda a casa flutuante e usamos o valor máximo sem nos parecer demasiado molhado.
Na aplicação pode também definir zonas de exclusão de lavagem, o que irá fazer com que a mopa seja recolhida nesses espaços. Neste ponto recomendamos ter muita atenção com a área definida, uma vez que o mapa não é 100% exato e depois o robot acaba por recolher a mopa em sítios onde não era suposto.
Durante toda a operação do iRobot Roomba Combo J7 a luz LED junto à câmara permanece ligada, um ponto que permite melhorar o desempenho da câmara, mas acaba por ser algo incomodativo em certas ocasiões.
Qualidade de limpeza
Para uma limpeza de dia a dia, este robot é uma excelente opção. Basta encher o depósito de água e esvaziar o reservatório do lixo e pode ficar descansado quanto à aspiração e lavagem do seu chão.
Embora a aspiração não seja a mais potente do mercado, é suficiente para grande parte das utilizações, conseguindo até aspirar os tapetes sem grande dificuldade.
As escovas multissuperfície do iRobot Roomba Combo J7 conseguem fazer uma boa limpeza, captando com alguma facilidade o lixo e pó presente no chão.
Quanto à mopa, achamos o seu desempenho bastante bom, conseguindo uma uniformização de lavagem melhor que outros robot que já testamos.
Animais de estimação podem ser inimigos deste robot
Temos de referir aqui uma limitação que reparámos na nossa utilização. Aqui em casa vivem 2 gatos que, como é habitual, largam muito pêlo em todo o espaço.
Uma vez que não temos a base de recolha de lixo, o iRobot Roomba Combo J7 fica rapidamente com o reservatório cheio.
Além disso, reparámos também que vezes fica com bolas de pêlo presas na ligação ao armazenamento do lixo, fazendo com que o robot esteja recorrentemente a informar que está cheio quando, na verdade, não tem praticamente nenhum lixo armazenado.
Isto pode dever-se também ao facto do robot não ter a maior das forças de sucção, fazendo com que estas bolas maiores não consigam ser corretamente aspiradas.
Mesmo retirando as escovas multissuperficie e limpando toda esta área, volta a acontecer com alguma recorrência, tornando-se por vezes saturante estar sempre a ver o aviso de depósito cheio.
Nestes casos recomendamos a compra da base de descarga de forma a que o iRobot Roomba Combo J7 consiga ser totalmente autónomo na sua operação.
Autonomia
Ao nível de autonomia, este robot surpreendeu. Os 2210 mAh que traz conseguiram aspirar e lavar a casa toda com uma única carga (cerca de 50m2), restando ainda carga para fazer mais alguma área.
Para explorar os limites da bateria, conseguimos alcançar 146 minutos em modo apenas de aspiração e 102 minutos em modo de aspiração e limpeza.
A nossa opinião do iRobot Roomba Combo J7
O iRobot Roomba Combo J7 é um conceito verdadeiramente inovador no mercado.
Embora não invente a roda, consegue realmente ser um robot 2 em 1 ao integrar a mopa na estrutura e tornar a sua utilização automatizada. A mopa é ativa quando deteta piso duro e recolhe automaticamente quando deteta tapetes.
Ao nível da aspiração, o iRobot Roomba Combo J7 mostrou um bom desempenho para a sujidade do dia a dia, mas complica quando se coloca à mistura muitos pelos de animais de estimação. Estes tendem a encher rapidamente o armazenamento de lixo e a ficarem presos na entrada deste espaço, fazendo com que o robot pense que tem o reservatório cheio.
No entanto, se avaliarmos de forma geral a limpeza, esta é bem conseguida e a mopa tem um desempenho bastante bom com possibilidade de colocar um produto de limpeza.
Ao nível da navegação, o robot consegue orientar-se bem, embora tenha a tendência de bater nos rodapés em vez de travar antes de lhes tocar.
A autonomia surpreendeu pela positiva e foi possível aspirar e lavar a casa toda com uma única carga sem grandes problemas.
O iRobot Roomba Combo J7 pode ser adquirido na loja oficial ou em revendedores oficiais a partir de 699€ com base.
O Techbit agradece à iRobot a cedência do iRobot Roomba Combo J7 para análise.