Como é o consumidor português da atualidade?

Um estudo do Portal da Queixa analisou os novos comportamentos e hábitos dos consumidores portugueses concluindo que, de forma geral, as compras online são uma preferência, mas as reclamações também têm um papel mais vincado nos portugueses.

O consumidor português atualmente já pesquisa mais sobre os produtos antes de avançar com a compra dos mesmos e a opinião de outros consumidores é a maior influência para a decisão de compra.

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“O Perfil do Consumidor Atual”

O novo estudo realizado pelo Portal da Queixa, apelidado de “O perfil do Consumidor Atual”, tem como objetivo identificar os novos hábitos de consumo que os portugueses adotaram após uma pandemia e um enorme momento de inflação no país. Houve algumas alterações nos comportamentos habituais e, sem sombra de dúvidas, o online ganhou muito espaço entre a sociedade.

Os resultados deste estudo em questão foram divulgados no âmbito do Dia Mundial dos Consumidores, assinalado no passado dia 15 de Março.

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As principais conclusões do estudo sugerem que os portugueses estão numa fase de mudança, ou seja, são agora mais digitais, exigentes, atentos e valorizam mais a opinião de outros compradores antes de avançarem com a compra de determinado produto. A reputação é o indicador que mais faz confiar numa marca.

Segundo os dados reunidos pelo Portal da Queixa, é possível concluir que 91.4% dos consumidores já efetuou alguma compra online; 69.5% dos inquiridos afirma pesquisar sempre antes de comprar alguma coisa; 69.8% confirma que já apresentou uma reclamação online; 84.9% escolhe a reputação de uma determinada marca como principal indicador de confiança em vez da notoriedade da mesma (15.1%).

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No que diz respeito ao momento de efetuar a compra de um produto, a maioria considera mais importante a opinião de outros compradores (63.9%), seguido pela reputação da marca (59.5%) e de seguida o preço promocional (52.3%).

Com foco nas compras online, o estudo permitiu concluir que a Tecnologia é a categoria com maior número de compras (61.1%), seguida pela área do Vestuário (55%), Beleza e bem-estar (34.3%) e Viagens (37.9%).

O método de pagamento preferido dos portugueses continua a ser o mais tradicional, a referência MB (64.8%), seguindo-se a utilização de um Cartão de crédito (46.4%) e, por fim, o MB WAY (37.4%).

Reclamar é já uma prática recorrente

De acordo com o estudo do Portal da Queixa, o novo consumidor – que migrou para as plataformas digitais – está mais atento, exigente e valoriza a comunicação de proximidade com as marcas.

Este consumidor é também alguém que reclama mais e que encara a forma como uma reclamação é resolvida como novo critério de avaliação de uma marca.

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Metade dos inquiridos indica que faz sentido efetuar uma reclamação, enquanto 24.8% diz ser “um direito e um dever” e 21.2% considera que efetuar uma reclamação “permite alertar outros consumidores”.

No que diz respeito ao meio utilizado pelos consumidores para reclamar, 64.7% afirma optar pelo Portal da Queixa para apresentar uma queixa às empresas. 53.3% admite que prefere recorrer aos canais oficiais das marcas para esse efeito; 33.8% opta pelo livro de reclamações e 19.1% queixa-se às associais de consumidores.

Quanto à eficácia dos canais escolhidos para efetuar uma reclamação, 56.3% responde que sente uma maior eficácia na gestão da reclamação através do Portal da Queixa, sendo que 49.7% dos inquiridos assumiu que consultar as queixas apresentadas no portal da Queixa já o evitou de comprar algo arriscado.

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Enquanto plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas, o Portal da Queixa questionou os consumidores sobre a importância do selo “Marca Recomendada”, uma distinção atribuída exclusivamente pelos consumidores no Portal da Queixa. À questão “O que representa para si uma Marca Recomendada?” 53,7% dos inquiridos afirma que uma marca distinguida com este selo “transmite confiança”.

O estudo “O Perfil do Consumidor Atual” realizou-se através de um questionário online efetuado entre os dias 6 e 13 de março de 2023 e abrangeu um universo de 4.570 inquiridos.

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Entre os consumidores que participaram no estudo, 56,7% das respostas foram dadas pelo género masculino, 42,7% do género feminino e 0,6% outros. As faixas etárias com maior adesão foram entre os 25-34 anos de idade (26,8%) e entre os 35-44 anos (27,5%), seguindo-se os consumidores entre os 45-55 anos (21%). A nível de escolaridade, responderam ao inquérito sobretudo pessoas com o Ensino Superior (44,6%), Ensino Secundário (33,7%) e com Ensino Médio (17%).

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