Análise Vasco Translator V4 – o melhor amigo para levar numa viagem ao estrangeiro

Nos tempos que correm poderá ser estranho existirem empresas que se especializam num equipamentos que nada mais faz a não ser traduzir de uma língua para outra.

Apesar de serem muitas as ofertas no mercado a nível de tradutores, e a grande maioria gratuita, o Vasco Translator V4 é um equipamento que se consegue destacar no meio das traduções todas a que temos acesso.

Com o Vasco Translator V4 temos um companheiro capaz de falar diversas línguas e com acesso à Internet em cerca de 200 países. O TechBit teve a oportunidade de testar este equipamento e deixamos-lhe aqui uma visão diferente de uma funcionalidade que não sabia que podia ser melhor que o Google Tradutor.

Vasco V4 Tradutor
Publicidade

Vamos conhecer o Vasco Translator V4

A empresa por detrás do Vasco Translator V4 trata-se de uma empresa de IT que se decidiu focar nas traduções desde 2008. Trataram de traduções para outras marcas grandes e, atualmente, o sistema conta com 10 motores de tradução baseados em IA, incluindo o Google Tradutor.

A ideia de criar um equipamento dedicado apenas à tradução de línguas, prende-se na necessidade de muitos utilizadores, em especial empresas, que tratam de negócios e informações em diversas partes do mundo.

Vasco V4 Tradutor

Como tal, nem sempre uma tradução feita palavra a palavra, como acontece na grande maioria das traduções no Google Tradutor, é a solução ideal que permite ter uma conversa fluida com outra pessoa.

Com o Vasco Translator V4, a empresa colocou no mercado um equipamento, muito semelhante a um smartphone, mas de tamanho mais reduzido (ecrã de 5 polegadas), capaz de traduzir automaticamente até 108 idiomas diferentes e que conta com Internet gratuita vitalícia.

A nível de voz, o Vasco consegue conversar em 76 idiomas, consegue traduzir 108 idiomas por imagem e escreve em 90 idiomas.

A marca promete um atrase de aproximadamente meio segundo até obter a tradução do que foi captado pelo Vasco Translator V4 e a Internet incluída com a compra do equipamento permite o acesso à base de dados central, sem limites, em quase todos os cantos do mundo, incluindo na China.

Vasco V4 Tradutor

Os servidores estão localizados na Alemanha e todas as conversas traduzidas pelo Vasco são encriptadas para garantir a privacidade dos utilizadores e que nada é intersetado pelo caminho.

A ligação á Internet é feita através do cartão SIM que vem incluído com o Vasco Translator V4 e conta com uma conetividade 4G. A bateria é de 2400 mAh e aguenta-se bem durante um dia de traduções, podendo ser carregada via USB-C.

O corpo emborrachado oferece ao Vasco uma resistência acima da média em equipamentos mobile e, na caixa, vem ainda uma capa de proteção transparente para oferecer um nível de proteção maior. Desta forma a empresa garante que o utilizador em tudo o que necessita para viajar com o companheiro de bolso sem preocupações.

Utilizar o Vasco Translator V4 no dia a dia

Antes de qualquer coisa, é importante referir que o Vasco Translator V4 não foi desenvolvido para o utilizador comum poder traduzir textos no dia a dia ou conversas com uma ou duas pessoas, esporadicamente, ao longo do ano. Pode ser utilizado para tal, mas o investimento é um pouco elevado para esse tipo de situações esporádicas.

O Vasco Translator V4 conta com 10 motores de tradução para conseguir ir mais além e não faz traduções palavra a palavra. por norma a frase é construída e articulada de forma correta nas diferentes línguas suportadas, o que oferece uma comunicação entre duas pessoas mais natural.

Vasco V4 Tradutor

A utilização deste equipamento é pensada para quem, constantemente, tem de lidar com línguas que desconhece ou que pouco domina, e aqui consegue encontrar um amigo de bolso para o ajudar.

O Vasco Translator V4 conta com um menu de várias opções, a primeira de todas é a função de conversar. Neste menu podemos selecionar a nossa língua e a língua da outra pessoa, recorrendo depois aos botões laterais ou ao microfone no ecrã para ativar quem está a falar.

Vasco V4 Tradutor

Os microfones do Vasco ligam-se e acende-se uma luz na parte superior que indica quem está a falar. A luz muda de cor assim que deteta que a primeira pessoa acaba de falar e efetua a tradução, ativando assim o microfone para que a outra pessoa possa responder.

Este processo é simples, rápido e bastante eficaz. Nos testes que fizemos deste modo, conseguimos traduzir vários vídeos de diferentes línguas, que correspondiam às legendas indicadas pelos próprios criadores, assim como conseguimos ter conversas sem grandes problemas na vida real.

Um fator muito positivo do Vasco Translator V4 é que consegue detetar a forma como as coisas são ditas. Ou seja, se cantarmos uma música em determinada língua, a tradução feita é adaptada ao que foi ouvido, sendo feita com as mesmas pausas e traduzindo para a forma mais comum nos casos em que se tratem de expressões típicas da língua em questão.

Algumas vezes tivemos alguns problemas com a utilização da funcionalidade pois, à mínima pausa para respirar no meio de uma frase, o Vasco Translator V4 parava de ouvir e começava automaticamente a ditar o que havia traduzido, passando a vez à pessoa à nossa frente. Este tipo de paragem ocorreu diversas vezes e em diferentes idiomas, levando a que existisse sempre algum cuidado na fala para evitarmos paragens a meio do discurso.

Para dar a volta a este inconveniente, é possível utilizar os botões laterais que, quando pressionados, vão ouvir todo o discurso até que soltemos o botão e, aí sim, começará a traduzir tudo o que escutou.

Traduzir imagens

A tradução de imagens do Vasco Translator V4 recorre à câmara integrada na traseira do equipamento. Após fotografar o motivo que quer traduzir são apresentadas duas opções no ecrã em conjunto com a tradução.

È possível optar por manter a imagem em questão e o tradutor colocar as letras por cima do que está a traduzir ou, em alternativa, aplicar um fundo branco para que consigamos um maior destaque nas palavras traduzidas.

Vasco V4 Tradutor

Esta função consegue ser utilizada nos 108 idiomas que o Vasco conhece e poderá ser útil para traduzir sinais de aviso, textos de monumentos ou até mesmo contratos ou informações partilhadas entre empresas em diferentes línguas.

Escrever para traduzir

Como nem sempre o ambiente ao redor das pessoas é ideal para possibilitar uma boa captação de áudio, o Vasco Translator V4 conta com uma outra forma de poder comunicar com as pessoas de todo o mundo.

Se o áudio estiver a apresentar dificuldades e as palavras não forem captadas em condições, que pode acontecer em ambientes ruidosos, é possível abrir o menu de tradução por escrita.

Vasco V4 Tradutor

Aqui a função de tradução é feita após terminar de escrever a frase em questão na língua indicada, sendo esta traduzida de forma automática para a língua correspondente.

Aprender com o Vasco

Uma outra funcionalidade do Vasco Translator V4 passa um pouco por ensinar os utilizadores a falar novas línguas.

Aqui sim, a lição será dada uma palavra de cada vez, mas é uma forma de as pessoas poderem estudar uma nova língua de forma mais simples, conseguindo assim acostumar-se aos sons das palavras.

O Vasco Translator V4 permite escolher qualquer uma das línguas integradas no sistema e vai apresentando diversos cartões na língua materna do utilizador. Ao carregar no botão para virar esse cartão, aparece a tradução escrita da palavra e é reproduzido o som de como se deve pronunciar.

Vasco V4 Tradutor

O utilizador depois terá de escolher se já sabe dizer aquela palavra, ou se ainda não a conhece, e passar então à próxima. As “aulas” são divididas em vários níveis com diferentes cartões de palavras, de forma a ajudar o utilizador a aprender consoante o ritmo desejado.

Conclusões

Após algumas semanas com o Vasco Translator V4 foi possível perceber que não é, de todo, um equipamento que vamos ter conosco todos os dias se não necessitarmos constantemente dele, levando a que nas poucas situações em que nos podia dar jeito o Vasco esteja em casa e não junto a nós.

Assim sendo, este é um tipo de equipamento que tem o público alvo bem definido e a empresa sabe disso.

Em entrevista ao TechBit, um dos representantes da marca em Portugal explicou-nos que o Hospital de São João no Porto, a Casa Amália, a Câmara Municipal de Braga, entre outras instituições, já trabalham com o Vasco para facilitar a interação com as pessoas de outros idiomas.

Este sim é o foco, permitir que quem lida constantemente com outras línguas e outras culturas consiga, com um pequeno equipamento, compreender melhor com quem está a falar e fazer-se ouvir sem intermediários.

Vasco V4 Tradutor

Quando em viagem para outros países, muitas pessoas acabam por recorrer a guias locais para se entenderem com as pessoas daquele país e, como é óbvio, nestas situações existe sempre a dúvida do que está a ser traduzido pelo interprete. Com o Vasco Translator V4 este problema desaparece, pois sabemos o que estamos a dizer e sabemos que está a ser traduzido com base no que foi dito.

O facto de ser possível manter a forma como as coisas são ditas, ajuda a que a compreensão e a própria tradução seja mais viável. Além de tudo isso, o Vasco Translator V4 conta com diferentes variantes da mesma língua, contado com o Português de Portugal, Português do Brasil, Espanhol de Espanha, Espanhol do México, etc.

Vasco Translator V4

Quando bem aplicado, este é um equipamento que poderá mudar a forma como os negócios são feitos e como as viagens decorrem, ajudando os utilizadores a estarem mais cientes de tudo o que se passa ao redor e oferecendo alguma autonomia a quem necessitar de ajuda quando fora da zona de conforto.

O Vasco Translator V4 pode ser adquirido por um PVPR de 389€ sendo que a caixa incluí o equipamento, a capa de proteção, o cabo de carregamento USB-C e o cartão SIM com Internet vitalícia e ilimitada para traduções.

compra recomendada techbit

Agradecemos à empresa por nos ter enviado o Vasco Translator V4 para análise.

Tradutor Vasco V4

389€
8.9

Capacidade de tradução

10.0/10

Conetividade

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Performance

8.5/10

Construção

8.0/10

Pros

  • Grande variedade de idiomas
  • Diferentes variantes do mesmo idioma
  • Traduções feitas de forma lógica e não palavra a palavra
  • Construção emborrachada para maior resistência a quedas
  • Conjunto completo incluído na caixa para utilização vitalícia

Contras

  • Algumas paragens na tradução à mínima pausa no discurso quando no modo automático
  • Ligeiro atraso para começar a traduzir sempre que o equipamento ficava em pausa por longos períodos
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory