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Autovoucher com 69% mais reclamações que a semana anterior após aviso de subida do preço dos combustíveis

O Portal da Queixa registou um aumento de 69% de reclamações apresentadas à plataforma Autovoucher entre o dia 28 de fevereiro e o dia 6 de março.

As principais causas das reclamações prendem-se no registo/adesão ao programa Autovoucher e a falhas no processo de reembolso por parte dos bancos ou do próprio Estado.

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Autovoucher com um aumento de 69% de reclamações

Foi esta segunda-feira, dia 7 de março de 2022, que o programa Autovoucher passou a ter um subsídio mensal de 20€ em vez dos anteriores 5€ que estavam estipulados anteriormente. Esta medida foi aplicada para colmatar, de certa forma, o grande aumento do preço dos combustíveis.

Esta medido foi anunciada pelo Governo na passada sexta-feira de modo a tentar compensar, de alguma forma, os consumidores pelo aumento que aplicado no preço dos combustíveis provocado pela atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

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Foi devido a esta alteração que o Portal da Queixa começou a registar um maior número de reclamações direcionadas ao programa Autovoucher. Também a SaltPay, a operadora responsável pela gestão do programa, teve um aumento no número de reclamações. A separação entre a entidade responsável e o programa em concreto deve-se ao facto de existirem problemas no registo dos consumidores ao programa assim como existem falhas no pagamento realizado por parte da empresa aos consumidores.

Segundo a análise realizada pelo Portal da Queixa, entre 28 de fevereiro e 6 de março de 2022, o número de queixas disparou 69% comparativamente à semana anterior. Nos últimos dois dias, as reclamações dirigidas à SaltPay representam já 29% do total de queixas feitas desde o início do corrente ano.

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Os principais motivos apontados são as dificuldades em obter o reembolso prometido e problemas com a inscrição no programa e na adesão ao Autovoucher, condição obrigatória para poder usufruir do reembolso.

Alguns consumidores afirmam que estão a receber mensagens de erro no momento do registo, quando chegam à fase de receber uma SMS de confirmação para poderem avançar com a inscrição, enquanto outros reclamam de nunca terem recebido qualquer reembolso por parte do programa. Existe ainda quem se queixe de ter corrido tudo bem até ao mês de janeiro de 2022, altura em que deixaram de receber os pagamentos de reembolso.

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A plataforma já contava anteriormente com diversas queixas de problemas relacionados com os reembolsos aos consumidores que, em alguns casos, afirmavam nunca terem recebido qualquer reembolso, em especial, na altura em que o programa estava focado apenas no IVAucher.

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