Mesmo com os esforços da concorrência para tentar ganhar terreno no mundo dos motores de pesquisa, a Google continua a liderar este segmento de forma isolada.
No entanto, a Microsoft não pretende dar-se por vencida e delineou agora uma técnica, com base no Outlook e no Edge, para tentar aumentar a utilização do Bing nos dispositivos Android.
Microsoft tenta conquistar utilizadores para o Bing no Android
Após o fim do seu sistema operativo para dispositivos móveis, a Microsoft decidiu apostar no Android para continuar a competir neste mercado.
Além do desenvolvimento do Surface Duo, tem também apostado no desenvolvimento de várias aplicações para este sistema.
Recentemente, vários utilizadores começaram a reportar o facto de lhes surgir a opção para pesquisar no Bing, no menu que surge após selecionar um texto, sem que tivessem a aplicação instalada.
Após alguns testes, começou-se a perceber que esta opção desaparecia quando o Outlook era desinstalado, devendo haver alguma ligação entre ambos os casos.
Descobriu-se então que a Microsoft estava a explorar uma função do Android que permitia adicionar a pesquisa no Bing no menu de seleção de texto quando o utilizador tinha instaladas as aplicações do Outlook e do Edge em simultâneo.
Intitulado por muitos como uma estratégia de cavalo de troia, esta foi uma forma que a Microsoft encontrou, de forma legítima, de dar oportunidade aos utilizadores do sistema Android de testarem o seu motor de pesquisa.
Esta opção encontra-se ainda ativa, para quem tem ambas as aplicações da Microsoft ativas, não se sabendo se a Google irá fazer alguma coisa para limitar esta estratégia.