Análise Bose QuietComfort Ultra – o conforto de ouvir música em silêncio

A Bose é, aos dias de hoje, uma marca de referência no que diz respeito a equipamentos de áudio e, recentemente, apresentou os novos Bose QuietComfort Ultra, uns auscultadores com tudo o que a marca sabe fazer de melhor.

Os Bose QuietComfort Ultra são auscultadores confortáveis, que contam com a tecnologia de áudio espacial assim como com um cancelamento de ruído dos melhores do mercado.

Bose QuietComfort Ultra
Publicidade

Assim sendo, nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de testar o produto final da Bose e deixamos-lhe agora a nossa opinião sobre os Bose QuietComfort Ultra.

Bose QuietComfort Ultra – Características gerais

Os Bose QuietComfort Ultra foram desenhados para serem elegantes, duradouros e confortáveis para longas horas de utilização. Assim sendo, estamos perante uns auscultadores fabricados com materiais como alumínio, couro sintético, plástico e couro proteico.

Os auscultadores contam ainda com microfones incorporados que prometem chamadas mais nítidas e permitem a reprodução de áudio contínuo até 24 horas, com um tempo de carregamento de cerca de 3 horas.

Bose QuietComfort Ultra

A nível de entradas e botões, os Bose QuietComfort Ultra contam com uma porta USB-C para o carregamento dos mesmos, uma entrada de áudio 2.5mm para quando a bateria não é suficiente para dar conta do recado, um controlo sensível ao toque do lado direito para controlar o voluma com um simples deslize do dedo, um botão para alterar os modos e o botão ON/OFF que também controla o emparelhamento via Bluetooth.

A nível de acessórios incluídos, contamos com a caixa de transporte, o cabo USB-A/USB-C e um cabo de ligação Jack 2.5mm/3.5mm.

O conforto da Bose

A utilização dos Bose QuietComfort Ultra é algo muito satisfatório sem dúvida alguma. Estes são os auscultadores mais confortáveis que testámos até à data em questão.

Sendo um tipo de utilizador que necessita de usar óculos, este tipo de equipamentos nem sempre são muito fáceis de utilizar devido á pressão excessiva que podem exercer nos óculos, levando a algum incómodo ao fim de alguns minutos de uso.

Bose QuietComfort Ultra

Com os Bose QuietComfort Ultra este problema não aconteceu mesmo com algumas horas de utilização contínua. Existe uma pressão ideal para os manter no lugar, mas sem pressionar os óculos ao ponto de se tornar incómodo.

Além disso, existe uma boa respiração da zona onde as almofadas assentam o que leva a que não haja um desconforto pelo calor acomulado.

Cancelamento de ruído passivo e ativo

Tratando-se de uns auscultadores over-ear, os Bose QuietComfort Ultra oferecem assim um certo cancelamento de ruído passivo mal os colocamos. Aqui, devido ao ponto anterior, podemos dizer que o cancelamento passivo não isola muito ruído externo.

Já no que diz respeito ao cancelamento de ruído ativo, a Bose trabalhou muito bem esta questão e, mal ligamos os auscultadores, ouvimos todos os sons ao nosso redor simplesmente a desaparecerem. Um centro comercial cheio torna-se um jardim zen sem ruído.

Bose QuietComfort Ultra

O cancelamento de ruído é depois colmatado com o modo transparência que permite fazer o oposto, ouvir música mantendo a atenção a tudo o que se passa ao nosso redor. Neste caso o modo transparência não é o melhor que já testámos, chegando a ser ligeiramente ruidoso em determinados cenários, especialmente se existirem sons altos e agudos que surgem de forma esporádica.

De destacar que a nível de vozes, o modo transparência consegue oferecer um resultado melhor que a grande maioria, onde as vozes soam mais naturais que o habitual e muito pouco robóticas, levando-nos quase a esquecer que estamos a ouvir as pessoas através de microfones.

Modo imersão torna o utilizador o centro do concerto

Um grande ponto de destaque feito pela marca com o anúncio dos Bose QuietComfort Ultra foi o modo “imersão”, que junta o cancelamento de ruído com o áudio imersivo para criar uma falsa sensação de que o som está a vir de todos os lados.

Este modo é muito interessante de ser utilizado e, com determinadas músicas, pode elevar a experiência sonora para um nível superior. A ideia da marca é que o utilizador seja o centro de qualquer concerto.

Bose QuietComfort Ultra

Este modo pode ser definido para funcionar de duas formas: “imóvel” ou “em movimento”. A diferença entre eles é que, no primeiro caso, o som vem de frente para o utilizador e sempre que viramos a cabeça para qualquer sítio os auscultadores acompanham o movimento e mantém o som no mesmo lugar.

Já o modo “em movimento” faz o oposto, aproveita o movimento da cabeça para “levar o palco” para o mesmo lado em que o utilizador está.

Apesar de ser uma experiência interessante e bastante agradável, infelizmente, não vai funcionar sempre nas melhores condições. Dependendo do tipo de ficheiro que estamos a reproduzir e mesmo o tipo de música, alguns vão funcionar melhor que outros, chegando nalguns casos a parecer que existe uma certa distorção do que estamos a ouvir por termos o modo imersão ativo.

Graves, médios, agudos… todos fazem parte da experiência

Falando de auscultadores de topo, o que realmente importa é a qualidade sonora que vamos obter pelo preço que estamos a pagar.

No caso dos Bose QuietComfort Ultra o valor a pagar não é baixo, mas o resultado que obtemos é também bastante elevado.

Bose QuietComfort Ultra

Para quem gosta de graves bastante pronunciados enquanto ouve música, os Bose QuietComfort Ultra permitem sentir o tremer de cada nota mais baixa sem qualquer tipo de distorção presente. Enquanto isso, os tons médios continuam bastante presentes e conseguimos distinguir cada nota tocada.

A vozes ganham um destaque muito bom e os agudos não sofrem com nada disto, mantendo-se limpos e cristalinos. No final de contas, os Bose QuietComfort Ultra oferecem um nível de som superior que acompanha o preço que pagamos pelos equipamentos de topo.

Aplicação e interação direta com os Bose QuietComfort Ultra

A aplicação Bose Music é o centro de comandos dos Bose QuietComfort Ultra. É aqui que podemos configurar todos os pontos dos auscultadores para que tenhamos uma experiência mais aprimorada.

Bose QuietComfort Ultra

No entanto, poderá ser também o ponto mais fraco dos auscultadores. Como já tem sido recorrente, a aplicação está longe de estar ao mesmo nível dos equipamentos que a marca coloca no mercado. Para começar, sempre que a aplicação é lançada, mesmo que já exista uma conexão com os fones, esta fica sempre a carregar por uns segundos a ligação ao equipamento.

Dentro da app, temos então vários menus para podermos ajustar tudo ao nosso gosto. Funciona bem, é rápida e intuitiva, mas depois de o fazermos pela primeira vez torna-se desnecessária.

Bose QuietComfort Ultra

Já os controlos feitos diretamente nos Bose QuietComfort Ultra, funcionam muito bem e são fáceis de compreender. O deslizar na linha traseira do lado direito funciona para controlar o volume, para cima e para baixo, podendo ainda ser utilizado para pressionar por breves segundos e desencadear um determinado comando, por exemplo, indicar a bateria dos fones.

O botão maior, também do lado direito, permite controlar a música e alternar entre os diferentes modos disponíveis. O botão mais pequeno serve para ligar e desligar os Bose QuietComfort Ultra assim como para ativar o modo de emparelhamento.

Conclusão

Os Bose QuietComfort Ultra são uns auscultadores que chegaram para marcar a sua posição no mercado de forma firme e estável. São equipamentos de topo, promovidos como tal e que se conseguem comportar dessa mesma forma.

Os comandos colocados nos Bose QuietComfort Ultra funcionam muito bem e de forma bastante intuitiva, mesmo em andamento. Este ponto aliado à autonomia que, apesar de não termos estados 24 horas seguidas a ouvir música, conseguimos estar mais de uma semana a utilizar constantemente os auscultadores sem termos de os carregar, deixou-nos muito satisfeitos com o que a Bose conseguiu trazer para o mercado.

Bose QuietComfort Ultra

A nível de som, conseguimos uns graves bastante marcados e que se sentem mesmo nos volumes mais baixos, mantendo a qualidade máxima com o volume elevado sem criar distorções. Os médios são bastante bem conseguidos e notáveis em diferentes estilos, tudo isto sem prejudicar os agudos que se mantém cristalinos até no volume máximo.

A construção dos Bose QuietComfort Ultra é de elevada qualidade, transmitindo uma sensação robusta e durável enquanto se mantém como os auscultadores mais confortáveis que já testamos. Um ponto extra por permitirem o conforto mesmo com os óculos colocados, pois torna-se incómodo com outros modelos termos de optar por ter um bom som ou conforto apenas porque vemos mal.

Bose QuietComfort Ultra

Seja para contextos mais profissionais ou apenas para apreciar a nossa música favorita ao longo do dia, os Bose QuietComfort Ultra são um excelente opção. Oferecem ligação via Bluetooth, mas também via entrada Jack 3.5mm fornecendo o cabo para efetuar essa ligação de origem.

A nível de preço, os Bose QuietComfort Ultra encontram-se no mercado por um PVPR de 519€, um valor que não é barato, mas que comparado com os concorrentes do mesmo segmento, se encontra dentro das tendências.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Bose a cedência dos Bose QuietComfort Ultra para testes.

Bose QuietComfort Ultra

519€
9.6

Qualidade de construção

9.5/10

Som

9.5/10

Preço

9.0/10

Autonomia

10.0/10

Conforto

10.0/10

Pros

  • Conforto durante a utilização
  • Som bem conseguido em todos os pontos
  • Autonomia

Contras

  • Áudio imersivo tem espaço para ser melhorado
  • Aplicação podia ser mais rápida a conectar aos equipamentos
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory