Análise Bose QuietComfort Earbuds II – o poder de desligar os sons ao seu redor

A Bose é uma marca com o nome bastante vincado no mundo da música. Uma das suas apostas mais recente foram os Bose QuietComfort Earbuds II, uns auriculares pequenos que podem ser transportados para qualquer lugar e que oferecem muito mais qualidade do que seria de esperar em algo tão pequeno.

Os Bose QuietComfort Earbuds II estiveram na posse do TechBit por algum tempo, para podermos testar todo o seu potência, e estes auriculares conseguiram impressionar em diversos aspetos. No entanto, existem algumas falhas que não podemos deixar de fora.

Bose QuietComfort Earbuds II
Publicidade

Um resumo geral dos Bose QuietComfort Earbuds II

A experiência de utilização premium que os Bose QuietComfort Earbuds II pretendem oferecer aos utilizadores começa assim que estes saem da caixa. Notamos que o material é cuidado e todos os detalhes foram pensados para o conforto do utilizador.

O seu formato não foi pensado para serem os auriculares mais pequenos do mercado, mas sim para oferecerem o máximo de conforto possível durante a utilização.

Têm um tamanho de 1.2 polegadas e a caixa de transporte de 2.61 polegadas.

Bose QuietComfort Earbuds II

Os auriculares em si são feitos de plástico e contam com uma resistência IPX4 contra o suor e a água, de forma a que possam ser utilizados para atividades físicas mais puxadas ao ar livre sem problemas.

Na embalagem encontramos várias pontas de silicone assim como vários encaixes do mesmo material, para que cada pessoa possa escolher o tamanho que mais se adequa ao seu ouvido para isolar ao máximo o barulho exterior sem se tornar desconfortável ou cair durante a utilização.

A caixa de transporte é feita de um plástico rígido que, durante os testes, se mostrou bastante resistente a riscos, tendo em conta que os auriculares foram sempre transportados no mesmo bolso que as chaves de casa que costumam deixar algumas marcas em caixas mais brilhantes ou plásticos mais fracos.

Cada auricular conta com 4 microfones preparados para captar todos os sons, sejam eles do ambiente que queremos desligar ou da nossa voz para uma chamada ou uma gravação de áudio.

Bose QuietComfort Earbuds II

Os Bose QuietComfort Earbuds II contam com o processador Qualcomm S5 Áudio que permite um controlo e um equilíbrio incrível de todo o som que entra nos nossos ouvidos durante a sua utilização.

Os auriculares podem ser controlados através dos comandos sensíveis ao toque presentes nos dois auriculares. Com um toque temos a opção de Play/Pause e com um deslizar para cima e para baixo podemos controlar o volume. A pressionar em qualquer um dos lados alteramos o modo de utilização.

A configuração inicial

Sendo especialista no mundo da música, a Bose preparou os seus auriculares para uma experiência adaptada a cada utilizador de forma a conseguir oferecer a melhor qualidade possível a todas as pessoas.

Ao retirarmos os auriculares da caixa, estes entram em modo de emparelhamento e, através da aplicação oficial Bose Music (disponível para Android e iOS) conseguimos iniciar o processo de configuração e ajuste de som.

O primeiro passo é ler as instruções que indicam que tenhamos a certeza das pontas e borrachas que escolhemos e para confirmarmos se estas estão a isolar bem o barulho externo enquanto se mantém fixas nos ouvidos.

Depois deste passo, somos convidados a realizar um teste de adaptação. Este teste é feito de forma automática pelos Bose QuietComfort Earbuds II que emitem um som especifico que vai viajar pelo canal auditivo, refletir e voltar a ser captado pelos auriculares. Desta forma, a Bose consegue otimizar o cancelamento de ruído e a performance sonora de acordo com o canal auditivo de cada pessoa, garantindo ainda que os fones estão a isolar corretamente o som externo.

Uma aplicação que prejudica a experiência

Se por um lado estamos perante uns fones com capacidades incríveis, por outro encontramos uma aplicação com espaço para melhorias.

O controlo dos Bose QuietComfort Earbuds II funciona sem qualquer problema a grande maioria das vezes assim que os retiramos da caixa de transporte. No entanto, o problema maior, é que uma ou outra vez, deparámo-nos com apenas um dos auriculares a conseguir fazer a ligação e a aplicação simplesmente não deixava fazer nada pois nem assumia que um deles estava ligado.

Não conseguimos perceber bem onde estaria o problema, se na aplicação, se nos fones ou no utilizador, mas a verdade é que isto aconteceu em três smartphones diferentes, pelo que retirámos de cima da mesa a hipótese de ser algo relacionado com o equipamento a que os Bose QuietComfort Earbuds II se conectavam.

Bose QuietComfort Earbuds II

A única forma de resolver o problema era mesmo retirar os dois auriculares, colocar na caixa, fechar a tampa e voltar a abrir e colocar um de cada vez nos ouvidos. Aí sim, já ouvíamos o som característico de que estavam ligados e a voz que indica a percentagem da bateria e o modo em que estão a ser utilizados.

A nível de controlos na aplicação Bose Music, temos os já habituais controlos multimédia, assim como diferentes modos de utilização que podemos ainda configurar ao nosso gosto para que cada cenário seja ajustado à nossa realidade.

Som de excelente qualidade

Aqui sim entramos num ponto onde não conseguimos apontar quase nenhum defeito aos Bose QuietComfort Earbuds II, a qualidade de som que nos chega aos ouvidos.

Após alguns testes e diferentes estilos de música, conseguimos perceber o equilíbrio quase perfeito que estes auriculares conseguem oferecer aos utilizadores. Os agudos são muito equilibrados assim como os tons médios.

Os graves são, como já seria de esperar, ligeiramente exagerados quando comparados com a realidade do que deviam apresentar, mas para a grande maioria das pessoas esta é uma característica que gostamos sempre de exagerar um bocado para sentirmos aquele preenchimento agradável que os sons mais graves oferecem.

Bose QuietComfort Earbuds II

Desta forma, os Bose QuietComfort Earbuds II passaram com distinção em todos os testes que tínhamos para fazer, conseguindo oferecer sempre uma qualidade invejável de som.

O mesmo se passava durante as chamadas. As pessoas conseguiam-nos ouvir em perfeitas condições, mesmo em ambientes mais ruidosos, sem a necessidade de levantarmos o tom de voz, da mesma forma que nós conseguíamos ouvir quem estava a falar conosco independentemente do barulho ao nosso redor.

Modos de utilização

Apesar da aplicação Bose Music oferecer várias hipóteses de criarmos e adaptarmos alguns modos ao nosso dia a dia, os que vêm programados logo de origem são dois: Quiet Mode e Aware Mode.

Estes dois modos são, de forma geral, tudo o que a maioria precisa para utilizar os Bose QuietComfort Earbuds II sem perder nada importante. O primeiro modo trata-se daquele que foi, no nosso dia a dia, o mais utilizado, pois permite desligar o mundo ao nosso redor e deixar-nos completamente concentrados no que estamos a fazer sem qualquer tipo de interrupção.

Mesmo quando alguém estava ao nosso lado a conversar, não conseguíamos ouvir nenhuma palavra do que estavam a falar. Com carros a passar na estrada, buzinas a toda a hora, ambulâncias em marcha de urgência ou até mesmo crianças a rir, nada disto passava pelo cancelamento de ruído dos Bose QuietComfort Earbuds II.

Bose QuietComfort Earbuds II

Já no modo Aware, o cenário era o oposto. Era possível notar que existia um filtro de ruído aplicado, de forma a reduzir ligeiramente os sons mais altos ao nosso redor que fossem desnecessários e que eram apenas ruído, mas existia um foco grande nas palavras de quem estava ao nosso redor. Com este modo não sentimos qualquer dificuldade em ouvir qualquer pessoa que interagisse conosco, exceto nos casos em que a pessoa em questão tivesse um tom de voz muito grave e falasse um pouco baixo, aí sim mostrou-se mais difícil conseguir ouvir.

O melhor cancelamento de ruído do mercado?

Não testámos todos os cancelamentos de ruído existentes no mercado para podermos dar uma resposta direta a esta questão, mas podemos fazer um comentário que diz muita coisa sobre o cancelamento de ruído dos Bose QuietComfort Earbuds II: “UAU!”

Foi esta a reação que tivemos ao testar pela primeira vez os Bose QuietComfort Earbuds II e a sua capacidade de, simplesmente, apagar todos os sons que nos rodeavam.

Seja num jardim mais calmo em que todos os pequenos sons envolventes desaparecem ou em plena cidade com um trânsito caótico ao nosso redor por estarmos a passear a pé em hora de ponta a meio da semana, os Bose QuietComfort Earbuds II são capazes de fazer “magia” e apagar todo este ruído dos nossos ouvidos.

Bose QuietComfort Earbuds II

Retiramos os auriculares da caixa, colocamos nos ouvidos, ouvimos o som de conectados que emitem sempre, um pouco de estática e, de forma gradual, ouvimos os sons ao nosso redor a desaparecerem como se nada se passasse.

Numa questão de segundos, viajamos do caos da rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, para um universo paralelo onde apenas se conseguem ouvir pequenos sons mais agudos como o chilrear de um pássaro que surge de vez em quando.

Mesmo em dias de maior vento, apesar de se ouvir um pouco do ruído, os Bose QuietComfort Earbuds II conseguem controlar bastante bem estas questões para oferecer uma experiência mais agradável e controlada aos utilizadores.

Autonomia

As promessas e a realidade nem sempre vão de encontro uma com a outra. Neste caso a Bose promete uma autonomia de até 6 horas com uma única carga, com a caixa de transporte a ter a capacidade de oferecer 3 cargas completas extra.

No total, podemos contar com cerca de 24h de reprodução com uma única carga completa da caixa e dos auriculares, o que é mais que suficiente e bastante impressionante tendo em conta o tamanho dos Bose QuietComfort Earbuds II.

A Bose promete ainda que 20 minutos de carregamento conseguem oferecer até 2 horas de reprodução contínua.

Bose QuietComfort Earbuds II

Não fizemos questão de cronometrar ao minuto estes números, até porque são valores que variam bastante consoante o tipo de utilização, o nível de cancelamento de ruído utilizado, as chamadas realizadas e o volume de reprodução.

O que podemos indicar é que chegámos ao ponto de nos esquecermos que tínhamos de carregar os auriculares por já ter passado tanto tempo sem os ligar à ficha. Os Bose QuietComfort Earbuds II passaram amis de duas semanas sem pedirem para ser carregados.

O nosso uso foi baseado numa média de 2 a 3 horas de reprodução de música por dia, sempre com o modo de cancelamento de ruído ativo ou, pelo contrário, com o modo Aware ativo para podermos falar com quem, de vez em quando, decidia interagir conosco durante o trabalho.

A conclusão

De forma geral, os Bose QuietComfort Earbuds II foram uma surpresa muito agradável. São auriculares sem fios extremamente cómodos que conseguimos manter nos ouvidos por várias horas seguidas sem criar qualquer tipo de desconforto.

Os modos de utilização Aware e Quiet são mais que suficientes, no entanto, é possível criar novos modos com um ajuste mais específico para casa situação do cancelamento de ruído que cada utilizador precisar.

Os controlos sensíveis ao toque nos dois auriculares funcionaram sempre muito bem, fosse para colocar a música em reprodução ou em pause fosse com o deslizar para cima e para baixo para aumentar ou diminuir o volume, respetivamente. Ficando a pressionar num dos auriculares ouvíamos a mudança de modo a ser feita com uma voz a indicar qual o modo que havíamos escolhido.

Bose QuietComfort Earbuds II

A Aplicação Bose Music poderá ter sido a “pior” parte da experiência com os Bose QuietComfort Earbuds II devido a alguns problemas de ligação com os auriculares. No entanto, após as primeiras configurações, não foi necessário recorrer mais vezes à mesma, pelo que será sempre um ponto menos relevante na utilização dos auriculares.

A autonomia que os Bose QuietComfort Earbuds II oferecem é mais que suficiente para a maioria dos utilizadores e conseguem ser um companheiro fiel em qualquer viagem mais longa. Se as cerca de 6h que a marca anuncia numa só carga não forem suficientes, podemos fazer uma pausa de 20 minutos e continuar por cerca de mais duas horas seguidas sem interrupções.

Os Bose QuietComfort Earbuds II podem ser adquiridos por um PVPR de cerca de 299.99€.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Bose por nos ter dispensado os Bose QuietComfort Earbuds II para análise.

Bose QuietComfort Earbuds II

299.99€
9.1

Qualidade de Som

10.0/10

Conforto de utilização

10.0/10

Aplicação

7.0/10

Construção

9.0/10

Autonomia

9.5/10

Pros

  • Qualidade de som muito equilibrada
  • Autonomia
  • Cancelamento de ruído

Contras

  • Aplicação com problemas de ligação ocasionais e com poucas funcionalidades essenciais
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory