Análise HP Victus16-s0000np – uma opção para começar no mundo gaming

Os computadores gaming costumam ser máquinas distintas e que chamam à atenção, algo que faz todo o sentido dentro da comunidade que gosta de ter um equipamento diferenciado e capaz de aguentar com qualquer tarefa que lhes apareça à frente, assim como qualquer objetivo imposto dentro de um jogo.

Tendo uma vasta gama de equipamentos, a HP também está inserida no mundo gaming, contando com a marca OMEN e com a Victus. Pensada para os consumidores mais modestos e que se introduzem, agora, no mundo gaming, a Victus é a marca a procurar no portfolio da empresa.

HP Victus16-s0000np
Publicidade

Nas últimas semanas, aventurámo-nos no universo gaming com o HP Victus16-s0000np, um computador que consegue ter poder de processamento sem perder o aspeto mais elegante e fácil e transportar.

O HP Victus16-s0000np está disponível no mercado para oferecer aos entusiastas dos jogos de computador, uma opção mais acessível e bastante capaz para que possam iniciar-se no universo gaming.

Características gerais do HP Victus16-s0000np

O HP Victus16-s0000np vem equipado com características que conseguem estar à altura de qualquer gamer que se esteja a iniciar neste ramo, sem deixar de parte a possibilidade deste querer ir escalando na jornada e que poderá necessitar de algo mais.

Como tal, o HP Victus16-s0000np vem equipado com um processador AMD Ryzen 7 7840HS, com até 5,1 GHz de frequência máxima de relógio, 16 MB de cache L3, 8 núcleos e 16 threads. No que diz respeito aos gráficos, encontramos a placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 4050 com design Laptop GPU (6 GB de memória GDDR6 dedicada).

HP Victus16-s0000np

A nível de memória RAM o HP Victus16-s0000np conta com uma DDR5-5600 MHz de 16GB (2x 8GB) acompanhada por um disco SSD M.2 PCle Gen4 NVMe TLC de 512GB.

Para mostrar todos os gráficos que cada jogo tem para oferecer, a HP incorporou no HP Victus16-s0000np um ecrã de 16,1 polegadas, com resolução FHD e uma taxa de atualização de até 144Hz. Trata-se de um ecrã IPS com uma moldura ligeiramente fina ao redor e com um acabamento antirreflexo capaz de atingir um brilho máximo de 250 nits.

Apesar de ser um computador dedicado ao gaming, o HP Victus16-s0000np consegue passar despercebido quando se tratar de ter o trabalho do dia a dia feito. O corpo preto com um toque meio rugoso, confere-lhe um aspeto elegante e agradável ao toque, transmitindo uma certa robustez na construção com apenas o logo Victus feito de um material refletor.

HP Victus16-s0000np

O HP Victus16-s0000np pesa 2,33 kg, o que não o torna leve de transportar, mas garante que é portátil o suficiente para os casos em que será necessário deslocar-se com o equipamento. A nível de dimensões, de forma a integrar um ecrã tão grande, estamos perante um equipamento com 36,9 x 25,94 x 2,29 cm.

No interior do HP Victus16-s0000np encontramos ainda uma bateria de 70 Wh que, segundo a marca, consegue garantir até 7 horas e 45 minutos de utilização numa só carga, contando com carregamento rápido que oferece 50% da capacidade de carga em apenas 30 minutos.

HP Victus16-s0000np

No que diz respeito às entradas em redor do HP Victus16-s0000np, podemos encontrar:

  • 1 porta USB Type-A de 5 Gbps (HP Sleep and Charge);
  • 1 porta USB Type-C® de 5 Gbps (USB Power Delivery, DisplayPort™ 1.4a, HP Sleep and Charge);
  • 2 portas USB Type-A de 5 Gbps;
  • 1 porta HDMI 2.1;
  • 1 porta RJ-45;
  • 1 entrada para alimentação de CA (conector Smart Pin);
  • 1 tomada combinada para auscultadores/microfone 14 15
HP Victus16-s0000np

Independentemente de ser um equipamento Victus, logo pertencente à gama de entrada no departamento gaming da HP, a empresa mantém o foco em oferecer a melhor qualidade sonora num computador deste género, contando o HP Victus16-s0000np para tal com dois altifalantes e áudio Bangs & Olufsen.

A ventilação do HP Victus16-s0000np é feita através da saída de ar na lateral esquerda do equipamento e em toda a zona superior da base do computador. O teclado conta com retro iluminação RGB que pode ser configurado ao gosto do utilizador através do programa proprietário da empresa para a gestão do equipamento.

De forma a compreender um pouco melhor a separação entre a OMEN e a Victus dentro da HP, aconselhamos a dar uma vista de olhos ao artigo que o TechBit publicou recentemente onde entrevistámos Pedro Coelho, responsável de Personal Systems da HP, e onde este nos explicou tudo sobre estes dois mercados distintos, mas que se complementam.

Som envolvente e bateria surpreendente

Tratando-se de um equipamento bem construído, o HP Victus16-s0000np conta com um bom conjunto de altifalantes, com áudio B&O. Esta parceria entre as duas empresas é já antiga e, até aos dias atuais, nunca desiludiu.

Com o HP Victus16-s0000np acontece exatamente a mesma coisa. O som que conseguimos obter com este computador é alto, equilibrado e com uma grande capacidade para encher a sala sem problemas.

Em jogos, conseguimos ter uma boa percepção do local onde cada som é emitido, incluindo o local de onde a equipa adversária está a disparar, mesmo sem recorrermos a auscultadores. Claro que a percepção não é tão boa como quando utilizamos auscultadores, mas é bastante aceitável tendo em conta que se tratam de dois altifalantes.

HP Victus16-s0000np

No que diz respeito à bateria e à autonomia que esta oferece, o HP Victus16-s0000np poderá surpreender alguns utilizadores e deixar outros de pé atrás.

Isto porque, estamos a falar de um computador focado no mercado gaming e que a empresa promove uma autonomia de quase 8 horas de utilização contínua numa só carga.

No entanto, a verdade é que estas quase 8 horas não podem ser consideradas quando estamos a falar de ficar a jogar sem estar ligados à corrente. Neste caso em concreto, fizemos os testes com o jogo Overwatch 2 a correr com as definições todas no máximo, o que levou o computador a manter a ventoinha constantemente a funcionar.

HP Victus16-s0000np

Apesar de o HP Victus16-s0000np se ter portado lindamente com o jogo e ter aguentado bastante bem todos os desafios sem travagens e sem aquecer por aí além, também matou por completo a bateria em cerca de duas horas de jogo.

Não é um mau resultado, mas alguns utilizadores menos atentos podem ser levados ao engano com este ponto. Temos de admitir que, apesar deste pequeno parênteses, a HP não mentiu quanto à autonomia anunciada. Utilizando o HP Victus16-s0000np como um computador normal de trabalho, conseguimos efetivamente alcançar perto de 8h de utilização com uma só carga.

Ventoinha sempre presente para uma performance elevada

Um dos pontos a ter em atenção com o HP Victus 16-s0000np é que este não é um computador que se possa considerar ser silencioso.

O corpo elegante traz uma desvantagem para este equipamento que necessita de se manter, constantemente, fresco: o barulho da ventoinha.

Apesar de não ser algo exagerado, temos de ter em consideração que a ventoinha vai estar constantemente ligada. Seja com o modo de desempenho equilibrado seja com o modo de alto desempenho, a ventoinha está ligada. Num dos modos com mais força e no outro um pouco mais tranquila.

HP Victus16-s0000np

O único modo em que sentimos um controlo maior do uso da ventoinha foi no de poupança de energia, mas esse também não é o modo mais utilizado num computador como o HP Victus 16-s0000np. A verdade é que a ventoinha no modo equilibrado, apesar de ser bastante audível, é um barulho que facilmente nos habituamos e que aprendemos a ignorar na maioria dos casos.

Já com o modo de alto desempenho o HP Victus 16-s0000np sopra com toda a força que tem e, aqui sim, poderá tornar-se incómodo para quem estiver ao redor e mesmo para o utilizador. No modo equilibrado sentimos apenas esta força de ventilação a ser aplicada quando o computador esteve a ser utilizado ao colo enquanto estávamos a jogar, o que levou a um ligeiro aquecimento acima da média e fez então disparar a ventoinha na velocidade máxima.

Arrefecimento eficiente e performance constante

Tratando-se de um equipamento pensado para o mundo gaming, o HP Victus 16-s0000np tem de conseguir manter a temperatura baixa enquanto trabalha com configurações mais puxadas que aquelas que são recorrentes num equipamento de trabalho.

Assim sendo, podemos garantir que o arrefecimento do HP Victus16-s0000np é conseguido sem problemas, estando por vezes o equipamento completamente “frio” depois de estarmos a jogar por algumas horas, especialmente no modo de alto desempenho. Com o modo equilibrado sente-se um ligeiro aquecimento, mas nada de alarmante.

HP Victus16-s0000np

O que é importante reter é que, pelo menos durante as semanas de teste, o HP Victus 16-s0000np manteve-se sem um único problema de lentidão, atraso ou arrasto em qualquer jogo, online ou offline, e manteve-se capaz de correr todo o tipo de programas de trabalho de edição de imagem.

Portátil ou transportável?

O HP Victus 16-s0000np mostra-se bastante elegante e, apesar de ser um computador gaming, não está perto de ser um dos mais pesados que já vimos.

No entanto, o design elegante e o peso aceitável contrastam bastante com o transformador que o acompanha, algo que nos deixou a pensar um pouco sobre o facto de ser um computador portátil.

HP Victus16-s0000np

Este é um transformador bastante comum nalguns computadores da HP, incluindo o HP Victus 16-s0000np, mas que se torna bastante incómodo para colocar numa mochila e ainda cresce um bom peso extra às costas do utilizador.

Neste ponto, sem sombra de dúvidas, a bateria com uma autonomia de cerca de 8 horas vai ser uma mais valia, desde que tenhamos em atenção que jogar no HP Victus16-s0000np durante estes períodos em que estamos a contar apenas com a autonomia da bateria não vai ajudar a que consiga chegar até ao fim do dia com energia suficiente.

Conclusão

Com o HP Victus 16-s0000np a empresa decidiu colocar no mercado um equipamento capaz de introduzir a grande maioria dos entusiastas ao mundo do gaming sem comprometer a carteira do utilizador nem os padrões impostos pela marca.

O HP Victus 16-s0000np é um equipamento grande, com um ecrã generoso e um teclado completo que vão ser um conjunto ideal para trabalhar e para jogar. Desta forma, o utilizador pode comprar um único equipamento capaz de fazer as duas funções.

HP Victus16-s0000np

Tratando-se de um computador portátil, a bateria desempenha um papel fundamental neste tipo de equipamentos. Aqui contamos, de facto, com cerca de 8h de utilização contínua em trabalho ou navegações do dia a dia, mas esta autonomia é reduzida para cerca de 2h se decidirmos jogar fora de casa (ou melhor, longe da tomada).

O teclado conta com retro iluminação RGB que pode ser configurada diretamente no computador, oferecendo assim um nível de personalização ao computador. É um teclado confortável para jogar facilmente, mas que podia ter um pouco mais de relevo em cada tecla, pois por vezes perdemo-nos nas teclas a meio das partidas mais intensas e que não nos permite olhar constantemente para o teclado.

HP Victus16-s0000np

O HP Victus 16-s0000np tem um ecrã generoso de 16,1 polegadas que oferece espaço para todo o tipo de trabalhos ao mesmo tempo que cria uma envolvência grande durante todas e quaisquer sessões de jogo. Este fator acompanhado pelo som de alta qualidade B&O tornam o Victus 16 um enorme aliado para o entretenimento multimédia.

De forma geral, este é um equipamento que aconselhamos a quem necessita de um computador portátil tanto para trabalho como para jogar e que não queria aventurar-se pelas marcas do mercado mais de topo. A linha Victus, como nos indicou Pedro Coelho em entrevista ao TechBit, “é mais direcionada para quem procura entrar no mundo o gaming” e, de facto, podemos confirmar que é uma ótima forma de se iniciar.

HP Victus16-s0000np

O HP Victus 16-s0000np pode ser adquirido por um PVPR de 1399.99€.

compra recomendada techbit

Agradecemos à HP por nos ter disponibilizado o HP Victus 16-s0000np para análise.

HP Victus 16-s0000np

1399.99€
8.9

Design

9.0/10

Performance

9.5/10

Autonomia

8.5/10

Preço

9.0/10

Conforto

8.5/10

Pros

  • Autonomia em utilização normal do dia a dia
  • Preço face à performance
  • Performance
  • Arrefecimento eficaz

Contras

  • Ventoinha ligeiramente ruidosa
  • Decréscimo acentuado na autonomia quando a jogar
  • Teclado com pouco espaçamento e elevação das teclas
Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X