O Lenovo Group anunciou hoje os resultados do 4º trimestre e do ano completo para o ano fiscal de 2023/24.
Depois de retomar o crescimento no 3º trimestre, o Grupo relatou um crescimento de receita ano a ano em todos os grupos de negócios no 4º trimestre, com a receita do Grupo a aumentar quase 10% ano a ano para 13,8 mil milhões de dólares, o lucro líquido duplicando ano a ano para 248 milhões de dólares e o mix de receita não-PC atingindo um máximo histórico de 45%.
O desempenho do Grupo no quarto trimestre e no segundo semestre demonstra como a Lenovo navegou pela desaceleração da indústria no ano passado, capturou as enormes oportunidades de crescimento apresentadas pela IA e acelerou o impulso em todo o negócio.
A receita para o ano fiscal completo foi de 56,9 mil milhões de dólares, e o lucro líquido foi de mil milhões. A partir do segundo semestre do ano fiscal, a Lenovo alcançou um crescimento anual de receita de 6% e a margem líquida recuperou de um declínio anual no primeiro semestre para estabilizar no segundo semestre.
O Grupo está a liderar numa era de oportunidades de IA sem precedentes com seu portfólio do-bolso-para-a-cloud, forte ecossistema e parcerias e capacidades de IA full-stack.
Desde que anunciou a sua estratégia de IA em outubro de 2023 no seu evento anual Tech World, a Lenovo lançou a sua primeira vaga de PCs com IA, bem como recursos de IA que abrangem outros dispositivos, infraestruturas e soluções e serviços inteligentes.
O Grupo espera que o PC com IA – que é definido como equipado com um agente pessoal de IA baseado em interações naturais, computação heterogénea, base de conhecimento pessoal, conectado a um ecossistema aberto de aplicações de IA e com proteção de privacidade e segurança – cresça da sua atual posição premium para o mainstream nos próximos três anos, impulsionando um novo ciclo de atualização para a indústria.
A IA híbrida está também a impulsionar uma maior procura de infraestruturas de IA e os clientes pedem cada vez mais soluções e serviços de IA personalizados, em especial consultoria, conceção, implementação e manutenção de IA.
O compromisso e o investimento contínuos da Lenovo em inovação, centrados nas suas tecnologias âncora de IA e computação, estão a contribuir para concretizar a sua visão de “IA mais inteligente para todos” e a liderar ainda mais a era da IA.
No último ano fiscal, o Grupo alcançou uma percentagem recorde de 26,2% para o número de funcionários (headcount) de I&D, bem como um rácio de despesas de I&D em relação às receitas de 3,6%.
Olhando para o futuro, o Grupo é encorajado pelo seu desempenho e impulso na segunda metade do ano fiscal e está otimista quanto às perspetivas para o próximo ano, onde continuará a liderar em IA, a investir em inovação e a tirar partido das oportunidades sem precedentes apresentadas pela IA híbrida, à medida que acelera o crescimento e aumenta a rentabilidade sustentável em todo o seu negócio.
Em Portugal, a marca reúne uma quota de mercado de 32.5% no conjunto de comercial e consumo, posicionando-se no primeiro lugar nacional. Especificamente no segmento de consumo, registou uma quota de 40%, que coloca a Lenovo também em 1º lugar nacional (quota de 40%), enquanto no segmento comercial retém uma quota de 20%, posicionando-se na 2ª posição.
O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo final de 3,8 cêntimos (US) ou 30,0 cêntimos (HK) por ação para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024.
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