Xiaomi 14 Ultra VS Xiaomi 14 – dois equipamentos de peso com públicos muito bem definidos

A Xiaomi tem feito uma forte aposta no que diz respeito à fotografia mobile. Com o lançamento da séries Xiaomi 14, a empresa conseguiu colocar no mercado dois equipamentos com câmaras invejaveis e capazes de deixar muitas pessoas a olhar com curiosidade.

Com dois formatos diferentes e uma abordagem muito especifica para cada smartphone, o Xiaomi 14 e o Xiaomi 14 Ultra partilham muitas caracteristicas entre si, mas continuam a ter muitas diferenças no final de tudo.

Xiaomi 14 VS Xiaomi 14 Ultra
Publicidade

Depois de testarmos os dois equipamentos, colocámos os dois frente a frente de forma a conseguirmos explicar como estes dois smartphones topo de gama podem ser completamente diferentes um do outro mesmo com muitas semelhanças entre si.

Um design diferente em todos os aspetos

Começando pelo exterior dos dois smartphones, sem grandes problemas conseguimos perceber que existe uma abordagem completamente diferente para os dois equipamentos.

O Xiaomi 14 segue a linha mais tradicional do que têm sido os smartphones da empresa, um formato mais normal, com um ecrã plano e um módulo de câmaras na traseira colocado no canto superior e dentro de um quadrado.

Já quando olhamos para o modelo Ultra, o grande módulo de câmaras traseiras sobressai na traseira do equipamento, assemelhando-se mais a uma câmara fotográfica e transmitindo um ar mais profissional neste mesmo campo. Além disso, o ecrã conta com as laterais arredondadas para dar um efeito de continuidade.

Além disso, enquando o modelo base tem um ecrã de 6,36 polegadas, o Ultra aumenta o tamanho para 6,73 polegadas, oferecendo mais espaço ao utilizador para ver o que quer que seja. Além disso, a resolução dos dois ecrãs é diferente, com o Xiaomi 14 a contar com uma resolução QHD e o modelo Ultra a aumentar para WQHD+.

Xiaomi 14 VS Xiaomi 14 Ultra

As diferenças no design implicam, também, diferenças no peso dos dois smartphones, com o modelo Ultra a pesar 220g e o modelo base 193g, uma diferença consiiderável que ainda se faz sentir na mãoo. Aliás, como indicámos na análise do Xiaomi 14 Ultra, o peso deste smartphone é um pouco desequilibrado devido ao módulo das câmaras, o que leva muitas vezes a parecer que vamos deixar cair o equipamento sem querer.

Um toque muito importante e que faz toda a diferença entre estes dois smartphones, é a traseria dos dois equipamentos. Enquanto o modelo Ultra vem com uma traseria com pele vegana, o Xiaomi 14 conta com uma traseira em vidro, algo que faz imensa diferença ao segurar o smartphone e que garante uma experiência mais requintada e diferenciada com o modelo Ultra.

Um interior quase igual

Se por fora os dois smartphones apresentam muitas diferenças, por dentro o cenário é o oposto.

Apesar de terem públicos diferentes, os dois equipamentos partilham o mesmo processador, o Snapdragon 8 Gen 3, sendo que a maior diferença verifica-se na memória RAM, que no modelo base é de 12GB e no modelo Ultra aumenta para 16GB.

A bateria é diferente também, com o Xiaomi 14 a ter 4610 mAh e o modelo Ultra a contar com 5000 mAh, mas a autonomia geral é quase igual. O facto de um ecrã ser menor que o outro pode ajudar a que exista um consumo menor de energia ao fim do dia.

Concretamente no campo da fotografia, os dois equipamentos estão equipados com um total de 5 câmaras que apesar de conseguirem oferecer resultados excelentes, não deixa dúvidas de que existe um modelo Ultra e um modelo Base, com os resultados finais a apresentarem algumas diferenças entre si.

Xiaomi 14 VS Xiaomi 14 Ultra

Apesar das diferenças, ambos os equipamentos foram desenvolvidos em parceria com a Leica de forma a oferecer a todos os utilizadores uma experiência fotográfica de excelenência com o smartphone.

Diferenças entre câmaras

Uma diferença constante entre os dois smartphones no campo da fotografía é que, de forma geral, o Xiaomi 14 Ultra conseguia sempre ter resultados ligeiramente mais claros, conseguindo captar mais informação nas zonas mais escuras da imagem.

Olhando para as fotografías de forma individual, os dois smartphones são capazes de resultados muito bem equilibrados e muito melhores que algumas câmaras existentes no mercado. Apenas quando as colocamos lado a lado começamos a notar em algumas pequenas diferenças.

O modo Super Macro tem uma capacidade impressionante de oferecer fotografías detalhadas de objetos que podem estar extremamente próximos do equipamento. No entanto, apesar dos dois smartphones contarem com esta opção, o Xiaomi 14 tem um efeito de desfoque de fundo um pouco mais suave que o modelo Ultra, além de não conseguir captar tanta luz nas zonas mais ecuras da imagem.

Se por um lado às vezes o facto do Xiaomi 14 Ulttra permitir fotos com um maior detalhe, por outro também pode criar o efeito contrário. Como é possível ver-se num dos exemplos acima, o facto de o smartphone conseguir ficar ligeiramente mais próximo do objeto a fotografar, fez com que a foto de forma geral ficasse mais escura, uma vez que existia menos área envolvente para equilibrar.

Apesar desse exemplo concreto, de forma geral os smartphones mantéma diferença entre si, com o Ultra a conseguir mais detalhe e um efeito de desfoque mais carregado.

Nos exemplos acima podemos concluir que para os dias mais cinzentos, o Xiaomi 14 Ultra tem uma tendência a não dramatizar tanto o cenário. De facto, o dia estava cinzento, mas não tão escuro como aparenta nas fotos do modelo base. Uma vez mais, verificamos uma maior capacidade do modelo Ultra de conseguir captar mais luz nas zonas mais escuras de forma a oferecer mais detalhes no resultado final.

No campo do Zoom o Xiaomi 14 Ultra volta a ganhar a compara;\ao, uma vez que consegue oferecer um maior zoom ]otico e consegue manter um maior equilibrio entre as diferentes c|amaras, no entanto, nas últimas duas fotos, o modelo base conseguiu resultados mais brilhantes, mesmo que a resolução fosse inferior.

O modo noturno é incrível nos dois equipamentos, conseguindo ir buscar uma imagem nos cenários mais ecuros. Mas, como foi uma constante nas restantes imagens, o modelo Ultra consegue sempre um pouco mais de luz, isto permite ao smartphone dar mais detalhe aos objetos fotografados com pouca luminosidade.

No campo das sélfies, o Xiaomi 14 Ultra garante um resultado mais semelhante à realidade, com um pouco mais de cor na pele e uma imagem mais centrada que o Xiaomi 14.

Contas finais dos Xiaomi 14

Não existe qualquer dúvida que tanto o Xiaomi 14 como o Xiaomi 14 Ulttra são equipamentos de peso no mercado dos smartphones e que consegue oferecer fotografias de excelente qualidade, mantendo um processamento de topo e um design elegante.

No entanto, existe uma diferença considerável de preço entre os dois modelos e, claro, outras diferenças importante no momento da escolha de cada smartphones.

Xiaomi 14 VS Xiaomi 14 Ultra

Sem sombra de dúvidas que o Xiaomi 14 Ultra é, dos dois, o que oferece o melhor que o dinheiro pode comprar por entre os smartphoones da empresa. O design mais cuidado, as laterais arredondadas, a resistência melhorada e as câmaras com um pouco mais de funcionalidades em todos os setores, elevam a experiência de utilização ao pico máximo.

Já o Xiaomi 14 é um equipamento mais alinhado com os smartphones tradicionais, mantém o processamento de topo mas corta em pequenos detalhes no campo da fotografía e mesmo no design e nos acabamentos mais premium.

Xiaomi 14 VS Xiaomi 14 Ultra

Com a possibilidade de adquirir, em separado, o kit de fotografía, o modelo Ultra está completamente pensado para oferecer uma experiência de fotografía profissional mais semelhante às câmaras mais completas. Existem definições mais bem trabalhadas que permitem um maior controlo das câmaras e que oferceem ao utilizador capacidades elevadas neste ramo.

O modelo base fica-se pelo mais simples, oferecendo algumas definições de manuseamento das câmaras, mas todas elas de forma mais limitada quando comparado ao irmão mais velho.

Na utilização do dia a dia, o modelo base mostrou-se sempre mais confortável de utilizar, espeecialmente no que diz respeito ao uso com uma só mão, tendo o peso mais bem distribuido. Já o modelo Ultra, não é tão ergonómico de segurar, uma vez que o grande módulo de câmaras ocupa quase toda a traseria, o que leva a uma sensação constante de que o equipamento vai virar e cair.

Xiaomi 14 VS Xiaomi 14 Ultra

No fundo, são dois smartphones muito completos e que prometem oferecer o melhor que a Xiaomi e a Leica conseguem fazer até ao momento. Se a utilização for focada na fotografía e o utilizador procura o melhor dos melhores, o modelo Ultra será a resposta. Se apenas procura um smartphone com boas capacidades e capaz de tirar fotos semelhantes a um autentico profissional, o modelo base vai fazer o trabalho sem problema algum.

Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X