Facebook Reels é oficial e está já disponível em Portugal

Depois do TikTok popularizar os vídeos curtos, a Meta rapidamente reagiu a esta nova tendência com o lançamento do Instagram Reels que copiava este conceito.

Depois do grande sucesso nesta rede social, esta funcionalidade foi agora replicada estando disponível agora como Facebook Reels.

facebook reels
Publicidade

Facebook Reels já chegou a Portugal

Ontem, a Meta oficializou o lançamento do Facebook Reels, uma funcionalidade que tornou disponível para mais de 175 países em todo o mundo, em iOS e Android, incluindo em Portugal.

Para quem não conhece, o Reels é uma forma de criar e descobrir vídeos curtos, com uma série de ferramentas criativas de edição, de áudio e efeitos, que até agora, em Portugal, estavam apenas disponíveis no Instagram.

Reels são o formato que mais cresce

Neste momento, o vídeo representa quase metade do tempo que as pessoas passam no Facebook, e o Reels é o formato de conteúdo da Meta que mais cresce no Facebook e no Instagram.

Nesse sentido, a empresa está focada em tornar o Reels na melhor forma de os criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro. E, para o público, pretende-se que seja uma experiência divertida, fácil de encontrar, e de partilhar conteúdo relevante.

facebook reels

Mais formas de rentabilizar com o Reels

Além do lançamento do Facebook Reels, a Meta está também focada em criar oportunidades para os criadores rentabilizarem os seus Reels.

O ‘Reels Play bonus program’, parte de um investimento de mil milhões de dólares para criadores, e é um programa que paga aos criadores elegíveis mais de 35 mil dólares por mês com base nas visualizações dos seus Reels.

Este “bónus” tem ajudado criadores como  Jason the GreatTasha Caroline a financiar Reels, e a explicar que tipo de conteúdos funcionam melhor no Facebook. Nos próximos meses, a Meta vai expandir o ‘Reels Play bonus program’ a mais países, de forma a mais criadores serem remunerados por criarem Reels que são apreciados pelas suas comunidades.

Partindo da experiência do Facebook em ajudar os criadores a diversificar a rentabilidade do conteúdo, a empresa também está a criar novas opções de monetização sustentáveis para o Facebook Reels através da partilha de receitas de anúncios, e suporte dos fãs.

Estão a ser expandidos os testes de anúncios de sobreposição no Reels – anúncios que remetem a ações ou links externos – para todos os criadores dos EUA, Canadá, e México, e para os restantes países nas próximas semanas.

Por agora são dois formatos: anúncios de banner que aparecem como uma sobreposição semitransparente na parte inferior do anúncio; e anúncios com sticker, que são uma imagem estática que pode ser colocada em qualquer local do Reels. Estes anúncios com interrupções mínimas permitem que os criadores ganhem uma parte da receita do anúncio.

facebook reels

Agora, qualquer criador de conteúdo dos EUA, Canadá e México, que faça parte do  programa de anúncios in-stream ou seja, anúncios durante uma transmissão – está automaticamente elegível para que os seus Reels gerem receita com anúncios. Em meados de março, estes testes serão expandidos para criadores em quase todos os países onde os anúncios in-stream estão disponíveis.

Outro teste que irá arrancar nas próximas semanas é o ‘Stars in Reels’, que permite que as pessoas comprem e enviem Estrelas enquanto assistem a Reels – as Estrelas do Facebook são uma funcionalidade que permite ao visualizador remunerar o criador de conteúdo durante uma transmissão.

Tanto os anúncios de sobreposição como as Estrelas foram desenhados para que, à medida que mais pessoas visualizam e reagem aos Reels, mais aumenta a rentabilização dos criadores.

A Meta também está a lançar controles de adequação à marca, incluindo ‘Publisher Lists’, ‘Blocklists’, ‘Inventory Filters’ e ‘Delivery Reports for Banner and Sticker Ads’, para que os anunciantes tenham um maior controle sobre onde surgem os seus anúncios, e para que não surjam em locais desadequados à identidade da marca.

Além disso, desde outubro que começaram testes para anúncios imersivos em ecrã completo entre Reels, que devem ser lançados nos próximos meses. O objetivo é o mesmo que o conteúdo orgânico no Facebook: que as pessoas comentem, reajam, partilhem, ou simplesmente ignorem.

Mais opções de edição

Depois das ferramentas que foram anunciadas no ano passado, agora os criadores de todo o mundo também vão poder aceder a:

  • Remix: Crie seu próprio Reel acompanhado por um Reel existente e partilhado publicamente no Facebook. Ao criar um Remix, está a criar um Reel que inclui todo ou parte do Reel de outro criador.
  • Reels de 60 segundos: Crie Reels com duração de 60 segundos.
  • Rascunhos. Em breve, vai ser possível criar um Reel e escolher para salvar como rascunho, no botão ‘Salvar’. 
  • Video Clipping: Nos próximos meses, a Meta planeia lançar ferramentas de recorte de vídeo, que vão facilitar a publicação de vídeos gravados ao vivo ou em formato longo.
facebook reels

Criar e descobrir Reels em novos locais

Nas próximas semanas, a Meta vai lançar as seguintes atualizações para facilitar a criação e descoberta de Reels em novos lugares:

  • Facebook Reels em Stories: Uma forma de maximizar o alcance do conteúdo é partilhar os Reels nos Stories do Facebook, ou até criar Reels a partir de Stories gravados anteriormente.
  • Facebook Reels no Watch: Pode ver Reels no tab do Watch, e estão a ser criadas as ferramentas para criar Reels diretamente no Watch.
  • Topo do Feed: Vai ser adicionado um novo rótulo de Reels no início do Feed para criar e assistir mais facilmente aos Facebook Reels.
  • Recomendações no Feed: Vão começar a ser sugeridos Facebook Reels que possam ser do seu interesse no Feed, de criadores de conteúdo que ainda não segue.

Por fim, a empresa está a explorar novas formas de facilitar a partilha de Reels simultaneamente no Facebook e Instagram, isto é, crossposting.

Os Facebook Reels vão estar no Feed, Grupos, e Watch. Quando se vê um Reel, pode seguir-se o criador diretamente, reagir, comentar, ou partilhar com os amigos.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory