TP-Link revela 5 tendências para casas inteligentes em 2024

A digitalização e a domótica das casas em Portugal continuam a crescer.

De acordo com o estudo realizado pela Statista “Penetration rate of smart homes from 2017 to 2025”, a integração da domótica nas casas tem aumentado todos os anos.

Neste contexto, a TP-Link tem vindo a desenvolver sistemas de gestão centralizada através de dispositivos móveis há mais de 12 anos e oferece um ecossistema completo de automação doméstica inteligente, proporcionando segurança e comodidade ao utilizador em casas onde tudo está ligado.

Novas tecnologias como o Big Data, a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial, entre outras, estão a impulsionar o desenvolvimento desta digitalização.

Tomadas inteligentes ou sistemas de iluminação, sensores para detetar a temperatura e a humidade da casa e regular o ar condicionado ou câmaras de segurança são alguns dos exemplos mais comuns de domótica.

De acordo com a TP-Link, as tendências para os próximos anos serão impulsionadas pelo desenvolvimento e avanços tecnológicos que potenciem a digitalização das casas, automatizem as rotinas diárias, permitam a gestão centralizada de dispositivos através de plataformas únicas e apostem na sustentabilidade e no cuidado ambiental.

smart home iot
Publicidade

Cinco tendências que deverão marcar 2024 segundo a TP-Link

Gestão remota de dispositivos e automação inteligente

A gestão remota de dispositivos conectados permite ao utilizador gerir todos os aparelhos conectados de uma casa com elevada capacidade, segurança e de forma prática e simples, a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, bem como receber alertas instantâneos em caso de qualquer incidente ou imprevisto que possa surgir.

O ecossistema inteligente Tapo tem a sua própria App que liga todos os dispositivos na mesma plataforma e permite a gestão, monitorização e programação de todos os seus dispositivos ligados.

Para além da interação manual com os dispositivos, outra tendência nas casas inteligentes é controlar tudo automaticamente utilizando sensores inteligentes, seja de movimento, de toque, de água, de temperatura ou de humidade. Estes sensores podem detetar alterações no ambiente e atuar automaticamente.

Desta forma, é possível executar funcionalidades como o controlo da temperatura e da humidade, ativando automaticamente o desumidificador quando necessário, a deteção de movimento com sensores inteligentes que alertam com alertas de atividade invulgar detetada e a abertura e fecho de portas.

Além disso, também permitem que as luzes sejam ativadas quando os sensores detetam movimento para facilitar as tarefas. Isto elimina a necessidade de os utilizadores interagirem manualmente com os dispositivos e pode ajudar a melhorar a eficiência energética.

matter smart home

Integração de dispositivos e sistemas multiplataformas

A sinergia entre dispositivos inteligentes será outro grande foco em 2024. As casas integrarão sistemas para uma comunicação perfeita entre aparelhos, elementos do sistema de segurança e dispositivos móveis, proporcionando uma experiência doméstica mais unificada e acessível.

O standard Matter, que alguns dispositivos Tapo incorporam, é um protocolo de código aberto que permite que os dispositivos comuniquem entre si, independentemente da marca ou do tipo.

Desde tomadas a lâmpadas, passando por sensores e termóstatos inteligentes, todos estão em sintonia. O Matter garante que todos os dispositivos domésticos funcionam independentemente do telemóvel ou do assistente de voz (Alexa, Google Home ou Apple HomeKit) utilizado.

matter smart home

Sistemas de segurança e privacidade melhorados

Com o aumento dos dispositivos ligados, a segurança e a privacidade são fatores fundamentais. As soluções avançadas de encriptação e autenticação reforçarão a proteção de dados e a segurança física nas casas inteligentes.

Esta nova geração de dispositivos oferece aos utilizadores a capacidade de programar e configurar as suas próprias regras para que os dispositivos sejam ativados ou não, com base em parâmetros pré-definidos.

Combinado com a gestão remota, o utilizador terá o controlo total da casa, mesmo quando não estiver presente. Poderá ligar ou desligar as luzes, ativar ou desativar a gravação das câmaras de segurança, detetar movimentos através de sensores inteligentes, bloquear a lente dos dispositivos ou desativar momentaneamente a sua atividade.

matter smart home

Poupança de energia e sustentabilidade

A consciência ambiental impulsionará a adoção de tecnologias orientadas para a sustentabilidade para cuidar e proteger o ambiente. A domótica ajuda a poupar o consumo de energia.

Os dispositivos inteligentes da Tapo são energeticamente eficientes e permitem analisar a energia utilizada por cada aparelho para poupar de forma mais consciente e até detetar os que consomem mais e substituí-los por outros mais eficientes.

Para além disso, as Smart Homes com dispositivos Tapo podem usufruir de outras opções de poupança de energia, como a programação do ligar e desligar automático dos aparelhos.

tendencias 2024 tp-link

Inteligência artificial e aprendizagem automática

Por fim, a integração da inteligência artificial nos sistemas domésticos inteligentes permitirá uma maior personalização e automatização das tarefas diárias, desde o controlo da iluminação à otimização energética, desempenhando um papel crucial na eficiência, conforto e segurança da casa.

Neste contexto, a automação doméstica não só oferece benefícios em termos de tornar as rotinas diárias mais eficientes e confortáveis, como também oferece maior segurança e proteção às casas e contribui para a poupança de energia e para a sustentabilidade.

Por conseguinte, não só se espera que cresça no próximo ano, como continuará a ser introduzida nas casas e a expandir-se nos próximos anos.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X