Ransomware: Setor da saúde foi o alvo principal durante o 3º trimestre de 2022

A Check Point deixou alguns comentários sobre o cenário atual dos ataques de ransomware onde foi possível concluir que o setor da saúde esteve debaixo dos olhares dos criminosos tornando-se o setor principal deste tipo de ataques.

Segundos os dados partilhados pelos especialistas, mais de 20% das organizações de saúde relataram um aumento das taxas de mortalidade de doentes após terem sofrido um ataque cibernético significativo.

ciberseguranca ransomware virus locker codigo memento
Publicidade

Ataques de ransomware focados em organizações de saúde devido à quantidade de informação disponível

Tratando-se de um setor que alberga uma enorme quantidade de dados pessoais das pessoas, o setor da saúde mostrou-se como sendo o principal alvo dos ataques de ransomware no terceiro trimestre de 2022.

A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global,através de Antoine Korulski, Product Marketing Manager, Infinity Architecture, comenta como a cibersegurança afeta a saúde dos pacientes.

Instalações de cuidados de saúde tais como hospitais, clínicas, laboratórios e outros ambientes médicos oferecem uma superfície de ataque ampla e complexa. Estas instalações incluem redes, infraestrutura cloud, desktop, e terminais móveis, bem como dispositivos IoT ligados online. Estes últimos são dispositivos médicos movidos por sensores que monitorizam e rastreiam em tempo real e, a maioria, não são concebidos com a segurança em mente.

Hacker PC Virus Ataque Ransomware ataques informáticos

No seu CISO Effectiveness Survey, a Gartner informou que 78% das CISO têm 16 ou mais ferramentas na sua carteira de fornecedores de cibersegurança; 12% têm 46 ou mais. Concluíram que ter demasiados fornecedores de segurança resulta em operações de segurança complexas e no aumento do número de efetivos de segurança.

Segundo os dados divulgados pela Check Point, em média, o setor da saúde sofreu 1426 ataques semanais, o que representa um aumento de 60% em 2022 quando comparado com o ano anterior.

image 15 ransomware

Deryck Mitchelson, Field CISO da Check Point, afirmou que o cenário de ameaça do serviço do SNS cresceu significativamente, com o aumento da probabilidade de grandes ciberataques em qualquer altura.

A economia de ransomware atual é uma operação complexa que extorquiu milhões de dólares por ataque, mantendo organizações inteiras cativas sob a ameaça de um encerramento total do sistema. Como modelo de negócio, Ransomware-as-a-Service (RaaS) tem visto o aparecimento de programas de afiliação de baixo custo para que qualquer criminoso se envolva.

A digitalização em todas as indústrias influenciou, também, em diversos níveis a área da saúde. Dispositivos médicos como bombas de insulina e e desfibriladores, que não estão desenvolvidos com base na segurança informática, abrem mais pontos de entrada para ataques, até porque muitos se encontram em redes planas e não são geridos pelas equipas digitais e de segurança.

login senha malware pc mac hacker ransomware

Sendo um setor crítico, os hospitais e centros médicos não podem permitir a inatividade dos seus sistemas, pelo que os ataques de ransomware têm sempre um maior impacto e gravidade neste setor, podendo colocar a vida de muitas pessoas em risco.

A empresa especializada em segurança informática já partilhou também as suas previsões de segurança para 2023, onde o ransomware vai continuar a ter um papel de destaque no cenário dos ataques informáticos.

As empresas devem precaver-se da melhor forma possível e deve passar a existir um controlo diferente de equipamentos ligados em rede que não contam com um sistema de segurança muito avançado, pois podem ser o ponto de entrada para um hacker e levar a que uma tentativa de ataque de ransomware (ou outro género) seja bem sucedida.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory