Análise Lenovo Slim 7i Carbon – Um ultrabook leve e ideal para mobilidade

Quando pretendemos utilizar um computador em mobilidade, é importante que, além de um bom desempenho, este garanta uma boa autonomia e uma boa facilidade de transporte.

Este é o principal chamariz aplicado no Lenovo Slim 7i Carbon, um ultrabook que alia boas características a uma carcaça pequena e bastante leve.

Depois de analisarmos o Lenovo Yoga slim 9i, tivemos a oportunidade de testar, nas últimas semanas, este equipamento. Conheça a nossa review e opinião.

lenovo slim 7i carbon review
Publicidade

Lenovo Slim 7i Carbon Review – Um portátil preparado para levar para qualquer lado

A Lenovo criou um ultrabook da linha Yoga que respeita as principais premissas de quem é fã da mobilidade.

Apresenta um design fino, leve, pequeno e resistente, incluiu uma bateria de longa duração e características ideais para grande parte dos utilizadores.

Falamos do Lenovo Slim 7i Carbon, um pequeno computador de grandes argumentos.

lenovo slim 7i carbon review

A compacta estrutura deste computador é construída numa liga de alumínio, reforçada com fibra de vidro Web-Core 2.0, que o torna bastante leve e fácil de transportar com apenas 14.8mm x 300.98mm x 206.03mm e cerca de 1 Kg.

Apresenta um ecrã touch PureSight de 13.3″ com resolução 2.5K, rácio 16:10 e taxa de atualização de 90 Hz. Este ecrã traz uma camada anti-reflexo, calibração Delta E <1 afinada a 100% sRGB e certificação TÜV Rheinland Low Blue Light.

O teclado do Lenovo Slim 7i Carbon é do tipo chiclete, edge-to-edge, retroiluminado e com teclas de 1mm.

lenovo slim 7i carbon review

No seu interior conta com um processador Evo Intel Core i7-1260P (E-Core Max 3.40 GHz, P-Core Max 4.70 GHz com Turbo Boost, 12 Cores, 16 Threads, 18 MB Cache). Conta ainda com 16 GB de RAM LPDDR5 4800MHz e 1 Tb de armazenamento PCIe SSD Gen 4.

A bateria é de 50Whr com promessa de 10 horas de autonomia de utilização normal ou 13.5 horas de reprodução de vídeo local. inclui carregamento rápido a 65W.

Adicionalmente, além de uma webcam 720p com infravermelhos e proteção de privacidade, conta ainda com 2 colunas de 2W Harman co Dolby Atmos, dois microfones, WiFi 6E* 802.11AX (2 x 2) e Bluetooth 5.1.

Conta com diversas funcionalidades inteligentes para ajudar o utilizador, como o Lenovo AI Engine+, o desempenho adaptativo ou o Intelligent Sense que permite personalizar a experiência com base nas tarefas a desempenhar, além de alargarem as opções de segurança e privacidade.

Na caixa

  • Lenovo Slim 7i Carbon
  • Carregador de 65W USB-C
  • Adaptador USB-C para USB-A, HDMI e VGA
  • Manuais de utilizador
lenovo slim 7i carbon review

Design compacto e estrutura resistente

O Lenovo Slim 7i Carbon foi desenhado para ser usado em mobilidade. Com 14.8mm x 300.98mm x 206.03mm e cerca de 1 Kg, este computador é bastante compacto e leve.

A estrutura é toda numa liga de alumínio aeroespacial e depois revestida a fibra de carbono Web-Core 2.0. Esta combinação torna-o fácil de segurar na mão e não faz nenhum peso quando colocado numa mochila.

lenovo slim 7i carbon review

Ao pegar no computador a primeira sensação que dá é que é construído num plástico rígido, no entanto, ao pressionar a estrutura percebemos que é bastante rígido e que não se dá com a pressão, mostrando que estamos perante um equipamento muito robusto.

As laterais do Lenovo Slim 7i, ao contrário do habitual, são arredondadas, dando um visual distinto e um conforto extra ao pegar.

lenovo slim 7i carbon review

Na tampa temos um visual muito limpo e simples, sendo apenas visível o logo da Lenovo e Yoga numa superfície lisa e sem relevo ou textura.

lenovo slim 7i carbon review

Na parte de baixo encontramos algumas saídas de ar e as colunas.

lenovo slim 7i carbon review

Ao abrir, deparamo-nos com um teclado que ocupa grande parte da área inferior do computador onde se junta um touchpad centrado na estrutura.

lenovo slim 7i carbon review

Na parte de cima encontramos o ecrã de 13.3″, com grande área de aproveitamento e margens mínimas, assim como a webcam com infravermelhos que permite o desbloqueio facial preciso.

lenovo slim 7i carbon review

Do lado direito localiza-se uma porta USB-C  3.2 Gen 2 (DisplayPort™ 1.4, power delivery, 20Gbps data transfer), o botão de ligar/desligar e um botão para ativar o filtro de privacidade da webcam.

lenovo slim 7i carbon review

Do lado esquerdo, encontramos um USB-C com Thunderbolt 4.

lenovo slim 7i carbon review

Experiência de utilização do Lenovo Slim 7i Carbon

O Lenovo Slim 7i Carbon integra o programa Evo da Intel que oferece um cunho de qualidade ao garantir que este equipamento cumpre os standards de desempenho, autonomia e qualidade.

Durante a utilização este computador correspondeu a praticamente todas as exigências, menos quando começámos a utilizar ferramentas mais puxadas como é o caso do Adobe Premiere.

lenovo slim 7i carbon review

Desempenho

O Lenovo Slim 7i Carbon foi o nosso companheiro durante largas semanas. Utilizado no dia a dia, mostrou-se sempre à altura de grande parte dos desafios, quer fosse a navegar na internet, editar documentos ou editar fotografias no Photoshop.

No entanto, encontrámos algumas limitações neste computador quando tentámos utilizar o Adobe Premiere. Este Lenovo conseguiu correr a aplicação, mas começava a encravar ligeiramente quando já tinhamos uma linha de tempo bem composta.

lenovo slim 7i carbon review

Além disso, finalizado o projeto, com algum custo, a renderização nunca foi possível, dado que ficava bloqueada no meio do processo.

Não tendo uma placa gráfica dedicada (usa uma Intel® Iris® Xe), o Lenovo Slim 7i Carbon acaba por ter um comportamento esperado, não estando incorporadas todas as características ideais para realizar este tipo de trabalhos.

Ao nível de benchmarks, obtivemos os seguintes valores:

lenovo slim 7i carbon review

Aquecimento

Embora não atingisse valores excessivamente altos, era notório o aquecimento deste computador quando utilizado com maior intensidade.

No entanto, este equipamento conseguiu sempre compensar a subida da temperatura e nunca sentimos nenhuma quebra relacionada com esta elevação.

Desbloqueio de ecrã

Com a integração dos infravermelhos na câmara frontal, todo o processo de desbloqueio é bastante simples. Basta abrir a tampa ou acordar o computador e, em breves segundos, o computador está pronto a utilizar sem que tenha de inserir qualquer dado.

Ao utilizar o computador, e caso essa opção esteja ativa nas aplicações da Lenovo, este pode bloquear automaticamente se eu me ausentar, acordando quando me estou a aproximar do computador.

Todo este processo de bloquear e desbloquear é realizado sem qualquer interação com o computador, ajudando na sua utilização.

lenovo slim 7i carbon review

Touchpad, teclado e botão para desativar câmara

O Lenovo Slim 7i Carbon traz um teclado retroiluminado de estilo chiclete. Embora a sua utilização seja uma questão de hábito, a verdade é que este não é o teclado mais confortável para escrever.

lenovo slim 7i carbon review

Já no caso do touchpad, mesmo não sendo muito grande, é agradável e fácil de utilizar tanto em modo simples como em modo gestos para ajudar a realizar certas tarefas.

O botão de controlo de filtro de privacidade é também bastante simples de utilizar, bastando mover o botão para tapar ou exibir a câmara.

lenovo slim 7i carbon review

Som

Em termos de som, as duas colunas de 2W da Harmon fazem um excelente trabalho e permitem reproduzir músicas ou filmes com um bom nível de qualidade e volume.

Claro que não substitui um bom sistema de som, mas não se deixa envergonhar se as tiver de utilizar.

lenovo slim 7i carbon review

Ecrã

O ecrã de 13.3″ incluído no Lenovo Slim 7i Carbon oferece uma excelente qualidade de imagem e bons ângulos de visão.

A reprodução de cores é precisa e bem detalhada e não existem grandes reflexos nos vários ângulos.

lenovo slim 7i carbon review

O facto de ser touch ajuda também na interação, sendo possível combinar a utilização do teclado e touchpad com o toque diretamente no ecrã, o que facilita a carregar em botões ou fazer scroll.

Este ecrã pode ser a aberto até 180º.

lenovo slim 7i carbon review

Portas e adaptador

Além de contar com apenas duas portas USB, o que é pouco, ambas são USB-C. Embora os equipamentos mais recentes já utilizem este tipo de ligação, a verdade é que ainda há bastantes equipamentos que obrigam a utilizar o USB-A, algo que falta neste computador.

No entanto, para simplificar esta questão, inclui na caixa um adaptador que permite tornar uma porta USB-C em porta USB-A, HDMI ou VGA.

lenovo slim 7i carbon review

Software

Em termos de software, o Lenovo Slim 7i Carbon traz diversas aplicações da Lenovo para personalizar a experiência do utilizador.

lenovo slim 7i carbon review
Lenovo Vantage

A principal aplicação incluída neste equipamento é o Lenovo vintage onde se centra grande parte das opções de personalização.

Aqui poderá consultar as informações de sistema, verificar o estado de saúde do computador, ver o estado da garantir ou ainda gerir as opções de segurança.

analise lenovo yoga slim 9i

É possível gerir o modo de gestão de bateria (Desempenho extremo, Arrefecimento inteligente e Poupança de energia), o modo de áudio (Dinâmico, Filme, Música, Jogo e Voz) e muitas outras definições.

Para segurança, permite acionar a opção de bloquear o ecrã quando não deteta nenhum elemento humano, assim como a opção de ativar o ecrã de bloqueio e desbloquear automaticamente através de câmara ao detetar uma pessoa.

Além disso, permite ainda ativar um alarme que dispara caso o computador esteja bloqueado e seja movido, além de permitir captar uma foto ao detetar esse movimento.

analise lenovo yoga slim 9i
Windows 11

Como sistema operativo, o Lenovo Slim 7i Carbon traz o Windows 11, a versão mais atualizada do software da Microsoft.

Embora o desempenho seja bom, existem alguns elementos que não estão preparados para touch e desformatam a visualização.

lenovo slim 7i carbon review

Autonomia

Como era esperado, o Lenovo Slim 7i Carbon manteve excelentes resultados em termos de autonomia.

Numa utilização mais descuidada e com edição de imagens conseguimos alcançar as 7/8 horas de autonomia, um valor que ascendeu às 10 hora quando a utilização era maioritariamente navegador e Office.

Em termos de carregamento, o Lenovo Slim 7i Carbon utiliza USB-C a 65 W que permite recuperar a totalidade da bateria em menos de uma hora.

Uma das grandes vantagens que devemos assinalar é a existência de portas USB-C de ambos os lados, permitindo assim escolher o lado em que queremos conectar o carregador.

lenovo slim 7i carbon review

Em resumo…

O Lenovo Slim 7i Carbon foi desenhado ao pormenor para se tornar uma solução ideal para quem passa a vida a viajar.

Leve e resistente, pode ser levado para qualquer lado sem que pese muito na mala ou bagagem graças à sua construção em liga de alumínio e fibra de carbono que mantém o peso a rondar 1 Kg.

lenovo slim 7i carbon review

Ao nível de desempenho, conta com hardware certificado pela linha Evo que garante um bom desempenho e autonomia.

Se a bateria não desiludiu, o desempenho do Lenovo Slim 7i Carbon tremeu ligeiramente. Para navegar na internet, fazer documentos ou edições simples de imagem com o Photoshop chega perfeitamente, mas mostrou-se algo limitado com algo mais pesado como o Adobe Premiere.

lenovo slim 7i carbon review

O teclado também não é o melhor que já testámos até hoje, embora o touchpad e as colunas cumpram com o esperado.

O ecrã apresenta uma excelente qualidade, independentemente no ângulo, e tem a vantagem de ser touch.

lenovo slim 7i carbon review

O Lenovo Slim 7i Carbon pode ser adquirido por 1549€ nos revendedores oficiais.

O Techbit agradece à Lenovo a cedência deste computador para análise.

Lenovo Slim 7i Carbon

1549€
8.7

Qualidade de construção

9.5/10

Performance

7.5/10

Autonomia

9.0/10

Design

8.5/10

Som

9.0/10

Pros

  • Tamanho compacto e leve
  • Facilidade no bloqueio/desbloqueio
  • Autonomia

Contras

  • Falta de USB-A
  • Teclado não é dos melhores
  • Sistema com algumas falhas na adaptação a touch
sufshark vpn campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory