Análise Samsung Galaxy A54 – o sucesso da gama A

A linha A da Samsung tem vindo a tornar-se um sucesso de vendas para a sul coreana por trazer para o mercado equipamentos com a qualidade Samsung a preços mais simpáticos para o consumidor.

No entanto, dentro desta linha, tem existido sempre um modelo em concreto que se destaca dos outros: o modelo da gama 50. São já vários anos com esta linha no mercado e, o mais recente, Samsung Galaxy A54 não desiludiu e continuou o bom trabalho dos seus antecessores.

Samsung Galaxy A54
Publicidade

Tivemos em mãos o Galaxy A54 para testarmos as suas capacidades e partilhamos consigo todos os pensamentos que tivemos sobre este smartphone de gama média que satisfaz os requisitos da grande maioria dos consumidores.

Características gerais do Samsung Galaxy A54

Com um design elegante e que segue os padrões da linha Galaxy S, o Galaxy A54 mostra-se como um smartphone com uma apaência mais cara do que realmente é. Um corpo quadrados com cantos arredondados, uma traseira brilhante e com um toque suave e um ecrã super AMOLED são os pontos chave para chamar a atenção da maioria.

O ecrã super AMOLED conta com uma taxa de atualização de 120Hz e uma resolução FHD+. A nível de brilho conseguimos ir até aos 1000 nits de luminosidade pelo que se torna fácil utilizar o smartphone em plena luz do dia.

Samsung Galaxy A54

No que diz respeito ao processador, aqui a Samsung manteve-se fiel aos processadores fabricados pela própria empresa, incorporando um Exynos 1380 de 4nm. Esta é uma forma de conter alguns custos de produção e oferecer aos consumidores um processador com potência suficiente para atividades ligeiramente mais puxadas.

O Galaxy A54 conta com pelo menos 128GB de memória interna e 6 ou 8GB de memória RAM. Vem de origem com Android 13.

A manter tudo a funcionar encontramos uma bateria generosa de 5000mAh capaz de carregar rapidamente a 25W. Não conta com carregamento sem fios pois esta tecnologia, por norma, só é encontrada nos modelos topo de gama.

Samsung Galaxy A54

As câmaras traseiras são três, alinhadas na vertical, em que o sensor principal contam com 50MP, seguido pela Ultra Grande Angular de 12MP e uma câmara para macros de 5MP. Na parte frontal temos uma câmara de 32MP para um maior detalhe nas selfies.

Conta com diversos sensores, tais como Impressão digital (no ecrã), acelerómetro, giroscópio, proximidade virtual, bússola, geomagnético, Hall Sensor, luminosidade.

O Samsung Galaxy A54 é confortável de segurar na mão pelo formato e dimensões que possui (158.2 x 76.7 x 8.2 mm) e pesa 202g.

Autonomia para todo o dia

Ao contrário do que muitos ainda acreditam, 5000mAh é uma bateria mais que suficiente para aguentar um dia inteiro de uso moderado. É necessário é que haja um equilíbrio entre hardware e software, algo que acontece neste Galaxy A54.

A junção do hardware com a ONE UI consegue fornecer uma gestão de energia muito bem conseguida de forma a que, no final do dia, o smartphone nos tenha sempre ficado perto da casa dos 30% de bateria restante.

Samsung Galaxy A54

O ponto negativo que continuamos a apontar à Samsung, de forma geral, é o tempo de carregamento dos seus equipamentos. Aqui, o Galaxy A54 não foge à regra e o “carregamento rápido” continua a demorar muito mais de uma hora para ir dos 0% aos 100%, um carregamento que comparado com muitos outros da concorrência já se começa a tornar lento e já não pode ser apelidado de “carregamento rápido”.

Câmara fotográfica com bons resultados

A câmara fotográfica do Galaxy A54 tem de ser um ponto de destaque para a Samsung uma vez que se trata de um smartphone de gama média mas muito focado nos jovens, jovens esses que vivem ligados à rede e publicam a toda a hora conteúdos nas redes sociais.

Assim sendo, a Samsung teve sempre o cuidado de apostar um pouco mais na câmara da linha onde se insere o Galaxy A54 e este não foi uma exceção à regra.

As fotografias em plena luz do dia saem dentro do esperado num equipamento da sul coreana. Temos cores vibrantes com um contraste ligeiramente elevado e uma saturação que faz saltar as cores da imagem.

Um resultado que, para alguns, poderá não parecer muito realista, mas que funciona muito bem nos ecrãs dos smartphones e chama a atenção de todos nas redes sociais. O equilíbrio de brancos é muito bem conseguido e, de uma forma geral, desde que haja boa iluminação conseguimos obter uma fotografia que poderá ser partilhada diretamente e que não vai dececionar a grande maioria dos utilizadores.

O modo de 50MP (que pode incluir outras resoluções em equipamentos com essa característica) continua a ser uma aposta que todas as marcas, incluindo a Samsung, continuam a fazer. Apesar de ser uma boa informação para departamento de marketing, no dia a dia, é uma funcionalidade muito pouco utilizada pelos consumidores.

Isto porque é um modo de fotografia que, além de não conseguir utilizar o HDR, acaba por registar muitos mais detalhes, o que impede a fotografia em locais que não sejas muito bem iluminados. No caso do Galaxy A54, os resultados são bastante satisfatórios, tendo apenas alguma dificuldade com os céus em manter o azul e o branco das nuvens equilibrados. Noutros casos acontece que as zonas escuras perde alguns detalhes por falta de processamento de imagem no modo de 50MP.

Quando a luz começa a ser escassa e entramos então no modo noturno do Galaxy A54, aqui sim podemos perceber facilmente que temos na mão um smartphone de gama média. Isto, claro, por comparação com aquilo que a Samsung consegue fazer em equipamentos de gama superior.

No entanto, isto não significa que os resultados sejam maus, pelo contrário. Tendo em conta a gama média, o Galaxy A54 consegue oferecer fotografias noturnas de muito boa qualidade e com bons detalhes. Acaba sempre por criar é um pouco de grão nas zonas mais escuras e por rebentar um pouco a imagem nas zonas com uma fonte de luz mais direta.

O modo de retrato funciona minimamente bem. Está longe de ser o melhor e de conseguir comparar-se a uma máquina fotográfica, mas para muitos cenários funciona e faz o trabalho mais que suficiente para dar um toque diferente às fotos. O recorte dos sujeitos em destaque é bem feito, mas por vezes parte da imagem fica focada quando podia também ser desfocada pelo Galaxy A54.

Um resultado que vimos que foi constante neste equipamento é que o modo retrato conseguia dar uma tonalidade mais realista à maioria dos sujeitos em destaque. No caso das duas fotos acima, a cadela ficou com as cores muito semelhantes à realidade na fotografia com o modo retrato e ficou mais esbranquiçada no modo automático. O mesmo resultado aconteceu com a planta.

No caso da câmara frontal, conseguimos muito bons resultados. São fotografias com um bom equilíbrio de brancos, cores fiéis à realidade e uma resolução bastante boa.

Som satisfatório

No campo do som, o Samsung Galaxy A54 não é mau, mas também não o podemos considerar excelente. Fica no meio termo, o que é bom para uma gama média se formos a ver por esse campo.

O som é alto e equilibrado, mas um pouco mal distribuído e com alguma falta de graves. Não irá incomodar, mas fazia falta num equipamento tão bem construído e com tanto potência uma aposta ligeiramente melhorada a nível de som.

Samsung Galaxy A54

Apesar de tudo, com o que o Galaxy A54 traz de origem, conseguimos um som melhor que muitas colunas portáteis das mais baratas e é mais que suficiente para ficar em cima da secretária a fazer companhia ou mesmo para colocar no máximo e preencher uma sala/quarto sem problemas.

Tudo somado…

A Samsung conseguiu uma vez mais colocar no mercado um smartphone que vai de encontro ao que a grande maioria dos consumidores procura: um equipamento bonito, com uma boa sensação na mão e confortável de transportar, com uma câmara boa, um sistema de entretenimento completo e ainda com uma autonomia para todo o dia.

Este é o resumo direto do Galaxy A54, um smartphone que reúne todas as características mencionadas.

Samsung Galaxy A54

Durante o tempo que tivemos o equipamento para análise não sentimos a necessidade de fazer um upgrade para um smartphone de gama superior. Na maioria das tarefas do dia a dia o Galaxy A54 foi mais que suficiente e ainda conseguia tirar fotografias muito boas.

Os únicos momentos em que, de facto, precisávamos de algo melhor, eram situações muito especificas que envolviam já hábitos criados por, nos dias normais, recorrermos a algumas funcionalidades presentes apenas em smartphones topo de gama. Sem estes hábitos anteriores, o Galaxy A54 conseguia tratar de tudo sem qualquer problema aparente.

Samsung Galaxy A54

Sem sombra de dúvidas que, à primeira vista, nem parece que estamos perante um smartphone de gama média pois o Galaxy A54 tem um aspeto premium a um preço mais baixo.

Este deverá ser sempre um smartphone a ter em conta caso procure algo no meio da tabela que consiga fazer tudo sem problemas mas sem ter de pagar valores exorbitantes pelo smartphone.

O Samsung Galaxy A54 poderá ser adquirido por um PVP de 449.90€.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Samsung por nos ter emprestado o Galaxy A54 para os testes.

Samsung Galaxy A54

449.90€
9

Design

9.5/10

Performance

9.5/10

Câmaras

9.0/10

Autonomia

9.5/10

Som

7.5/10

Pros

  • Design alinhado com a gama superior
  • Conforto na mão
  • Relação Preço/Qualidade

Contras

  • Som poderia ser melhor
  • Modo de 50MP sem grande utilidade
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory