YouTube e Meta acusados de espionagem na Europa

A Meta e o YouTube estão novamente debaixo de fogo em questões de privacidade, devido a acederem a dados privados dos seus utilizadores.

Queixa por “espionagem” está já em andamento contra ambas as empresas.

iphone youtube
Publicidade

YouTube e Meta alvos de novo processo por não respeitarem privacidade dos utilizadores

Recentemente, o YouTube iniciou uma verdadeira guerra aos bloqueadores de anúncios.

Além de tentar que os utilizadores os desliguem, usando diversos avisos ou outras formas de interação, passou agora a bloquear mesmo a reprodução dos conteúdos para quem utiliza este tipo de software.

Esta é uma decisão que está já a levantar bastante polémica, com várias pessoas a contestarem este bloqueio e até a levantarem dúvidas quanto à sua legalidade.

É o caso de um consultor de segurança Irlandês que entrou com um processo contra a plataforma de vídeos devido a este novo comportamento.

youtube pc computador

Além de alegar que não existe nada nos termos e condições do YouTube que proíba a utilização dos bloqueadores de anúncios, revela ainda que o javascript utilizado para identificar este tipo de software é intrusivo e não respeita a privacidade dos utilizadores, sendo até considerado um ato de espionagem.

Debaixo de fogo está também o Meta devido também a um problema idêntico. A empresa americana utiliza também um script para registar a atividade dos utilizadores, mesmo para quem paga, que também entra na mesma categoria de intrusão e “espionagem”.

Certo é que ambas as empresas utilizam procedimentos que fogem às regras do RGPD e que colocam a privacidade dos utilizadores em causa.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory