Análise Trust GXT 980 Redex – Um rato gaming que se adapta a qualquer utilização

Com o lançamento do GXT 980 Redex, a Trust procurou lançar um rato direcionado ao mercado do gaming que aliasse uma boa qualidade de construção, um preço baixo e um design que se adapta a todas as ocasiões.

Nas últimas semanas tivemos oportunidade de testar este Trust Redex e partilhamos, neste artigo, a nossa análise e opinião deste equipamento.

rato gaming trust gtx980 redex
Publicidade

Trust GXT 980 Redex – Um rato gaming que alia boa qualidade a um excelente preço

A Trust lançou, no último mês, o GXT980 Redex, um rato destinado ao mercado gaming que a marca anunciou com toda a pompa e circunstância prometendo uma qualidade acima da média.

O Trust Redex apresenta-se como um rato ótico sem fios com DPI ajustável, LEDs RGB e autonomia até 50 horas.

Disponível apenas na cor preta, apresenta um aspeto que equilibra a linha gaming com um estilo mais sóbrio, o que permite adaptar-se a todo o tipo de utilizadores e situações.

Além de garantir uma baixa latência tanto em modo wireless como com cabo, apresenta uma regulação até 10.000 DPI e 6 botões programáveis para permitir personalizar a experiência de utilização durante os jogos, trabalho ou lazer.

rato gaming trust gtx980 redex

Características gerais do Trust GXT 980 Redex

  • Intervalo de DPI – 200 dpi – 10000 dpi
  • Tecnologia do sensor – Ótico
  • Modelo do sensor – PMW3325
  • Aceleração do sensor – 20G
  • Taxa de polling – 125-1000Hz
  • Velocidade do tracking – 100 ips
  • Número de botões – 6
  • On/Off – Sim
  • Tipo de conectividade – Wireless
  • Bluetooth – Não
  • Tipo de conector – USB-C
  • Protocolo de wireless – 2.4 GHz
  • Alcance do wireless – 10 metros
  • Design ergonómico – Não
  • Poupança de energia – Sim
  • DPI ajustável – Sim
  • Clique silencioso – Não
  • Memória on-board – Sim
  • Luzes – Sim
  • Cor dos LEDs – RGB completo
  • Bateria recarregável – Sim
  • Software de personalização – Sim
  • Programação por macros – Sim
  • Peso – 111 gramas
  • Profundidade – 39 mm
  • Largura – 54 mm
  • Altura – 112 mm
  • Compatibilidade do software – Windows

Na caixa do Trust GXT 980 Redex

  • Rato gaming sem fios Trust GXT 980 Redex
  • Cabo USB-A para USB-C de 160 cm
  • Microrrecetor USB
  • Guia do utilizador
rato gaming trust gtx980 redex

Trust GXT 980 Redex – Um rato gaming que alia o conforto à personalização

Ao tirarmos o Trust GXT 980 Redex, uma das primeiras coisas que nos apercebemos é que este rato é surpreendentemente leve e que oferece uma sensação de boa qualidade, mesmo que a construção seja integralmente em plástico.

Ao nível do design, apresenta um aspeto simples e elegante que, há primeira vista, não levanta grandes suspeitas sobre a sua inspiração gaming.

rato gaming trust gtx980 redex

Na parte de cima encontramos os dois botões de clique (direito e esquerdo), uma roda com acabamento rugoso, um botão de controlo dos DPI, enquanto na lateral esquerda estão posicionados 2 botões físicos personalizáveis.

rato gaming trust gtx980 redex

Na frente do rato encontramos um conector USB-C para carregamento e, por baixo, o sensor ótico, duas áreas mais suaves (em cima e em baixo) para permitir um melhor deslizar e dois botões de slide: um para controlo do polling e outro para ligar, acender os LEDs ou desligar.

rato gaming trust gtx980 redex

Na zona da palma encontramos o logo da GXTrust, posicionado numa tampa de fecho magnético que esconde no seu interior o microrrecetor USB para conectar o rato ao computador por Wireless 2.4 GHz.

Luzes LED para uma faceta gaming

Se com as luzes desligadas, o Trust GXT 980 Redex passa despercebido como um rato tradicional, ao ligar os LEDs este transforma-se numa versão mais adaptada ao segmento onde se insere.

Podemos encontrar LEDs no logo, na base do rato e na roda, garantindo uma iluminação completa e totalmente personalizável através de software.

Conforto e boa ergonomia num rato gaming

Durante a nossa utilização deste rato notamos uma boa ergonomia, com o Trust Redex a adaptar-se bem à mão e a ter os botões bem posicionados para poderem ser utilizados a qualquer momento, embora apenas esteja adaptado para destros, sendo mais difícil explorar todo o potencial deste rato para quem é canhoto.

rato gaming trust gtx980 redex

Com um peso surpreendentemente baixo, o Trust GXT 980 Redex torna-se confortável e simples de usar, nao criando desconforto ao utilizador durante várias horas seguidas.

Como os LEDs podem ser ligados e desligados a qualquer momento, torna-se também um excelente aliado para o dia a dia, visto o seu aspeto elegante o permite adaptar-se a todas as situações: desde os momentos dedicados ao gaming até à utilização durante o trabalho.

rato gaming trust gtx980 redex

Personalização do Polling e DPI e complemento de software Trust

De forma a adaptar-se ao gosto e necessidade de cada utilizador, o Trust Redex permite personalizar a taxa de polling e os DPI.

No caso do polling (medido em Hz e que representa o número de vezes que o rato atualiza a sua posição com ), pode ser personalizado na parte de baixo do rato em 3 níveis: 125, 500 e 1000 Hz. Quanto maior o valor, mais responsivo e preciso será o rato, mas também mais bateria irá consumir.

rato gaming trust gtx980 redex

No caso dos DPI, podem ser regulados através do botão posicionado atrás da roda e personalizados através do software da marca. No total são 7 os níveis de DPI disponíveis, sendo cada um associado a uma cor para facilitar a identificação de cada um ao carregar no botão. O intervalo de personalização é entre 400 e 10.000 DPI.

rato gaming trust gtx980 redex

Para personalizar a fundo o Trust GXT 980 Redex, a marca disponibiliza um software, infelizmente apenas compatível com Windows, que poderá descarregar no site da marca e instalar no seu computador.

Nesta aplicação poderá definir as funções dos 6 botões personalizáveis, definir os valores dos 7 intervalos de DPI, configurar o modo de apresentação e velocidade dos LED RGB e, para os gamers mais especializados, criar macros personalizados para que possam usufruir ao máximo do seu jogo.

Para facilitar a adaptação a vários tipos de utilização, é possível ainda definir 4 perfis, com definições personalizadas para cada um.

Desempenho em jogo do Trust GXT 980 Redex

De forma a compreendermos o real desempenho deste rato, realizamos vários testes no seu habitat, os jogos.

Para isso, definimos o polling para 1000 Hz, ajustamos os DPI para uma velocidade confortável, ligamos os LED para construir todo o ambiente e entramos dentro do mood dos jogos FPS.

Embora não seja um rato premium, conseguiu facilmente justificar o seu preço, oferecendo um excelente conforto, uma boa precisão nos movimentos e um bom posicionamento dos botões laterais, embora pudesse estar posicionados ligeiramente mais acima.

rato gaming trust gtx980 redex

Autonomia e carregamento

No Trust GXT 980 Redex, a marca promete um total de 50 horas de autonomia.

Embora este valor possa variar muito dependendo das configurações escolhidas, se utilizarmos um polling baixo e se desligarmos os LEDs, é possível chegar muito perto destes valores. Se, por outro lado, tirarmos o máximo deste rato, teremos pouco mais de metade deste valor.

Uma das grandes vantagens deste rato é que, ao ficar inactivo durante uns minutos, ele desliga automaticamente de forma a não gastar bateria. Se quiser voltar a usar, baste mexer o rato ou carregar em algum botão este ativa novamente de forma automática.

rato gaming trust gtx980 redex

Caso fique sem bateria, este também não será um problema, uma vez que pode utilizar o rato enquanto carrega, usando para isso o cabo de 1,60 metros de tecido incluído na caixa. Quanto ao carregamento, tem uma duração de 3 horas.

Conclusões da Review ao Trust GXT 980 Redex

Embora este seja um rato simples, o Trust GXT 980 Redex apresenta-se muito completo para o preço.

Oferece várias opções de personalização para se adaptar ao gosto e estilo do utilizador, apresenta um bom conforto na utilização e a autonomia permite usar durante vários dias sem estar sempre a precisar de ser carregado.

rato gaming trust gtx980 redex

Além disso, permite ainda adaptar-se a várias situações, uma vez que se desligarmos os LED se assemelha imenso a um rato tradicional.

Como pontos menos bons, apontamos a compatibilidade do software exclusivamente com Windows e o posicionamento dos botões laterais que podiam estar ligeiramente mais acima.

rato gaming trust gtx980 redex

O Trust GXT 980 Redex pode ser adquirido por 39.99€.

O Techbit agradece à Trust a cedência do GXT980 Redex para review.

Conheça também a nossa análise à coluna gaming Trust GXT 619 Thorne.

Trust GXT 980 Redex

39.99€
8.9

Ergonomia e conforto

8.5/10

Funcionalidade

9.0/10

Personalização

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Pros

  • Personalização de DPI e Polling
  • Leve e confortável

Contras

  • Software não disponível para Linux ou MacOS
  • Botões laterais podiam estar mais acima

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade