Análise Trust Bayo – um rato que “primeiro estranha-se e depois entranha-se”

O mercado dos ratos para computador é bastante extenso e está repleto de soluções para todos os gostos e exigências.

Se procura uma solução ergonómica para tornar a sua utilização do computador mais confortável, conheça a nossa análise ao Trust Bayo.

rato trust bayo
Publicidade

Trust Bayo – Um rato ergonómico com inspiração gaming

A Trust tem no seu portefólio de produtos uma larga quantidade de periféricos que se adaptam a todos os gostos e exigências dos consumidores.

No segmento dos ratos ergonómicos, a marca tem no Trust Bayo uma grande aposta, um modelo que se divide entre o tradicional e o gaming e que está disponível no mercado por um preço acessível.

rato trust bayo

O Trust Bayo é um rato ergonómico sem fios com conexão RF 2.4GHz através de uma recetor USB com alcance máximo de 10 metros.

Suporta um máximo de 2400 dpi (mínimo 800) e é alimentado uma bateria com larga autonomia e função de poupança de energia.

rato trust bayo

Na sua estrutura incorpora 6 botões distintos que permitem fazer scroll, clique direito e esquerdo, avançar ou retroceder ou controlar os dpi.

Ao nível das dimensões, apresenta-se como um rato robusto com 10.9cm de altura, 7cm de largura e 8.3 cm de profundidade.

rato trust bayo

Design estranho com máximo conforto

Numa primeira impressão, o Trust Bayo apresenta um design incomum que deixa muitas pessoas na dúvida da ergonomia e praticabilidade deste rato. O modo de pegar é fora do comum, parecendo que estamos a interagir com um rato na diagonal.

rato trust bayo

No entanto, tal como diz o provérbio, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Na verdade posiciona a mão a 45º numa posição similar a de um aperto de mão. A partir do momento que começamos a utilizar começamos a perceber que a postura da mão é muito mais natural e ergonómica, garantindo um maior conforto na utilização do computador.

rato trust bayo

Pela nossa experiência, o Trust Bayo obrigou a uma pequena adaptação que rapidamente se tornou numa experiência muito agradável e que deixa sempre saudade quando temos de passar para um rato mais tradicional.

No topo podemos encontrar os tradicionais botões de clique direito e esquerdo e a roda de scroll, assim como um botão para controlar os DPI.

rato trust bayo

Na lateral encontramos dois botões para avançar e retroceder e, na frente, o conector USB-C para carregamento que permite trabalhar enquanto se carrega.

rato trust bayo

Por baixo, temos o espaço de arrumação do adaptar USB para RF 1.4 GHz e um botão para ligar e desligar o rato e para ligar a luz lateral que podemos encontrar na estrutura do Trust Bayo e que pode ser personalizado em 11 tons distintos.

rato trust bayo

Ao nível dos materiais de construção, apresenta um plástico rígido de boa qualidade que, embora se note que não seja premium, oferece uma sensação de robustez alinhada com o preço.

A conexão ao computador é bastante fluída e nunca nos apercebemos de qualquer quebra de ligação ao computador. Quanto ao alcance, conseguimos chegar a cerca de 15 metros.

rato trust bayo

LED RGB

Para se aproximar a um mood gaming, o Trust Bayo apresenta uma linha de LED RGB que permite dar alguma cor e iluminação a este rato.

rato trust bayo

A ativação é totalmente opcional e pode ser feito na parte debaixo do rato.

rato trust bayo

A cor não é personalizável, havendo apenas a opção de uma animação arco-íris com passagem por várias cores.

Autonomia e carregamento

Em relação ao autonomia, uma carga completa permitiu vários dias de trabalho, conseguindo garantir uma utilização despreocupada. Quando está a ficar sem bateria acende um led vermelho de aviso.

O carregamento pode ser feito em utilização, uma vez que o conector USB-C para carregamento se encontra na frente do Trust Bayo.

rato trust bayo

Conclusões

Procurando oferecer aos utilizadores uma posição confortável para o seu pulso e antebraço, o Trust Bayo apresenta-se como uma solução sólida no mercado dos ratos ergonómicos.

rato trust bayo

Todo o funcionamento é bastante simples de configurar e em segundos podemos estar a trabalhar com ele na primeira utilização.

Embora não tenha a precisão necessária para uma utilização gamer, este rato adequa-se totalmente para que pretende um trabalho confortável e ergonómico para o dia a dia no trabalho.

rato trust bayo

Com um custo de cerca de 36€, apresenta-se como uma solução económica para quem procura manter a sua postura correta durante toda a jornada de trabalho.

Trust Bayo

36€
8.8

Design

7.5/10

Facilidade de configuração

10.0/10

Funcionalidades

8.0/10

Autonomia

9.0/10

Conforto

9.5/10

Pros

  • Confortável
  • Fácil de configurar

Contras

  • Não adaptado a esquerdinos

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory