Análise Xiaomi 12T Pro – Os 200 MP da Xiaomi

Parece que voltámos à moda de “quantos mais megapixéis, melhor”, sendo que a Xiaomi uma das primeiras a avançar com esta características nos seus Xiaomi 12T Pro. Apesar de o número de MP não representar uma melhor imagem final é, de facto, uma forma de conseguirmos obter muitos mais detalhes numa fotografia.

Aliando oq ue já havia feito de muito bom no Xiaomi 12T, a empresa tornou o Xiaomi 12T Pro o smartphone com as características de sonho da grande maioria dos utilizadores. Tendo aplicado um foco especial nos 200 MP do sensor principal das câmaras traseiras-

Xiaomi 12T Pro
Publicidade

O TechBit teve a oportunidade de experimentar este smartphone e deixamos-lhe aqui a nossa opinião sobre todo o equipamento.

A apresentação do Xiaomi 12T Pro

O Xiaomi 12T Pro partilha muitas características com o anteriormente analisado Xiaomi 12T, no entanto mudaram alguns pontos essenciais e que fizeram muita diferença no resultado principal.

O Xiaomi 12T Pro conta com um ecrã OLED de 6.67 polegadas com uma resolução 1.5K, uma taxa de atualização de 120Hz e capacidades HDR10+. Conta ainda com Dolby Vision para uma experiência mais aprimorada quando se trata de assistir a quaisquer conteúdos multimédia.

Xiaomi 12T Pro

A nível de áudio a empresa aumentou a fasquia face ao modelo mais “modesto” da série T, e integrou duas colunas em parceria com a Harman/Kardon para uma experiência mais imersiva e limpa, contando ainda com a tecnologia Dolby Atmos.

No interior do smartphone encontramos o processador Snapdragon 8+ Gen 1 de 4nm com GPU Qualcomm Adreno. Tem ainda 12GB de memória RAM e 256GB de memória interna.

O Xiaomi 12T Pro integra ainda uma bateria de 5000mAh com capacidade fast charge de 120W, possibilitando ao utilizador carregar o smartphone dos 0% aos 100% em 19 minutos.

Xiaomi 12T Pro

A nível de câmaras, o Xiaomi 12T Pro esmera-se no sensor principal com 200MP aliado a outros dois, um ultra grande angular de 8MP e um macro de 2MP.

O Xiaomi 12T Pro conta ainda com um sistema líquido de arrefecimento, leitor de impressões digitais no ecrã, reconhecimento facial, espaço para dois cartões nano SIM e compatibilidade com a rede 5G.

O Xiaomi 12T Pro tem 163.1×75.9×8.6mm e pesa cerca de 205g.

Autonomia

Começamos por falar de um tópico que, sendo hábito da empresa, gostámos imenso no Xiaomi 12T Pro. A sua autonomia aliada ao carregamento de 120W é das maiores comodidades que encontramos neste smartphone.

Xiaomi 12T Pro

Podemos passar um dia inteiro sem nos preocuparmos com ficar sem bateria que o smartphone comporta-se como um verdadeiro campeão. Nos dias mais puxados, em que se calhar nos distraímos um pouco mais a jogar ou conduzimos com o GPS por longos período de tempo, a Xiaomi também tem a solução.

O carregamento de 120W é uma forma de podermos dar uma carga extra de forma rápida e sem perder muito tempo. Em 19 minutos conseguimos carregar a totalidade da bateria do equipamento, sendo necessário ativar a funcionalidade de 120W máximo.

Xiaomi 12T

No carregamento rápido normal o tempo de carregamento não vai muito acima dos 20 minutos de qualquer forma.

A verdade é que, durante os testes, nunca ficámos sem bateria em momento algum do dia.

Design e desempenho premium

O design do Xiaomi 12T Pro é, em tudo, igual ao Xiaomi 12T, o que é bom pois é um smartphone bem construído, elegante e que facilmente se segura na mão sem se tornar desconfortável.

Xiaomi 12T Pro

O maior ponto diferenciador é que a saliência da câmara acaba por ser maior uma vez que a própria câmara é diferente. No entanto, não é algo que afete a ergonomia do equipamento.

Apesar de não existirem diferenças por aí além, o processador Snapdragon 8+ Gen 1 consegue, de facto, oferecer algum conforto de utilização no que diz respeito a tarefas mais pesadas. Neste caso, o ligeiro arrasto inicial que sentimos no início de alguns jogos com o Xiaomi 12T não se sentiu neste Xiaomi 12T Pro.

Xiaomi 12T Pro

Além disso, apesar de ambos oferecerem uma excelente autonomia, ao final do dia conseguíamos ter um pouco mais de percentagem que com o 12T, mostrando que o Snapdragon consegue uma gestão mais eficiente.

Os 200MP das câmaras

Vamos então falar do “elefante na sala”. O grande foco de toda a publicidade referente ao Xiaomi 12T Pro prende-se no sensor principal das câmaras traseiras de 200MP.

De facto, existem diferenças no resultado final das fotografias. Seja no modo 200MP seja no modo normal da câmara.

O processamento é ligeiramente mais rápido que no Xiaomi 12T e o resultado final são fotografias mais a puxar para o azul, portanto, com tons mais frios e (para nós) ligeiramente mais realistas. Comparando com o modo automático, reparamos que existem algumas diferenças maiores no céu de cada fotografia, com o modo de 200MP a não conseguir oferecer tanto detalhes em coisas como, por exemplo, as nuvens, por não utilizar o HDR.

Os 200MP são aqui então o ponto que nos suscitou o maior interesse. Sem sombra de dúvidas que conseguimos um nível de detalhe impressionante, mas existe um ponto que é necessário ter em atenção.

Ao utilizar este modo do Xiaomi 12T Pro o utilizador deverá ter em atenção as condições de iluminação, ou seja, para obter resultados muito bons será necessário garantir que existe uma boa iluminação do local a ser fotografado, pois caso contrário a imagem não será tão bem conseguida.

Os detalhes extra vão tornar-se apenas grão e a fotografia final será menos apelativa. Quando as condições de iluminação são as indicadas, então temos o resultado oposto, imagens nítidas com um detalhe impressionante mesmo nas zonas com sobra e a possibilidade de aproveitar diversas partes da imagem sem perder qualquer pedaço de qualidade.

No entanto, apesar de ser um bom resultado, perde algumas funções de pós-processamento. Além disso, o tamanho de cada ficheiro aliado ao tempo de processamento após tirar a imagem poderá não ser ideal para a maioria dos casos e, a verdade, é que chegamos a um ponto em que, após deixar de ser novidade, quase nos esquecemos que existe este modo de 200MP na câmara.

A verdade é que, tendo em conta a qualidade final das fotografias normais tiradas pelo Xiaomi 12T Pro, raramente nos recordamos que podemos obter um maior nível de detalhe, até porque, sinceramente, para a utilização da maioria dos utilizadores, não é necessário.

A fotografia noturna é um ponto que mantemos a opinião anterior. Está muito bem conseguida e permite um resultado final nítido, com muito pouco ou nenhum grão, mesmo em cenários mais escuros e quase sem iluminação.

As restantes câmaras conseguem resultados equilibrados, com a ultra grande angular a manter um resultado mais aproximado do sensor principal e a macro, sem sombra de dúvidas, a ser um caso muito pouco utilizado.

Já o modo retrato funciona surpreendentemente bem no Xiaomi 12T Pro, conseguindo recortar muito bem os sujeitos em destaque mesmo que o cabelo esteja meio despenteado ou a esvoaçar com o vento, originando um resultado natural e muito bem conseguido.

O mesmo podemos aplicar às selfies. A câmara frontal mostrou-se à altura do equipamento em questão e os resultados, tanto no modo normal como no modo retrato, foram muito bons. Os recortes foram bem conseguidos, a qualidade é excelente e os tons parecem bastante semelhantes à realidade.

Conclusões

Sem grandes surpresas, o Xiaomi 12T Pro acabou por ser um smartphone que veio colmatar alguns pontos menos trabalhados no seu irmão mais novo, o Xiaomi 12T.

Apesar do foco ser nos 200MP da câmara, conseguimos perceber que existem melhorias também no processamento e gestão do sistema e da bateria do smartphone assim como na qualidade do áudio.

Xiaomi 12T Pro

Fotos e vídeos ficam muito bem com o modo automático e conseguimos resultados de um verdadeiro topo de gama como é o Xiaomi 12T Pro.

Os 200MP são,, de facto, surpreendentes, mas achamos que se trata mais de um extra do que propriamente uma funcionalidade de destaque. Claro que é sempre uma vantagem ter este tipo de possibilidades enfiadas no bolso das calças, mas também é verdade que não recorremos assim tantas vezes a este tipo de resolução no dia a dia.

Para locais com imensa luz e com muitos detalhes a captar, poderá ser uma boa maneira de preservar a informação toda, de resto, o modo automático será o mais utilizado e será mais que suficiente.

Xiaomi 12T Pro

A autonomia e o carregamento super rápido do Xiaomi 12T Pro são um ponto de destaque, como a empresa já nos tem vindo a habituar.

De forma geral, podemos dizer que é, sem sombra de dúvidas, o melhor smartphone da Xiaomi que já nos passou pelas mãos. É um topo de gama muito bem construído e com todos os pontos necessários para conquistar no mercado, até porque pelo preço, será complicado encontrar algum smartphone tão bem conseguido como este.

Xiaomi 12T Pro

O Xiaomi 12T pro pode ser adquirido a partir dos 799.99€.

Agradecemos à Xiaomi por nos ter disponibilizado o Xiaomi 12T Pro para testes.

Xiaomi 12T Pro

799.99€
9.5

Design

9.0/10

Autonomia

10.0/10

Câmaras

9.7/10

Performance

9.5/10

Preço

9.5/10

Pros

  • Preço para um topo de gama nos dias atuais
  • Fotografia em qualquer um dos modos
  • Autonomia
  • Carregamento de 120W

Contras

  • Falta carregamento sem fios
  • MIUI com notificações de sistema em demasia
Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X