Anúncios direcionados: como evitar ser rastreado

Especialistas da NordVPN consideram que os anúncios direcionados, apesar de transmitirem uma imagem de algo útil e interessante, podem rastrear os utilizador e colocar os seus dados pessoais em risco.

Os anúncios direcionados são utilizados como prática para os profissionais de marketing apresentarem anúncios que refletem as suas características, interesses e comportamentos de compra em específico.

image 39 anúncios direcionados
Publicidade

Especialistas aconselham a evitar os anúncios direcionados

Apesar de ser muito mais interessante receber publicidade direcionada aos nossos gostos e não um anúncio aleatório sobre algo completamente oposto ao que gostamos, nem sempre partilhar a nossa informação para estes casos é a escolha mais segura.

Apesar da praticidade que pode parecer e de facilitar, em muito, o trabalho de quem trabalha no ramo do marketing, este comportamento pode colocar os dados pessoas dos utilizadores em risco.

Qualquer pessoa pode comprar estes dados partilhados e utilizá-los para diferentes fins que em nada tenham a ver com anúncios direcionados e campanhas de publicidade.

kaspersky data breach malware ransomware ciberseguranca

“A maioria das pessoas não sabe como funciona a publicidade direcionada e quanto das suas informações pessoais é recolhida online. Cookies da web, informações de localização e data mining recolhem informações sobre as nossas atividades de navegação de site para site”, comentou Daniel Markuson, especialista em privacidade da NordVPN, em comunicado.

Este tipo de publicidade pode até mesmo chegar a criar a sensação de que os anunciantes estão a perseguir o consumidor a cada movimento dado online. Este comportamento pode chegar a ser “enervante”, como indica Markuson, para algumas pessoas que se mostram mais cautelosas com os seus dados.

burlas online phishing cibercrime ransomware internet seguranca portal da queixa

“Estes anúncios podem não só ser irritantes, como também colocar em risco as informações pessoais dos cidadãos. Umas das principais preocupações é o facto de os anúncios direcionados revelarem informações pessoais como a sua idade, género, rendimentos, estado civil, opiniões políticas e orientação sexual. As empresas podem usar estes dados para aferir se podem cobrar mais às pessoas, bem como prever o seu comportamento e incentivar as suas ações. Um dos exemplos é o escândalo da Cambridge Analytica que direcionou aos eleitores anúncios baseados nas suas características psicológicas para conseguir manipulá-las melhor”

Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN

É possível parar com os anúncios direcionados?

Existem pequenas alterações e cuidados que podem ser tidos em conta de forma a que os anúncios direcionados sejam menores ou mesmo deixem de ser uma preocupação.

Os especialista da NordVPN deixam algumas dicas sobre o que deve fazer:

  • Modificar as notificações – Alguns sites são eficazes a separar as notificações comerciais de outros tipos de notificações. Noutros, o utilizador será simplesmente obrigado a cancelar todos os emails publicitários enviados pela empresa.
  • Desative os anúncios direcionados – Algumas redes sociais e sites de motores de busca, bem como os principais fornecedores de software e alguns ISPs, permitem desativar a publicidade direcionada.
ciberseguranca ransomware virus locker codigo memento
  • Utilizar um bloqueador de anúncios – As extensões de bloqueio de anúncios funcionam ao nível do browser para evitar anúncios, banners e pop-ups. No entanto, é possível ir mais além com uma VPN de bloqueio de anúncios como a NordVPN e a sua funcionalidade Proteção Contra Ameaças.
  • Apague as suas informações de data brokers – Se quer realmente eliminar os seus dados de bases de dados obscuras, pode entrar em contacto com data brokers individuais para limpar ou apagar as suas informações.
  • Utilize uma VPN para ocultar a sua identidade – Uma rede privada virtual não ocultará todos os anúncios, mas evita a que os utilizadores recebam anúncios direcionados. Uma VPN esconde a sua atividade na internet, incluindo de profissionais de marketing e mesmo do seu fornecedor de serviços de internet (ISP).
Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X