Ataques DDoS diminuiram no segundo trimestre do ano

O segundo trimestre do ano parece ter registado uma descida de 38.8% no que diz respeito a ataques DDoS quando comparado com o período homologo de 2020. Houve ainda uma diminuição de 6.6% quando comparado com o primeiro trimestre de 2021.

Os ataques DDoS procuram sobrecarregar uma rede até que o servidor não aguente e comece a falhar de forma critica.

mac macos apple pc
Publicidade

Segundo trimestre de 2021 registou uma descida nos ataques DDoS

Segundo os dados avançados pela Kaspersky, o segundo semestre do ano registou uma média de 500 a 800 ataques DDoS por dia, uma cenário considerado “calmo” pela empresa especialista em cibersegurança.

No dia mais calmo foram registados apenas 60 ataques e no dia mais críticos o número foi mais elevado, chegando aos 1164 ataques. Em termos geográficos foram registadas algumas alterações quanto à origem e alvo deste tipo de ataques.

ciberseguranca ransomware virus locker codigo

Os EUA voltaram a liderar devido aos ataques registados (36%) enquanto a China conseguiu controlar um pouco mais os ataques DDoS ocorridos (10.2%) tendo registado um decréscimo de 6.3%. A Polónia (6.3%), por outro lado, sofreu um aumento grande tendo passado a ocupar o terceiro lugar no ranking com um aumento de 4.3%.

Os especialistas da Kaspersky também analisaram que países tinham bots e servidores maliciosos que atacam dispositivos IoT de forma a propagar botnets. Os resultados mostram que a maioria dos dispositivos que realizaram os ataques encontravam-se na China (31,8%), Estados Unidos (12,5%) e Alemanha (5,9%).

Hacker PC Virus Ataque Ransomware REvil tshirt code ddos

As recomendações dos especialista passam por:

  • Manter operações de recursos web designando especialistas para responderem a ataques DDoS;
  • Validar os acordos com terceiros e informações de contacto, incluindo aqueles que são feitos com prestadores de serviços de Internet;
  • Implementar soluções profissionais capazes de proteger uma organização de ataques DDoS;
  • É uma boa opção utilizar ferramentas de monitorização de redes e aplicações para identificar tendências de tráfego;
  • Ter um plano B restritivo e pronto a ser utilizado de forma a assegurar rapidamente o restauro dos serviços críticos de negócios quando sofrem um ataque.
glorious forge globaldata

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory