O papel dos citizen developers dentro de uma empresa

O ritmo acelerado das mudanças tecnológicas trouxe uma nova geração de citizen developers. O aparecimento de plataformas no-code criou oportunidades para os trabalhadores de diferentes áreas criarem as próprias aplicações, alterando os modelos tradicionais de TI.

Esta mudança conduziu a uma maior colaboração e agilidade nas organizações e está a mudar a forma como se trabalha nos dias que correm. Como empresa totalmente dedicada ao no-code, a Masterlink revela a forma como os citizen developers estão a moldar o futuro das TI e das empresas.

Masterlink citizen developer citizen developers
Publicidade

A ascensão do no-code: como estão os citizen developers a mudar o mercado

O surgimento do no-code levou a que os trabalhadores fossem capazes de criar as suas próprias soluções sem conhecimentos especializados em programação.

O citizen developer alterou o funcionamento dos departamentos de TI tradicionais, democratizando a tecnologia e colocando mais poder nas mãos dos utilizadores empresariais. O seu aumento assinala uma mudança no sentido de uma maior colaboração e agilidade no local de trabalho. As plataformas sem código estão a permitir que os citizen developers criem fluxos de trabalho empresariais mais eficientes e eficazes, conduzindo a um aumento da produtividade nas organizações.

ransomware ciberseguranca virus informatica

As vantagens e os desafios

Como indica a Masterlink, o desenvolvimento por parte dos citizen developers pode ser uma forma económica para as organizações criarem e implementarem soluções rápidas.

Ao capacitar os funcionários não especializados em TI, é possível aproveitar um conjunto mais alargado de criatividade, experiência e conhecimentos, levando a um melhor alinhamento entre as unidades de TI e de negócio, bem como a soluções mais inovadoras e com maior impacto.

Para promover uma cultura de citizen development, as organizações devem proporcionar formação e apoio aos colaboradores que pretendam criar as próprias soluções.

pc computador laptop business empresa digital

Tal pode incluir o acesso a plataformas no-code de fácil utilização ou a oferta de workshops e formações especializadas. Incentivar a colaboração multifuncional entre as unidades empresariais e as TI pode conduzir a soluções mais inovadoras e com maior impacto.

A própria direção também deve desempenhar um papel na promoção do citizen development, definindo objetivos claros, fornecendo recursos e reconhecendo o contributo dos citizen developers, podendo incluir a criação de recompensas e incentivos para projetos bem-sucedidos, ou a apresentação de soluções bem-sucedidas, desenvolvidas por citizen developers, em reuniões e comunicações da empresa.

O impacto dos citizen developers na produtividade e na inovação

Os citizen developers podem trazer uma perspetiva e uma compreensão única dos processos empresariais, conduzindo a fluxos de trabalho mais simplificados e eficazes.

Ao conseguirem criar as próprias soluções, os citizen developers podem desenvolver um alto nível de especialização e propriedade, viabilizando a tomada de decisões mais rápidas e o aumento da agilidade e da produtividade. Podem, ainda, identificar e resolver problemas e desafios em tempo real, promovendo a melhoria contínua em toda a organização sem estarem dependentes de terceiros ou de processos extra que, muitas vezes, podem ser evitados afim de resolver um problema de forma mais rápida e direta.

pessoas alunos escola pc computador estudar

Em contrapartida, os projetos tradicionais de TI exigem um tempo de execução significativo e podem não ser tão reativos às necessidades em mudança. Ao permitir que os utilizadores empresariais assumam a liderança e respondam às suas próprias necessidades, as empresas estão a responder de forma mais eficaz às necessidades dos seus clientes.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que o citizen development se torne algo mais frequente, levando a uma maior simplificação da tecnologia e a uma maior inovação, bem como à alteração do papel dos TI para um apoio ao citizen development, em vez do seu controlo.

hp pc computador monitor portatil

Na teoria, as empresas que adotam o citizen development e criam uma cultura de colaboração e inovação estarão mais bem equipadas para prosperar num cenário cada vez mais competitivo e digital.

A ascensão dos citizen developers teve um impacto significativo nas TI e nas empresas, conduzindo a uma maior colaboração e inovação. Ao capacitar os funcionários não especializados, as organizações podem aumentar a produtividade, otimizar os fluxos de trabalho e promover a melhoria contínua

Nuno Rosa, Diretor de Marketing e Operações na Masterlink
nuno rosa 2 citizen developers

O responsável garante ainda que “os citizen developers têm o potencial de moldar o futuro do trabalho, conduzindo a uma maior democratização da tecnologia e a mais inovação. É uma altura empolgante para fazer parte deste movimento em crescimento, e mal podemos esperar para ver onde nos leva a seguir”.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory