Tal como tinha prometido, a Google lançou a sua resposta ao ChatGPT, o Google Bard.
Esta ferramenta estará disponível de forma pública nas próximas semanas e terá algumas funcionalidades implementadas na pesquisa.
Conheça o Google Bard, a resposta da Google ao ChatGPT
Com o lançamento do ChatGPT, soaram vários alertas na Google devido ao elevado grau de desenvolvimento que esta plataforma apresentava na versão pública.
Face a estes desenvolvimentos, a Google foi obrigada a acelerar os seus planos dentro da inteligência artificial, levando agora ao lançamento de um concorrente para a plataforma da OpenAI.
Foi assim revelado o Google Bard, um novo sistema experimental de conversação por inteligência artificial que utiliza a LaMDA, o modelo de linguagem desenvolvido pela empresa americana.
Este sistema, ao contrário do ChatGPT, permite o acesso a informação atualizada, garantindo uma maior qualidade e assertividade nas respostas.
Na versão que estará disponível ao público, irá ser utilizada uma variação mais leve do LaMDA, para permitir a utilização de menos potência computacional e, assim, aumentar o número de utilizadores que podem testar esta ferramenta em simultâneo.
Por agora, esta ferramenta irá também apresentar a mensagem de que a informação poderá ser imprecisa ou inapropriada, estando disponível uma barra de feedback onde o utilizador pode avaliar a resposta dada e ajudar a melhorar o desempenho da ferramenta.
Google Bard também será integrado na pesquisa
O Google Bard também será integrado na pesquisa de forma a dar informação mais útil aos utilizadores.
Em vez dos featured snippets, onde a Google ia retirar pequenos fragmentos de texto aos websites mais populares, passa agora a apresentar uma informação gerada pela sua inteligência artificial.
Esta nova funcionalidade deverá ser disponibilizada globalmente nas próximas semanas.
Bard integra também no Google Cloud
Por fim, foi também revelado que o Google Bard será integrado no Google Cloud através de uma API generativa, inicialmente alimentada por LaMDA e com uma variedade de modelos a seguir, destinada a programadores, criadores e empresas individuais. A integração começará no próximo mês.