Inteligência Artificial é da confiança das pessoas para escolher o par perfeito

Um estudo internacional levado a cabo pela Kaspersky, concluiu que a maioria dos participantes considera positivo o papel da inteligência artificial nos serviços de encontros.

Os resultados mostram ainda que 44% dos participantes confiaria na escolha das correspondências realizadas a partir de Inteligência Artificial (IA), da mesma forma que 64% assume que as recomendações dadas correspondem às suas preferências.

love tech smartphone inteligência artificial
Publicidade

Pessoas confiam na Inteligência Artificial para escolher o seu par perfeito

Um estudo realizado pela ARM revelou que 54% dos inquiridos assumiu o seu interesse em utilizar a Inteligência Artificial como companhia ou assistente pessoal. Os serviços de encontros online não diferem muito desta ideia base.

A IA é utilizada por este tipo de sites e aplicações para, com base em determinadas respostas dadas por cada utilizador, comparar os registos da base de dados e escolher o par mais indicado e que se enquadra melhor nas preferências de cada utilizador.

inteligência artificial virtual pessoa tech

O estudo realizado pela Kaspersky concluiu que 54% dos participantes concordam que as aplicações de encontros, em geral, acabaram por tornar o processo de encontrar um par muito mais fácil. 43% ainda revelou que apenas se encontra com pessoas que tenham sido sugeridas pela Inteligência Artificial por detrás deste tipo de serviços.

Apesar dos números favoráveis apresentados, existe sempre algumas reticências em cada assunto abordado e, aqui, a situação não é diferente. Existe uma diferença entre confiar nas recomendações sugeridas pelo serviço de Inteligência Artificial e escolher a sua correspondência apenas com base nessas recomendações.

Mais de metade dos inquiridos (56%) não têm a certeza se os algoritmos de Inteligência Artificial conseguem ser capazes de cobrir na totalidade a complexidade de diversos fatores que levam a que duas pessoas se sintam atraídas uma pela outra.

love tech smartphone inteligência artificial

“Os resultados da nossa investigação revelam que muitas pessoas têm uma perceção positiva em relação à introdução da IA em aplicações de encontros e que esta pode ajudar muitos a encontrar uma correspondência adequada”, comentou David Jacoby, investigador de segurança da Kaspersky, em comunicado.

Jacoby acrescentou ainda que “ao mesmo tempo, apesar dos benefícios e possibilidades dos serviços de dating, devemos permanecer sempre vigilantes e lembrarmo-nos que não podemos saber ao certo quem está do outro lado do ecrã”.

“Os algoritmos podem não ser capazes de sentir, mas tornam possíveis relações que envolvem qualidades muito pessoais, tais como empatia, abertura e estabilidade emocional”, comentam os terapeutas Birgitt Hölzel e Stefan Ruzas da clínica de Munique Liebling + Schatz.

mulher pc computador tech

Em junho de 2021, a Kaspersky encomendou à Sapio a realização de um inquérito online com mais de 18.000 inquiridos para explorar o papel das apps de encontros e o estado atual da tecnologia e das relações. A amostra incluiu 2.000 inquiridos do Reino Unido; 1000 nos EUA, França, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda; e 500 na Suíça, Áustria, República Checa, Hungria, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Turquia, Egito, China, Japão, Índia, Austrália, Indonésia, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Argentina, México e Rússia.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade