Surgiram recentemente rumores de que a Xiaomi poderia estar a planear acabar com a MIUI e lançar uma revolução na sua interface com o lançamento do MiOS.
No entanto, esta transformação poderá ser mais suave do que o previsto, com esta nova versão do software a chegar apenas ao mercado chinês, enquanto o mercado global segue para a MIUI 15.
MiOS será exclusivo do mercado chinês
Depois de se ter avançado a possibilidade da Xiaomi estar a preparar uma revolução na sua interface com o lançamento da MiOS para substituir a MIUI, o site Xiaomiui veio agora acrescentar mais informações a este tema.
A MiOS será uma nova versão da interface da marca chinesa, exclusiva do mercado chinês, enquanto o mercado global irá receber a MIUI 15, versão da interface que está já em desenvolvimento.
Para suportar esta afirmação, a Xiaomiui partilhou capturas de partes do código-fonte do sistema que mostram que esta nova versão da MIUI já se encontra até em testes internos para vários equipamentos como o Xiaomi 13, Xiaomi 13 Ultra, Redmi K60 Pro e Mix Fold 3.
No entanto, embora os planos a curto prazo indiquem que a MIUI se irá manter, não quer dizer que a Xiaomi não esteja a preparar para fazer uma transição gradual para a o MiOS a nível global.
Esta é uma estratégia que a Huawei tem também adotado, com a adoção da HarmonyOS no seu mercado global enquanto mantém a EMUI no mercado global.