Com a proliferação dos sistemas de inteligência artificial, muito se tem falado sobre as quebras de direitos de autor de imagens e textos.
No entanto, a Shutterstock decidiu remar contra a maré e lançou um sistema de geração de imagens através de IA que já pode testar.
Já pode gerar imagens através de inteligência artificial no Shutterstock
Com a progressão da inteligência artificial, tem sido criada uma grande discussão em volta dos direitos de imagem e a forma como estes são muitas vezes são ignorados na criação de novas imagens com clara inspiração, como já falamos aqui.
Embora esta seja uma discussão necessária e que seja importante definir limites, a Adobe e a Shutterstock têm trabalhado para tirar proveito da inteligência artificial na sua plataforma e transformar num serviço que podem vender.
Depois de fazer uma parceria com a DALLE-2 em outubro, a Shutterstock anunciou agora um gerador de imagens por inteligência artificial, desenvolvido em conjunto com a DALLE-2 e a OpenAI, que já pode ser testado no website da empresa.
Embora ainda em versão beta e com resultados bastante limitados, já é possível escrever na barra de pesquisa o tipo de imagens que pretendemos, sendo depois geradas automaticamente algumas propostas com base na descrição feita.
Atualmente este serviço apenas permite criar imagens com 1024 x 1024 px, mas está planeado para o futuro a criação de imagens maiores e com mais qualidade, além do desenvolvimento de músicas e vídeos.
Se quiser testar esta ferramenta, já o pode fazer aqui.