5 dicas de cibersegurança para este Verão

A Sophos, líder global em inovação e oferta de soluções de cibersegurança como serviço, deixou 5 dicas para ajudar a proteger os utilizadores nesta época de Verão.

Com o calor e as férias, o trabalho remoto volta a ser uma preferência para muitos trabalhadores, pelo que os riscos voltam a aumentar. A empresa especializada em questões de cibersegurança aconselha a elevar os níveis de cuidado.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca sophos
Publicidade

Flexibilidade e conciliação da vida profissional podem afetar as questões de cibersegurança

Há vários anos que a cibersegurança é considerada uma área fundamental, contudo, apenas após a pandemia, a implementação do teletrabalho durante os confinamentos, e os ciberataques que muitas empresas sofreram, é que as empresas começaram a focar-se realmente na sensibilização dos seus colaboradores.

A Sophos é muito clara neste ponto: é imprescindível proteger cada ponto de acesso à rede empresarial e monitorizá-lo para evitar ameaças ativas, tornando o trabalho remoto uma opção segura e flexível.

internet pc computador

A flexibilidade e a conciliação da vida profissional com a familiar são algumas das vantagens oferecidas por este regime laboral, pelo que não é de estranhar que seja uma opção escolhida por muitos colaboradores nesta época de Verão em que entrámos.

Desta forma, os especialistas em cibersegurança da Sophos partilham cinco passos a seguir para evitar riscos e preocupações com o teletrabalho neste verão:

  • Preparação prévia – os dispositivos e materiais que vai utilizar para trabalhar noutro local devem ser preparados com antecedência. Para tal, o colaborador deverá confirmar se tem o software de segurança adequado instalado e cumprem as políticas de conformidade e segurança da sua organização
cibercrime ciberseguranca hackers internet ransomware malware
  • Formação – Um dos maiores problemas no que diz respeito aos ciberataques é o fator humano, um ponto que abre sempre portas a ter algumas falhas ou distrações. Os colaboradores podem ser a porta de entrada que os atacantes utilizam para aceder ao resto dos dispositivos da empresa, pelo que devem adquirir conhecimentos básicos de cibersegurança para saber como identificar um ataque atempadamente.
  • Verificação dupla – Se receber um e-mail inesperado e fora do normal de um colega de trabalho ou de uma empresa, não responda diretamente. Contacte o remetente através de algum outro meio, como um telefonema ou SMS, para garantir que a comunicação feita era fidedigna.
  • Atualizar tudo assim que existir uma nova versão – Este é um processo que nos smartphones e nos computadores poderá ser mais fácil de realizar pois é algo mais direto. No entanto, a Sophos relembra que os routers de casa e os equipamentos IoT também necessitam de atualizações e, estas, nem sempre são automáticas.
Cibersegurança ciberataques
  • Não esquecer os “básicos” – Apesar de realizarmos todos os passos anteriores, não podemos esquecer as medidas de proteção mais básicas, que são a primeira barreira de entrada que os atacantes encontram: definir palavras-passe únicas para todas as suas contas e utilizar um gestor de palavras-passe para as manter longas e seguras; e utilizar a autenticação multi-fator ou em “duas etapas” sempre que possível, para ganhar uma proteção adicional.

“Atualmente ligamos a maioria dos nossos dispositivos à internet, pelo que é necessário pensarmos que estão sempre num ambiente hostil e propenso a ataques. A ideia de que o interior dos escritórios é um espaço seguro e os outros espaços são inseguros está desatualizada. Neste momento podemos sofrer um ataque em qualquer lugar. Contudo, é verdade que em casa não temos as ferramentas necessárias ou a equipa de TI por perto, pelo que é importante todos estarmos atentos e vigilantes em permanência.”

Chester Wisniewski, Field CTO da Sophos
glorious forge globaldata

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory