Análise Xiaomi Pad 6 – O equilíbrio entre entretenimento e trabalho

O mercado dos tablets já teve os seus altos e baixo e, hoje em dia, é um mercado muito especifico. Mesmo assim, existem equipamentos como o Xiaomi Pad 6 que se conseguem destacar no meio de vários outros por oferecerem um equilíbrio interessante entre o consumo multimédia e o trabalho que precisa de ser feito on the go.

Nos últimos tempos tivemos a oportunidade de testar o Xiaomi Pad 6, um equipamento muito bem construído e que consegue o equilíbrio perfeito entre o entretenimento e o trabalho por um preço muito apelativo.

xiaomi pad 6 tablet
Publicidade

Características gerais do Xiaomi Pad 6

O Xiaomi Pad 6 chegou ao mercado de forma surpreendente por apresentar características muito apelativas com uma construção robusta e que inspira confiança mantendo um preço alcançável para a grande maioria que procura um tablet para o dia a dia que também consiga tratar de algum trabalho quando necessário.

Para conseguir isso, a Xiaomi tratou de construir o Xiaomi Pad 6 com um corpo metálico onde colocou um ecrã LCD de 11 polegadas com uma resolução WQHD+ (2880 x 1800) e com uma taxa de atualização variável de até 144Hz.

xiaomi pad 6 tablet

Para a utilização no exterior, o ecrã consegue atingir um brilho máximo de 550 nits, está protegido por Corning Gorilla Glass 3 e conta com tecnologia Dolby Vision (e Dolby Atmos no que diz respeito ao som do equipamento). Durante os testes, tanto no interior como no exterior conseguimos sempre ter uma utilização tranquila do equipamento sem dificuldades em ver o que estava no ecrã, no entanto, este equipamento merecia um ecrã AMOLED.

O Xiaomi Pad 6 conta com 4 altifalantes (um em cada canto do aparelho) que oferecem uma experiência multimédia bastante imersiva. O som emitido é bastante equilibrado, sem apresentar distorções mesmo em tons mais baixos.

No interior encontramos o processador SnapDragon 870 que garante um performance sem travagens em atividades mais pesadas. Podemos encontrar o Xiaomi Pad 6 com 6GB ou 8GB de RAM e com uma memória interna de 128GB ou 256GB.

A bateria do Xiaomi Pad 6 é de 8840 mAh e conta com o carregamento rápido de 33W, trazendo o adaptador de corrente no interior da caixa para que tenha tudo o que necessita logo no ato da compra.

xiaomi pad 6 tablet

A nível de software encontramos a MIUI Pad 14, a versão do sistema da Xiaomi adaptada para o mundo dos tablets, baseada em Android 13.

Na traseira do Xiaomi Pad 6 encontramos o módulo onde está albergada a câmara de 13MP com uma abertura f/2.2 e com a capacidade para gravar vídeos até 4K a 30 fps.

O tablet da Xiaomi tem uma dimensão generosa o suficiente (253,95 x 165,18 x 6,51mm) para que possamos trabalhar ou assistir conteúdo multimédia de forma confortável sem prejudicar a sua portabilidade.

Câmaras

Se nos smartphones as câmaras são um dos pontos principais do equipamentos, nos tablets este é um dos fatores menos relevantes. Apesar de poder dar jeito, por norma nunca é o primeiro equipamento que os utilizadores vão escolher para tirar um foto.

Apesar disso, as fabricantes continuam a não se desleixar por completo neste campo e, no caso do Xiaomi Pad 6, encontramos na traseira uma câmara com 13MP e uma abertura f/2.2 que, não podendo ser comparada com os topos de gama da marca, oferece resultados bastante satisfatórios.

xiaomi pad 6 tablet

Os equilíbrios de cor estão bem conseguidos e mesmo com menos luminosidade não ficamos com um resultado que deixe a desejar, apenas um pouco escuro nalgumas zonas com menos luz a incidir, mas este também não é o foco do equipamento.

No que diz respeito à câmara frontal, esta sim poderá ser mais utilizada no Xiaomi Pad 6, especialmente porque facilmente se pode transformar no equipamento mais prático para realizar uma videochamada em qualquer lugar.

xiaomi pad 6 tablet

A câmara encontra-se localizada na parte superior do equipamento (quando na posição horizontal) e trata-se de uma câmara de 8MP com abertura f/2.2. Os resultados são bastante positivos nas selfies tiradas com o Xiaomi Pad 6, pelo que poderá ser o ideal para quem passa muito tempo em chamadas de vídeo durante o dia a dia.

MIUI Pad 14

Apesar de já estarmos bastante familiarizados com a MIUI da Xiami, existe aqui uma diferença no caso do tabet da empresa. O sistema utilizado é redesenhado para o formato em questão, pelo que podemos contar com algumas diferenças que fazem imenso sentido quando se trata de um tablet.

xiaomi pad 6 tablet

Um dos pontos que se destaca mal ligamos o Xiaomi Pad 6 pela primeira vez (após estar configurado) é a barra de tarefas inferior que o equipamento apresenta. Além de nos permitir ter sempre algumas aplicações à distância de um toque, é ainda o local onde todas as apps que estão a correr em segundo plano vão aparecer.

Isto é, em muito, semelhante ao que a Apple utiliza nos seus tablets, mas acaba por fazer muita diferença na utilização de um tablet. O Xiaomi Pad 6 permite manter algumas apps na barra que estão a correr em segundo plano, mas também oferece a possibilidade de ter duas aplicações prontas a serem lançadas com o ecrã dividido.

xiaomi pad 6 tablet

Isto porque ao dividir o ecrã com duas aplicações, é criado um ícone com essas duas apps que podemos salvar e, posteriormente, basta carregar lá e o cenário gravado é reproduzido de forma automática, sem necessitarmos de voltar a abrir uma de cada vez e ajustar a divisão.

Além deste pormenor, o Xiaomi Pad 6 conta ainda com a possibilidade de correr várias aplicações em janelas flutuantes, o que nos permite tirar um maior partido do ecrã completo e transmitir uma sensação mais semelhante a um computador.

Trabalhar com o Xiaomi Pad 6

Durante uns dias tentámos utilizar o Xiaomi Pad 6 como ferramenta de trabalho (ligado à escrita e a alguma edição de imagem) no dia a dia. Não possuindo uma capa teclado para uma experiência mais semelhante a um computador, recorremos apenas a um hub USB-C e a um teclado e rato sem fios.

Desta forma conseguimos criar um ambiente de utilização semelhante a um portátil e, para a maioria dos cenários, o Xiaomi Pad 6 mostrou-se bastante capaz de realizar as tarefas necessárias.

xiaomi pad 6 tablet

Claro que existem sempre limitações relacionadas com a criação de alguns sites que não estão 100% adaptados para outros ambientes sem ser computadores. Mas mesmo assim não houve impedimentos, apenas alguns atrasos em pequenas tarefas muito especificas.

É importante relembrar que, apesar de permitir a ligação de um teclado e de um rato, o Xiaomi Pad 6 não oferece uma experiência semelhante a um computador, mantendo a aparência do sistema exatamente igual ao que tem quando utilizado normalmente sem qualquer periférico externo.

Um tablet preparado para longas horas de streaming

Um ponto muito positivo do Xiaomi Pad 6 é o facto de ser um tablet muito bem equipado para o consumo de multimédia, em especial de conteúdos via streaming.

As quatro colunas distribuídas em torno do equipamento com o Dolby Atmos oferecem uma envolvência bastante grande com o conteúdo que estamos a ver. Além disso, e apesar de não se tratar de um painel OLED ou AMOLED, o ecrã do Xiaomi Pad 6 é bastante agradável para assistir a séries ou vídeos, sem estragar a experiência.

xiaomi pad 6 tablet

O tamanho de 11 polegadas mostrou-se ideal para ser facilmente transportado para qualquer lugar e mesmo para ficar na mão enquanto assistimos a qualquer conteúdo ou, simplesmente, nos sentamos a ler as notícias do dia.

Autonomia para todo o dia e mais um pouco

O Xiaomi Pad 6 mostrou-se um adversário à altura no que diz respeito à autonomia. Bem que tentamos levar o tablet até ao fim durante um dia inteiro de trabalho e lazer, mas os 8840 mAh aliados à gestão de energia da empresa conseguiram vencer a batalha.

É preciso mesmo um grande esforço e uma utilização muito intensiva (talvez com o brilho do ecrã constantemente no máximo e com aplicações muito pesadas) para conseguirmos esgotar a bateria na totalidade num único dia.

xiaomi pad 6 tablet

Num cenário de utilização normal conseguimos sempre chegar ao final do dia com uma boa percentagem de bateria restante, no entanto, se alguém conseguir levar o Xiaomi Pad 6 ao extremo, pode contar com o carregamento rápido de 33W para ganhar algumas horas extra de utilização.

Aqui é um dos pontos que ficámos na dúvida quanto à decisão da empresa que se tem destacado pelas suas capacidades de carregamento das baterias dos smartphones que podem ir aos 120W e oferecer um carregamento dos 0% aos 100% em apenas 19 minutos.

xiaomi pad 6 tablet

No caso do Xiaomi Pad 6, com um bateria muito maior que os smartphones, a Xiaomi decidiu manter-se pelos 33W. Poderá ser uma forma de preservar a bateria a longo prazo ou apenas uma incapacidade de conseguir um carregamento mais rápido de forma eficaz sem prejudicar algo no tablet, mas foi sem dúvida um ponto que nos levantou algumas dúvidas.

Extras para o Xiaomi Pad 6

O Xiaomi Pad 6 traz alguns truques na manga que vão desde acessórios que podem elevar as suas capacidades de trabalho e lazer como opções extra a nível de sistema.

Um dos extras que podemos adquirir em separado é, como já mencionada, a capa que se prende ao equipamento através de uns pinos metálicos na traseira para que seja mais fácil de manter o equipamento protegido.

xiaomi pad 6 tablet

Além disso, o Xiaomi Pad 6 é compatível com a XIaomi Smart Pen de segunda geração. Este acessório permite assim aumentar a versatilidade do equipamento e oferece a possibilidade de desenhar e escrever de forma manual como se tivesse um pedaço de papel nas mãos que nunca se esgota.

O Xiaomi Pad 6 consegue ainda, via MIUI Pad 14, conectar-se a equipamentos próximos compatíveis para poder dar continuidade a trabalhos começados noutro dispositivos. De forma quase automática é possível abrir uma página no smartphone e passar a mesma para o tablet assim como algum nota ou mensagem que tenhamos começado num dispositivo e tenhamos de continuar noutro.

Resumindo e concluindo

De forma geral o Xiaomi Pad 6 é um equipamento muito apelativo para que procura um tablet que possa servir para diversos propósitos, desde o lazer ao trabalho.

O ecrã foi muito bem conseguido para ser possível utilizar em diferentes ambientes e atividades sem grandes problemas e sem sentirmos que estamos a perder qualidade de alguma forma.

A junção do ecrã de 11 polegadas com as quatro colunas tornam a experiência multimédia muito boa e imersiva, especialmente quando estamos em movimento constante de um lado para o outro e nem sempre dá jeito ir com o computador atrás só para ver uns quantos episódios de uma série ou um vídeo no YouTube.

xiaomi pad 6 tablet

A nível de utilização para trabalho, o Xiaomi Pad 6 poderá ser um excelente aliada para quem necessita de estar muitas vezes em chamadas de vídeo, pois a câmara frontal tem uma qualidade muito boa para o equipamento em questão e a versatilidade que a MIUI 14 Pad oferece ao utilizador possibilita a utilização do tablet para diversos tipos de trabalhos.

Mesmo em casos que seja necessário escrever alguns textos ou responder a emails de forma mais rápida e prática, ligando um rato e um teclado ficamos com um equipamento semelhante a um computador e que permite, sem grande esforço, ter o trabalho feito num instante.

xiaomi pad 6 tablet

Com a compatibilidade com a Caneta da Xiaomi aumenta ainda as capacidades do Xiaomi Pad 6 para aqueles que estão ligados ao mundo onde desenhar e rabiscar faz parte do dia a dia.

A bateria aguenta muito bem um dia de utilização constante e o carregamento rápido, apesar de não estar perto de ser o mais rápido que a Xiaomi consegue oferecer, é bastante satisfatório para a faixa de preço em que este tablet se insere.

O preço sim é um ponto de destaque muito grande, pois o Xiaomi Pad 6 pode ser comprado a partir dos 399€ (versão 6GB + 128GB) ou a partir dos 449€ para quem quiser os 8GB de RAM.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Xiaomi por nos ter disponibilizado o Xiaomi Pad 6 para análise.

Xiaomi Pad 6

399€ (6GB RAM)
9.5

Qualidade de construção

10.0/10

Design

9.5/10

Autonomia

9.5/10

Ecrã

8.5/10

Preço

10.0/10

Pros

  • Preço
  • Construção e Design
  • Autonomia para um dia de uso intensivo sem problemas

Contras

  • Carregamento rápido de "apenas" 33W
  • Ecrã LCD em vez de AMOLED
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory