fbpx

Android Jetpack Compose chega em versão Alpha

Vivemos um período onde cada vez são utilizadas mais aplicações nos vários dispositivos que utilizamos.

No entanto, nem sempre o desenvolvimento das aplicações tem o mesmo grau de facilidade ou detalhe entre as plataformas.

De forma a tornar a criação de apps para Android mais fácil, a Google lançou agora em versão Alpha o novo Android Jetpack Compose.

android jetpack compose
Publicidade

Google lança Android Jetpack Compose para facilitar desenvolvimento de aplicações

Desde o seu início que a Google apostou no Java para desenvolvimento de aplicações, muito por esta ser a linguagem utilizada por Andy Rubin no início do sistema operativo e por ser uma das mais utilizada para mobile nos últimos anos.

No entanto, esta não é a linguagem de programação preferida de grande parte dos programadores, além de dar problemas à Google com a Oracle devido aos licenciamentos.

Para resolver este problema, a marca americana lançou a sua própria linguagem de programação Kotlin, estratégia que não teve os resultados esperados devido aos programadores terem de continuar a utilizar o sistema de UI original do Android baseado em XML.

De forma a facilitar a programação, a Google apresentou no ano passado o Jetpack Compose, uma toolkit que reduz a dependência do XML e permite aos programadores mexerem na UI através do código e do Android Studio.

Agora, a Google anunciou finalmente o lançamento desta ferramenta, tendo sido disponibilizada em testes na fase alpha.

Embora ainda demora a tornar-se uma ferramenta estável e madura, espera-se que o Android Jetpack Compose possa melhorar a qualidade das aplicações no Android e permitir um desenvolvimento mais fácil e rápido de novas apps.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade